(ENEM 2015 2ª APLICAÇÃO) Dentre outras características, uma determinada vegetação apresenta folhas durante três a quatro meses ao ano, com limbo reduzido, mecanismo rápido de abertura e fechamento dos estômatos e caule suculento. Essas são algumas características adaptativas das plantas ao bioma onde se encontram.
Que fator ambiental é o responsável pela ocorrência dessas características adaptativas?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Texto base: Leia esta tira da Mafalda para responder à questão.
Enunciado:
A conjunção porque, presente no último quadro da tira, estabelece no contexto a relação de
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: .
Enunciado:
Mix de cores
Calcule a quantidade de latas de tinta que você vai usar. Se elas forem de lotes diferentes, pode haver uma diferença no tom da cor. Aí faça como os profissionais: misture tudo em um recipiente para igualar os tons e só então pinte.
Disponível em: < http://goo.gl/AVwGaJ>. Acesso em: 14 mar. 2014.
No texto acima, ao substituirmos “você” por vocês e “uma diferença” por alterações, teremos:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia com atenção esta notícia.
Alunos do interior do Amazonas usam celular como ferramenta de aprendizagem
Projeto do Programa Ciência na Escola (PCE) em Humaitá incentiva o compartilhamento e a consulta de conteúdo digital em grupos
02/01/2019 às 17:02
O celular tornou-se uma ferramenta indispensável para maioria das pessoas. O aparelho tem sido a base de um projeto desenvolvido no interior do Amazonas, que utiliza o instrumento como ferramenta pedagógica. O trabalho é realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Álvaro Maia, no município de Humaitá.
Como forma de conscientização quanto à dependência dos alunos com relação ao celular, a proposta do trabalho é de viabilizar o uso do aparelho no processo de ensino aprendizagem.
Os slides trabalhados em sala de aula são postados no grupo de um aplicativo para smartphone, que é administrado pelo professor coordenador e a gestora da escola. Antes de cada avaliação é cedido um tempo (em torno de 10 minutos) para que os alunos possam consultar os slides enviados, os quais contêm os conteúdos que serão cobrados nas avaliações.
“Para permitir que os alunos que não possuem celulares sejam beneficiados pela produção de conhecimento obtido no grupo são efetuados debates em sala aula com os membros participantes com foco nos materiais postados”, explicou o professor de História Marcos Antônio Oliveira, coordenador do projeto, ressaltando o caráter complementar do uso da tecnologia.
Disponível em: www.acritica.com/channels/cotidiano/news/alunos-do-interior-do-amazonas-usam-celularcomo-ferramenta-de-aprendizagem. Acesso em: 11 jan. 2019. Adaptado.
Reflita sobre o que leu e escreva uma dissertação expondo sua opinião sobre a utilização de celulares em sala de aula.
Sua dissertação deve ter três parágrafos:
• No primeiro §: apresente o assunto e sua opinião sobre ele.
• No segundo §: apresente pelo menos dois argumentos que justifiquem sua opinião.
• No terceiro §: conclua, retomando brevemente o tema e sua tese.
Quando terminar, dê um título ao texto e faça a revisão dele, observando:
• Você escreveu sobre o tema dado?
• O texto contém os elementos próprios da dissertação (clareza e objetividade de linguagem; exposição de opinião sobre o tema)?
• A organização dos parágrafos segue o roteiro proposto? • O primeiro parágrafo apresenta o tema do texto e sua opinião sobre ele?
• No segundo parágrafo há pelo menos dois argumentos para justificar essa opinião?
• O terceiro parágrafo apresenta uma reafirmação da opinião exposta no início do texto? E foi escrito de forma diferente da que aparece no início do texto?
• Há coerência entre a opinião exposta e os argumentos que utilizou para justificá-la?
• A linguagem é objetiva e o vocabulário utilizado é formal (adequado a esse gênero de texto)?
• As frases expõem claramente o que você pretendeu e estão ligadas por conectores que dão clareza ao texto?
• Há repetição desnecessária de palavras ou expressões? Se houver, substitua-as por outras que não alterem o sentido do texto.
- História - Fundamental | 01. O Lugar em que Eu Moro: O Espaço Doméstico
Analise as paisagens a seguir, que retratam a Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, em diferentes períodos da história.
Disponível em: https://inavotnam.wordpress.com/tag/avenida-paulista/
http://blogs.diariodonordeste.com.br/andarilho/category/brasil/page/2/- Acesso em: 26/09/2014
Estabeleça as principais diferenças entre as imagens, levando em consideração os elementos naturais e humanos presentes nas paisagens.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la siguiente viñeta y resuelve la cuestión.
El Tiempo en Montevideo Hoy Jueves, 14 Noviembre
Hora
Desc. Atmosférica
Temp.
Viento
Medio
Rachas
Lluvia
H (%)
Presión
Cota Nieve
Ver horas anteriores
12 h.
Despejado
25°
32 km/h
53 km/h
0 mm53%1013mb4100m
13 h.
Despejado
26°
32 km/h
53 km/h
0 mm52%1012mb4200m
14 h.
Despejado
27°
33 km/h
53 km/h
0 mm53%1011mb4200m
15 h.
Despejado
28°
33 km/h
53 km/h
0 mm52%1010mb4300m
17 h.
Despejado
28°
34 km/h
53 km/h
0 mm55%1008mb4300m
20 h.
Despejado
26°
27 km/h
48 km/h
0 mm64%1007mb4300m
23 h.
Cielos Cubiertos
23°
29 km/h
53 km/h
0 mm74%1006mb4200m
Disponible en: http://www.tiempo.com/montevideo.htm. Acceso el: 14 nov. 2013
Enunciado:
Como se trata de un pronóstico del tiempo, si un locutor fuera a anunciar esa previsión para Montevideo, la forma correcta de referirse al tiempo a las 23h sería: