(FUVEST) O cinamaldeído é um dos principais compostos que dão o sabor e o aroma da canela. Quando exposto ao ar, oxida conforme a equação balanceada:
Uma amostra de 19,80 g desse composto puro foi exposta ao ar por 74 dias e depois pesada novamente, sendo que a massa final aumentou em 1,20 g
A porcentagem desse composto que foi oxidada no período foi de
Note e adote:
- Massas molares (g/mol) Cinamaldeído =132; O2 = 32
- Considere que não houve perda de cinamaldeído ou do produto de oxidação por evaporação.
Questões relacionadas
- Química | 3.7 Polímeros
(UNICENTRO)
Os silicones foram criados em 1943 e são preparados, geralmente, a partir da reação química de diclorodialquilsilano com água, representada pela equação química. Dependendo dos grupos orgânicos presentes e do tamanho da cadeia orgânica, o silicone pode variar de líquido extremamente fluido a graxa viscosa, até mesmo sólido semelhante à borracha. O polímero é utilizado na fabricação de próteses, reparadores de pontas para cabelos, antiespumantes não aquosos e uma infinidade de produtos.
A partir dessas informações sobre os silicones, é correto afirmar:
- História | 6.03 Revolução Industrial
Do século XV ao XVIII verificou-se verdadeira mudança de mentalidade. A mecânica e a técnica, de menosprezadas, passaram a supervalorizadas. Não é generalizada aceitação, pois os preconceitos têm raízes fundas, dificilmente removíveis. Ainda no século XVIII e mesmo nos seguintes, até o atual, encontra-se certa atitude de suspeita ante o manual ou mecânico, enquanto se realça o ócio, o lazer, a condição de nobreza, que não trabalha ou só trabalha com a inteligência e exerce o comando. Daí a desconsideração com tarefas como as agrícolas, as artesanais ou manufatureira, ou mesmo comerciais [...]. Curioso lembrar como os médicos, forrados de humanismo, não tinham respeito pelos cirurgiões, pois exerciam labor mecânico. Até 1743 – repare na data – eram vistos como espécie de barbeiros.
IGLÉSIAS, F. A Revolução Industrial. São Paulo: Brasiliense, 1981. VOT2021.
A Revolução Industrial provocou uma grande transformação no processo produtivo. No entanto, o historiador Francisco Iglésias aborda mudanças e preservação de conceitos e preconceitos a exemplo do
- História | 1.7 Período Joanino
(UNESP) Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa.(...)
Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum.
Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.
(Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso.
Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963), 1977.)
Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de:
- História - Fundamental | 04. Expansão Marítima Europeia
39. Texto base: Leia o texto a seguir. O príncipe [Dom Henrique], depois da tomada de Ceuta, sempre trouxe continuadamente navios armados contra os infiéis. E porque ele tinha vontade de saber a terra que ia além das ilhas Canárias [...], mandou contra aquelas partes seus navios [...], movendo-se a isso por serviço de Deus e do rei [...] e esta foi a primeira razão de seu movimento. E a segunda foi porque considerou [...] que poderiam trazer desses reinos muitas mercadorias [...]. A terceira razão foi porque se dizia que o poderio dos muçulmanos na África era muito maior do que se comumente pensava, e que não havia cristãos entre eles [...]. A quarta razão foi porque [...] queria saber se achariam naquelas partes alguns príncipes cristãos [...] e os quisesse ajudar contra aqueles inimigos da fé. A quinta razão foi o grande desejo de acrescentar na santa fé de Nosso Senhor Jesus Cristo todas as almas que se quisessem salvar. ZURARA, Gomes Eanes de. Crônica do descobrimento e conquista de Guiné (1453). Paris: J. P. Aillau, 1841. p. 45-8. (Fragmento)
Enunciado:
Podemos perceber que várias motivações foram importantes para que alguns países europeus investissem em sua expansão marítima. Identifique e comprove a partir de exemplos do texto, quais foram estas principais motivações:
- a) Econômicas:
- b) Políticas:
- c) Religiosas:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNIPÊ) Um planeta X tem massa em torno de 100 vezes a massa da Terra, e seu raio é cerca de 16 vezes o raio da Terra. Considerando-se a aceleração da gravidade na superfície da Terra igual a 10 m/s², a distância da Terra ao Sol igual a D, a distância do planeta X ao Sol igual a 4D e desprezando-se a rotação do planeta, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O período do planeta X é igual a 2920 dias.
( ) O módulo da aceleração da gravidade na superfície do planeta X é de 6,0 m/s².
( ) A velocidade de escape do planeta X é 1,5 vez a velocidade de escape da Terra.
( ) Um corpo abandonado, do repouso, a uma altura de 50,0m no planeta X, levará, aproximadamente, 5,0s para atingir o solo.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a