(UERJ) No solo da floresta amazônica, são encontradas partículas ricas em fósforo, trazidas pelos ventos, com velocidade constante de 0,1m/s desde o deserto do Saara. Admita que uma das partículas contenha 2% em massa de fósforo, o que equivale a 1,2x1015 átomos desse elemento químico. A energia cinética de uma dessas partículas, em joules, ao ser trazida pelos ventos, equivale a:
(Dado: MP = 31 g)
Questões relacionadas
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Em um hospital havia cinco lotes de bolsas de sangue, rotulados com os códigos I, II, III, IV e V. Cada lote continha apenas um tipo sanguíneo não identificado. utilizando dois tipos de soro, anti-A e anti-B. Os resultados obtidos estão descritos no quadro.
Quantos litros de sangue eram do grupo sanguíneo do tipo A?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o Texto a seguir. Logo o Núcleo Bandeirante, conjunto habitacional para alojar os funcionários da Novacap, foi montado e a cidade [Brasília] passou a receber milhares de migrantes e estrangeiros [...] em meados de 1957. Esses trabalhadores de Brasília foram apelidados de ‘candangos’. Enfrentavam jornadas de até 14 horas de trabalho, solários iniciais irregulares. Vinham de toda parte do país, especialmente do nordeste. ‘[...] Traziam nas roupas, na sola do pé, no rosto, a poeira vermelha levantada pelos raros caminhões que passavam por aquelas redondezas, vindos dos confins do sertão [...]. Instalavam-se onde dava – pois a cidade ainda era de todos e de ninguém: desbastavam o mato e armavam abrigos de lona como podiam, apenas para dormir – dormir e sobreviver. PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. O Brasil de Juscelino Kubitscheck. São Paulo: Landy, 2006. p. 147. (Fragmento)
Enunciado:
A construção da nova capital nacional foi um dos principais projetos políticos de Juscelino Kubitscheck. Considerando o contexto político e socioeconômico do Brasil neste período.
Analise o processo de construção da nova capital federal, identificando as dificuldades apontadas pelo autor neste empreendimento de JK.
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
(FUVEST 2005 1ª FASE)
Na figura, ABCD é um quadrado de lado 1, DEB e CEA são arcos de circunferências de raio 1. Logo, a área da região hachurada é
- Matemática | 13.2 Triângulos e seus Pontos Notáveis
Em uma competição de tiro ao alvo, um dos alvos tem o formato da figura a seguir, em que os triângulos são escalenos.
A parte interna ao triângulo ABC é onde as pontuações são mais altas, sendo que a pontuação máxima ocorre quando o atirador acerta dentro do triângulo ABC de tal forma que o furo do tiro equidiste dos três vértices do triângulo ABC.
Para que um atirador tire a pontuação máxima, ele deve acertar o(a)
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Isometria é uma transformação geométrica que, aplicada a uma figura, mantém as distâncias entre pontos. Duas das transformações isométricas são a reflexão e a rotação. A reflexão ocorre por meio de uma reta chamada eixo. Esse eixo funciona como um espelho, a imagem refletida é o resultado da transformação. A rotação é o "giro" de uma figura ao redor de um ponto chamado centro de rotação. A figura sofreu cinco transformações isométricas, nessa ordem:
1ª) Reflexão no eixo x;
2ª) Rotação de 90 graus no sentido anti-horário, com centro de rotação no ponto A;
3ª) Reflexão no eixo y;
4ª) Rotação de 45 graus no sentido horário, com centro de rotação no ponto A;
5ª) Reflexão no eixo x.
Disponível em: www.pucsp.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
Qual a posição final da figura ?