(UFG) Quando dois reagentes são adicionados em um reator ocorre a formação de um produto gasoso. Considerando-se que o processo ocorra na proporção de 1:1, o volume ocupado por 10 mols do produto formado a 100 °C e 3 atm será, aproximadamente, igual a:
Dado: R = 0,082 atm . L . mol– 1 . K– 1
Questões relacionadas
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
Um carro estacionado na sombra durante um dia, com as janelas fechadas, pode conter de 400 a 800 mg de benzeno. Se está ao sol, o nível de benzeno subirá de 2000 a 4000 mg.A pessoa que entra no carro e mantém as janelas fechadas, inevitavelmente aspirará, em rápida sucessão, excessivas quantidades dessa toxina. O benzeno é uma toxina que afeta os rins e o fígado, e o que é pior, é extremamente difícil para o organismo expulsar esta substância tóxica. Por essa razão, os manuais de instruções de uso dos carros indicam que antes de ligar o ar condicionado, deve-se primeiramente abrir as janelas e deixá-las abertas por um tempo de dois minutos.
Com relação ao benzeno, assinale a afirmação correta.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
(EPCAR) Certa máquina, funcionando normalmente 5 horas por dia, gasta 3 dias para produzir 1.200 embalagens.
Atualmente está com esse tempo de funcionamento diário reduzido em 20% trabalhando, assim, apenas T horas por dia.
Para atender uma encomenda de 1.840 embalagens, aproveitando ao máximo em todos os dias o seu tempo T de funcionamento, ela gastará no último dia:
- História - Fundamental | 09. Do Primeiro Reinado às Regências
Em 1808, a corte portuguesa chegou ao Brasil após cerca de 50 dias de travessia pelo Atlântico. A partir de então, o Brasil passou por uma série de transformações que o direcionou para a independência. Assinale a alternativa que explica o que mudou para a elite brasileira nesse novo contexto.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Serafim da Silva Neto defendia a tese da unidade da língua portuguesa no Brasil, entrevendo que no Brasil as delimitações dialetais espaciais não eram tão marcadas como as isoglossas1 da România Antiga. Mas Paul Teyssier, na sua História da Língua Portuguesa, reconhece que na diversidade socioletal essa pretensa unidade se desfaz. Diz Teyssier:
“A realidade, porém, é que as divisões ‘dialetais’ no Brasil são menos geográficas que socioculturais. As diferenças na maneira de falar são maiores, num determinado lugar, entre um homem culto e o vizinho analfabeto que entre dois brasileiros do mesmo nível cultural originários de duas regiões distantes uma da outra.”
SILVA, R. V. M. O português brasileiro e o português europeu contemporâneo: alguns aspectos da diferença. Disponível em: www.uniroma.it. Acesso em: 23 jun. 2008.
1 isoglossa – linha imaginária que, em um mapa, une os pontos de ocorrência de traços e fenômenos linguísticos idênticos.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
De acordo com as informações presentes no texto, os pontos de vista de Serafim da Silva Neto e de Paul Teyssier convergem em relação:
- Física
Verificou-se que, numa dada região, o potencial elétrico v segue o comportamento descrito pelo gráfico V x R acima.
(Considere que a carga elétrica do elétron é -1,6.10-19 C
Baseado nesse gráfico, considere as seguintes afirmativas:
1.A força elétrica que age sobre uma carga q= 4 µC colocada na posição r=8cm vale 2,5.10-7 N
2.O campo elétrico, para R=2,5 cm possui módulo E=0,1 N/C
3.Entre 10cm e 20cm o campo elétrico é uniforme.
4.Ao se transferir um elétron de r=10cm para r=20 cm a energia potencial elétrica aumenta de 8,0.10-22 J
Assinale a alternativa correta.