(PUCRJ) O metanol é um álcool utilizado como combustível em alguns tipos de competição automotiva, por exemplo, na Fórmula Indy. A queima completa (ver reação termoquímica abaixo) de 1L de metanol (densidade 0,80 kg/L) produz energia na forma de calor (em kJ) e CO2 (em gramas) nas seguintes quantidades respectivamente:
2 CH3OH(I) + 3 O2(g) → 4 H2O(I) + 2 CO2(g) ; ΔH = – 1453 kJ
Considere : M(CH3OH) = 32 g/mol
M(CO2) = 44g/mol
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Identifique o tipo de mão de obra mais utilizada nas diferentes etapas da produção do açúcar:
- Matemática
O sistema de numeração romana, hoje em desuso, já foi o principal sistema de numeração da Europa. Nos dias atuais, a numeração romana é usada no nosso cotidiano essencialmente para designar os séculos, mas já foi necessário fazer contas e descrever números bastante grandes nesse sistema de numeração. Para isto, os romanos colocavam um traço sobre o número para representar que esse número deveria ser multiplicado por 1 000. Por exemplo, o número representa o número 10 × 1 000, ou seja, 10 000.
De acordo com essas informações, os números e são, respectivamente, iguais a W
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
(MACKENZIE) Analise a imagem
“O festival é a base de um processo sociocultural que se desenrola por anos nessa sociedade de maneira conflituosa e se materializa ou tem seu desfecho metaforicamente na presença de um público ávido por mudanças estruturais (...) O rock’n’roll adquire um grau de legitimidade que acaba por catalisar os ideais da contracultura, por meio de uma mensagem musical engajada e contestatória”.
Emiliano Rivello
A foto da performance de Jimi Hendrix, diante do público jovem presente no Festival de Woodstock, em agosto de 1969, se tornou em ícone, para retratar a cultura da época. Sobre o contexto histórico e político dos Estados Unidos que deflagrou esse movimento de contracultura é pertinente afirmar que
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO)
La tolerancia es la capacidad de conceder la misma importancia a la forma de ser, de pensar y de vivir de los demás que a nuestra propia manera de ser, de pensar y de vivir.
Si entendemos que nuestras creencias y costumbres no son ni mejores ni peores que las de otras personas, sino simplemente distintas, estaremos respetando a los demás.
Compartir las diferencias nos enriquece, nos hace más grandes. Algunas veces, a lo largo del tiempo se pueden observar una serie de ejemplos de individuos, cuyas formas de actuar se originan precisamente de la falta de respeto hacia los demás. El dejar pasar actitudes desconsideradas e injustas es una forma indirecta de no respetar a quien las sufre y de no importarnos en lo absoluto. Por eso, ser tolerante es también definirse, dar un paso al frente, hacer una opción por la justicia y la paz.
DE LAI, J. Disponível em: www.elobservatodo.cl. Acesso em: 9 ago. 2013 (adaptado).
O texto discute o sentido de tolerância. Nele, esse sentido assume um papel social, uma vez que a tolerância
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base:
Enunciado:
As imagens retratam cenas muito comuns da sociedade colonial urbana, ou seja, o cotidiano dos