(UFJF) Um estudante realizou um experimento em laboratório para obter cafeína a partir do chá preto.Para isso seguiu as etapas 1 e 2 do esquema abaixo.
Assinale a alternativa que contém os nomes dos processos de separação das etapas 1 e 2, respectivamente:
Questões relacionadas
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(IFSUL) Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos”.
(ANVISA, Portaria 540/1997)
São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético. Além do ácido fosfórico, o elemento fósforo forma outros ácidos, tais como o H3PO3 e o H3PO2. Estes ácidos são classificados, respectivamente, como
- Matemática - Fundamental | 8.1 Proporção
Texto base:
Disponível: http://www.otempo.com.br/capa/economia/est%C3%A1-faltando-%C3%A1gua-at%C3%A9-para-caminh%C3%A3o-pipa-em-bh-e-regi%C3%A3o-1.932357> Acesso em: 08 mar. 2015.
Enunciado:
Supondo que foram enviados caminhões pipa com a capacidade mínima, quantos litros de água foram entregues ao todo?
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
To live the longest and healthiest life possible, get smarter. Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) data show that past a certain threshold, health and wealth are just weakly correlated. However, overall health is closely tied to how many years people spend in school. Mexico, for instance, has a fifth the per capita gross domestic product (GDP) of the United States, but, for women, more than 50 percent of the latter’s schooling.
In line with the trend, Mexico’s female adult mortality rate is only narrowly higher. Vietnam and Yemen have roughly equivalent per capita GDP. Yet Vietnamese women average 6.3 more years in school and are half as likely to die between the ages of 15 and 60. “Economic growth is also significantly associated with child mortality reductions, but the magnitude of the association is much smaller than that of increased education,” comments Emmanuela Gakidou, IHME’s director of education and training. “One year of schooling gives you about 10 percent lower mortality rates, whereas with a 10 percent increase in GDP, your mortality rate would go down only by 1 to 2 percent.”
Discover, May 31, 2013. Adaptado.
(FUVEST 2014 1° FASE) No texto, ao se comparar o México aos Estados Unidos, afirma-se que, no México,
- Matemática | 12.1 Triângulos
O esquema da Figura I mostra um lance de arquibancada de um estádio de futebol (com dez degraus). O clube responsável por esse estádio resolveu fazer uma reforma para aumentar a capacidade de público nos jogos (Figura II). Os novos degraus devem ter as mesmas dimensões que os degraus da arquibancada da Figura I.
Nessas condições, quantos degraus haverá na nova arquibancada?
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNIME) Na linguagem cotidiana, exercer uma força significa puxar ou empurrar. Uma definição mais conveniente é a de que força é uma interação entre dois corpos ou entre o corpo e seu ambiente. Por isso, sempre as pessoas se referem à força que um corpo exerce sobre outro.
Com base nos conhecimentos sobre a Dinâmica de Newton, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, então, o corpo B exerce uma força sobre o corpo A, sendo que essas duas forças têm o mesmo módulo e a mesma direção, mas possuem sentidos contrários, razão pela qual elas se anulam.
( ) O peso de um corpo é a força de atração gravitacional que a Terra exerce sobre ele.
( ) Um astronauta em órbita não sente seu peso porque está livre da atração da gravidade da Terra.
( ) Os referenciais para os quais valem as Leis de Newton são chamados de referenciais não inerciais.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a