(MACKENZIE) Em um experimento no qual foi envolvido um determinado gás ideal X, uma amostra de 2,0g desse gás ocupou o volume de 623 mL de um balão de vidro, sob temperatura de 127°C e pressão de 1000 mmHg. Considerando-se que esse gás X seja obrigatoriamente um dos gases presentes nas alternativas a seguir, identifique-o.
Dados: massas molares (g.mol ¹) H = 1, N= 14,O = 16 e S = 32
constante universal dos gases ideais (R) = 62,3 mmHg . L . mol¹ . K¹
Questões relacionadas
- Biologia
As minhocas participam ativamente da produção de húmus e, quanto maior o número desses animais, maior é a fertilidade do solo. Sobre as minhocas, pode-se dizer que
- Química | 2.5 Oxirredução
O ferro metálico é obtido em altos-fornos pela mistura do minério hematita (α – Fe2O3) contendo impurezas, coque C e calcário (CaCO3), sendo estes mantidos sob um fluxo de ar quente leva à queima do coque, com a temperatura no alto-forno chegando próximo a 2000 °C. As etapas caracterizam o processo em função da temperatura.
Entre 200 °C e 700 °C: 3 Fe2O3 + CO → 2 Fe3O4 + CO2
CaCO3 → CaO + CO2
Fe3O4 + CO → 3 FeO + CO2
Entre 700 °C e 1200 °C:
C + CO2 →2 CO
FeO + CO →Fe + CO2
Entre 1200 °C e 2000° C:
Ferro impuro se funde
Formação de escória fundida (CaSiO3)
2 C + O2 → 2 CO
No processo de redução desse metal, o agente redutor é o:
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
Na figura apresentada a seguir, os segmentos de reta e e as retas r e s recebem, respectivamente, os seguintes nomes
- História - Fundamental | 07. Colonização Inglesa na América
Texto base: Leia o trecho extraído da carta de Pero Vaz de Caminha, relatando o encontro dos portugueses com os índios. E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro. [...]. Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. [...] Um deles trazia um arco, e seis ou sete setas. E na praia andavam muitos com seus arcos e setas; mas não os aproveitou. A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. [...] Disponível em: <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf> Acesso em: 23 nov. 2013. (Fragmento).
Enunciado:
De acordo com o autor do texto, o encontro dos europeus com as comunidades indígenas nas Américas,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Celular: mocinho ou vilão?
[...] A cada dia novas tecnologias são lançadas no mercado e essa efemeridade provoca uma popularização de seu uso. Esse é o caso do celular, que até a década passada era considerado um artigo de luxo, mas passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da sua classe social. Entretanto, na medida em que se torna acessível essa tecnologia, torna relevante a preocupação quanto aos limites de sua utilização.
O celular, cuja função inicialmente era a de realizar e receber chamadas, passou a ser um aparelho versátil, dotando-se de utilidades como a de fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outras funcionalidades. [...] Embora nem sempre todos os recursos disponíveis sejam utilizados a contento.
Diante da infinidade de recursos, a utilização do celular vem sendo discutida por educadores, em virtude de este ser visto como um meio de dispersar a atenção em sala de aula [...].
Não cabe ao Estado disciplinar o uso dos celulares, mas aos próprios pais educarem seus filhos e se educarem quanto ao uso ético do aparelho e, ainda, à escola delimitar suas regras. Proibir o uso seria medida insana, devido à indiscutível relevância do celular na atualidade. [...]
Portanto, o celular não pode ser considerado vilão, mas é vilã sua utilização imprópria. Deve esse aparelho nos servir nos momentos convenientes. É necessário que tenhamos maturidade para usá-lo e isso implica dizer que, para presentear nossos filhos com um aparelho, devemos saber se estes já podem utilizá-lo com consciência. Assim, cabe aos pais e à escola regulamentar o uso e aplicar medidas que visem corrigir vícios decorrentes do uso indiscriminado do celular.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u631.jhtm. Acesso em 16 dez 2013.
Comente, brevemente, a composição da estrutura do texto lido. Indique em sua resposta os parágrafos que compõem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.