(CPS) Leia o trecho da letra da música Química, de João Bosco e Vinícius de Moraes.
Desde o primeiro dia que a gente se viu
Impressionante a química que nos uniu
E o tempo foi tornando tão intenso o nosso amor
Faróis iluminavam o meu coração
Feito faísca que virou uma explosão
E o tempo foi tornando tão intensa a nossa paixão
Na segunda estrofe, a faísca desencadeia uma transformação
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
(Pucpr ) Leia o fragmento de texto a seguir:
Identificados genes que podem salvar araucária do risco de extinção
Formação embrionária do pinhão, semente do pinheiro-brasileiro, é alvo de abordagem molecular inédita capaz de auxiliar na preservação da espécie
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram 24.181 genes ligados à formação do embrião da araucária (Araucaria angustifolia) – árvore nativa do Brasil também chamada de pinheiro-brasileiro – e de sua semente, o pinhão. A descoberta poderá auxiliar no estabelecimento de um sistema para a propagação in vitro da espécie, que está sob risco crítico de extinção, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), e cuja madeira tem alto valor de mercado. Com a identificação dos genes, será possível um maior controle sobre o processo de embriogênese somática, ou seja, a formação de um embrião sem que haja fecundação e a partir de células não reprodutivas.
Trata-se de uma das mais promissoras técnicas biotecnológicas de produção de embriões vegetais, que permite a criopreservação (conservação por meio de congelamento) e a clonagem em massa. No caso da araucária, ela é dificultada porque as sementes perdem viabilidade e não sobrevivem por longos períodos de armazenamento.
Disponível em: < http://viajeaqui.abril.com.br/materias/
identificados-genes-que-podem-ajudar-a-salvar-araucaria-do-risco-de-extincao>.
Acesso em: 03.07.2015.
Sobre o organismo descrito no texto, marque a alternativa CORRETA.
- Matemática | A.2 Segundo Grau
Considere o retângulo da figura abaixo, com um lado contido na reta s: x – 2 = 0, o outro no eixo das abscissas e um vértice P na reta r que passa pelos pontos A (10,0) e B (2, 8).
O valor da área máxima do retângulo hachurado, em unidades de área, equivale a:
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UNICAMP) O Teatro de Luz Negra, típico da República Tcheca, é um tipo de representação cênica caracterizada pelo uso do cenário escuro com uma iluminação estratégica dos objetos exibidos. No entanto, o termo Luz Negra é fisicamente incoerente, pois a coloração negra é justamente a ausência de luz. A luz branca é a composição de luz com vários comprimentos de onda e a cor de um corpo é dada pelo comprimento de onda da luz que ele predominantemente reflete.
Assim, um quadro que apresente as cores azul e branca quando iluminado pela luz solar, ao ser iluminado por uma luz monocromática de comprimento de onda correspondente à cor amarela, apresentará, respectivamente, uma coloração
- Língua Inglesa | 1.3 Modelo de Questão: Enem x Tradicional
Getting Every Child to School
Right now 67 million children are missing out on their right to an education. They can`t go to school because they have to work to survive, because they are girls or even because there are no schools where they live.
Where will these children be when they grow up without the chance to learn?
We`re working to make sure every child goes to school. We´re helping build schools, train teachers, advocating girl´s education and reaching children who have to work or are caught up in emergencies with learning.
You can help uphold every child´s right to an education. Make a donation today to not only give children the chance to go to school, but also save their lives and protect their childhoods.
Disponível em: www.supportunicef.org. Acesso em: 20 maio 2013(adaptado).
Essa campanha pretende contribuir para diminuir a desigualdade social, uma vez que:
- Química | 1.1 Introdução à Química
O problema da poluição da água afeta muito a qualidade de vida de uma cidade, trazendo prejuízos de ordem social e econômica. A seguir, são apresentados dois processos que têm como intuito a despoluição de águas.
PROCESSO 1 - Tratamento de esgotos: O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto da cidade e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida vai para o fundo e a parte líquida já está sem 90% das impurezas.
SABESP. Tratamento de esgotos. Disponível em: http://site.sabesp.com.br.Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).
PROCESSO 2 - Tratamento de rios: O processo começa com a remoção mecânica dos resíduos sólidos carregados pelo rio e são adicionados os agentes coagulantes que agregam a sujeira. Após essa etapa, é realizada a microaeração, permitindo a flotação ou elevação dos flocos acima da superfície da água, facilitando sua remoção. Dependendo do uso a ser dado à água, ocorre a desinfecção do efluente.
Sampa Online. Como Funciona o Sistema de Flotação e Remoção de Flutuantes para melhoria das águas do Rio Pinheiros.Disponível em: http://www.sampaonline.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).
Visando à manutenção da qualidade ambiental de um determinado corpo hídrico, o processo mais indicado para atender a esse objetivo é o