(UNESP)
Consideram-se arte rupestre as representações feitas sobre rochas pelo homem da pré-história, em que se incluem gravuras e pinturas. Acredita-se que essas pinturas, em que os materiais mais usados são sangue, saliva, argila e excrementos de morcegos (cujo habitat natural são as cavernas), têm cunho ritualístico.
(www.portaldarte.com.br. Adaptado.)
Todos os materiais utilizados para as pinturas, citados no texto, são
Questões relacionadas
- História | A. Grécia
(UNESP) Observe atenciosamente a seguinte imagem
O Templo da Concórdia foi construído no sul da Sicília, no século V a.C., e é um marco da
- História | Geral
(UERN) Por que o dia tem 24 horas?
Foram os sumérios, por volta de 2000 a.C., que tiveram essa ideia. Esse povo viveu no sul da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, onde fica hoje o sul do Iraque, no Oriente Médio. O povo sumério dividiu o dia em: 12 horas para a parte clara (dia) e 12 horas para a parte escura (noite), criando assim as 24 horas. Dividiram também o ano em 12 meses, baseados no tempo para plantar e para colher.
(Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=419.)
A civilização egípcia também foi muito criativa no campo artístico e cultural. Desenvolveram um tipo especial de escrita, além de requintes de astronomia, matemática e medicina. O calendário de 365 dias foi organizado por eles.
(Moraes, Jose Geraldo Vinci de. 1960. Caminhos das civilizações – história integrada: Geral e do Brasil. São Paulo: Atual, 1998. p. 23.)
Os textos fazem referência ao tempo cronológico, ou seja, as datas se sucedem, com uma duração precisa. Ele se difere do tempo histórico que, por sua vez, diz respeito ao tempo de duração de determinado processo histórico ou modo de vida de uma sociedade. Diante do exposto, e correto afirmar que
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(FUVEST 2010 1ª FASE) Uma determinada montagem óptica é composta por um anteparo, uma máscara com furo triangular e três lâmpadas, L1, L2 e L3, conforme a figura a seguir. L1 e L3 são pequenas lâmpadas de lanterna e L2, uma lâmpada com filamento extenso e linear, mas pequena nas outras dimensões. No esquema, apresenta-se a imagem projetada no anteparo com apenas L1 acesa.
O esboço que melhor representa o anteparo iluminado pelas três lâmpadas acesas é
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções.
GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.
Escrito na década de 1970, o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcada pela
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Maria almeja voltar a ver a terra de seu pai, San Sebastian, no país basco, Espanha. [...] Quando [seu filho] Paco lhe explica que, por causa dos altos preços praticados no Brasil, eles não podem pagar a viagem em prestações, ela procura explicar a necessidade que tem de voltar a ver sua terra de origem. JORGE, Maria Soler. A imagem da nação em terra estrangeira. Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Disponível em: <www.usp.br>. Acesso em: 05 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
a) Identifique qual é o problema evidenciado pelo texto, que marcou a economia brasileira nos anos que se seguiram ao fim da ditadura militar.
b) Analise suas conseqüências para a economia e sociedade brasileira neste período.