(UECE) Na fabricação de hambúrgueres, utiliza-se hidróxido de amônio como agente antimicrobiano e alvejante. Depois de os filés e outros cortes de carne serem separados, retira-se a gordura, e adiciona-se hidróxido de amônio à parte da carne que é moída para a fabricação dos hambúrgueres. Durante o controle de qualidade, uma amostra é tratada através da titulação de hidróxido de amônio aquoso com ácido clorídrico aquoso.
A equação química balanceada para essa reação é:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulaxcatenella. [...] A acelerada reprodução e aglomeração das algas dinoflageladas, com proporcional extenuação (morte) delas,desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local,liberando substâncias tóxicas em alta concentração, capaz de envenenar a água e os organismos ali viventes, por exemplo,a morte em larga escala de peixes e moluscos.
O fenômeno da Maré Vermelha e sua consequência no ecossistema marinho pode ser classificado, como uma relação ecológica do tipo:
- Física
Uma partícula emitida por um núcleo radioativo incide na direção do eixo central de um campo elétrico uniforme de intensidade 5 × 103 N/C de direção e sentido indicados na figura, gerado por duas placas uniformemente carregadas e distanciadas de 2 cm.
Assinale a alternativa que apresenta uma possível situação quanto à:
I - natureza da carga elétrica da partícula;
II - trajetória descrita pela partícula no interior do campo elétrico e
III - d.d.p. entre o ponto de incidência sobre o campo elétrico e o ponto de colisão numa das placas.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
CERCA DE 100 MILHÕES DE MENINAS TRABALHAM AO INVÉS DE ESTUDAR
Um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, atualmente, cerca de 100 milhões de meninas trabalham, em todo o mundo.
Com relação ao trabalho infantil, as meninas são sempre mais prejudicadas que os meninos. Por isso, a organização decidiu dedicar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deste ano --realizado no dia 12 de junho-- às meninas, que são a maioria dos menores que se dedicam ao trabalho doméstico (em casa ou fora) e à agricultura. Entre os 5 e os 11 anos, há mais meninas que trabalham que meninos. As meninas trabalham em funções mais perigosas e, além disso, trabalham mais horas que os meninos.
Comparadas com os meninos, as meninas abandonam a escola mais frequentemente. Quando as famílias se afundam cada vez mais na pobreza e têm que escolher entre enviar seus filhos ou suas filhas à escola, são as meninas que saem perdendo. No mundo, cerca 75 milhões de crianças não estão na escola. Delas, mais da metade são meninas.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u579361.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
A reportagem mostra que há diferenças entre meninos e meninas que trabalham. Escreva as diferenças apontadas pelo texto entre meninos e meninas que trabalham
- Biologia | 10.5 Cordados
Analise as seguintes afirmações sobre as características dos tubarões:
I. suas escamas são homólogas aos dentes dos outros cordados;
II. possuem bexiga natatória, responsável por sua excelente flutuabilidade;
III. são animais sensíveis, com a capacidade de detectar campos eléctricos gerados por outros animais;
IV. são sempre animais de grande porte, pois todos são ferozes e vorazes.
Estão corretas as características contidas em:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(FGV) O Homo sapiens apresenta parentesco evolutivo com os macacos da superfamília Hominoidea. Esses macacos não possuem cauda e são rotulados como antropoides devido a diversas semelhanças anatômicas, fisiológicas e moleculares com a espécie humana. No entanto, as diferenças anatômicas entre o H. sapiens e os demais hominoideos são evidentes.
Por exemplo, em comparação aos humanos, os demais hominoideos apresentam