A utilidade do escravo é semelhante à do animal. Ambos prestam serviços corporais para atender às necessidades da vida. A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre de forma diferente. O escravo tem corpo forte, adaptado naturalmente ao trabalho servil. Já o homem livre tem corpo ereto, inadequado ao trabalho braçal, porém apto à vida do cidadão.
ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.
O trabalho braçal é considerado, na filosofia aristotélica, como:
Questões relacionadas
- História | 5.5 Revolução Inglesa
(IBMEC-RJ) Na opinião de Alexandre Delevre, a monarquia inglesa apresentava uma característica que a diferenciava das demais monarquias europeias:
“Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns”.
Esta afirmativa é o resultado:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Disponível em http://whiplash.net/materias/biografias/099509-jimihendrix.html. Acesso em: mar. de 2012.
A música possuía uma estrutura melódica simples e na letra destaca-se o refrão “Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz.” A motivação para o protesto do casal famoso, bem como de grande parte da sociedade norte-americana era a Guerra do Vietnã que
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UDESC) O circuito, apresentado na figura abaixo, mostra uma pequena lâmpada (L) que deve operar sob tensão de 3,0 V e com uma corrente elétrica de 0,50 A. Para isto, devem-se ligar dois resistores, R1 e R2 com o mesmo valor de resistência, conforme a figura.
Assinale a alternativa que corresponde ao valor desta resistência. - Física | 3.1 Termometria
(CPS) O adensamento de edificações em uma cidade implica diretamente no aquecimento. Isso acarreta desperdício de energia, devido ao uso de ar condicionado e ventiladores.
Um estudo realizado por uma ONG aponta que é possível diminuir a temperatura do interior das construções. Para tanto, sugere que todas as edificações pintem seus telhados de cor branca, integrando a campanha chamada “One Degree Less” (“Um grau a menos”).
O título da campanha, “Um grau a menos”, pode ser ambíguo para algum desavisado, uma vez que a escala termométrica utilizada não é mencionada. Em caráter global, são consideradas três unidades de temperatura: grau Celsius (oC) grau Fahrenheit (oF) e kelvin (K). A relação entre as variações de temperaturas nas três escalas é feita por meio das expressões:
Na campanha, a expressão “Um grau a menos” significa que a temperatura do telhado sofrerá variação de 1 grau, por exemplo, de 30 oC para 29 oC
Considerando-se que o 1 grau a menos, da campanha, corresponde a 1 oC, essa variação de temperatura equivale a variação de
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO) Ocorre que a grande obra nunca é apenas a tradução do engenho e arte do seu autor, seja este escritor, filósofo, cientista, pintor, músico, arquiteto, escultor, cineasta. Em geral, a grande obra é também, ou mesmo principalmente, a expressão do clima sociocultural, intelectual, científico, filosófico e artístico da época, conforme se expressa em alguma coletividade, grupo social, etnia, gênero ou povo.
IANNI, O. Variações sobre arte e ciência. Tempo Social, n. 1, jun. 2004.O fragmento define o que é uma grande obra de arte. Como estratégia de construção do texto, o autor faz uso recorrente de: