A utilidade do escravo é semelhante à do animal. Ambos prestam serviços corporais para atender às necessidades da vida. A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre de forma diferente. O escravo tem corpo forte, adaptado naturalmente ao trabalho servil. Já o homem livre tem corpo ereto, inadequado ao trabalho braçal, porém apto à vida do cidadão.
ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.
O trabalho braçal é considerado, na filosofia aristotélica, como:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(EPCAR) Um casal que planejou uma viagem de férias para uma ilha, onde há um hotel com acomodações A e B, pagou antecipadamente x reais pelas diárias na acomodação A, que cobrava R$ 110,00 por dia.
Ao chegar no hotel eles optaram pela acomodação B, que cobrava R$100,00 pela diária, pois perceberam que, assim, eles poderiam ficar mais 2 dias hospedados neste hotel.
Sabendo que, além dos x reais já pagos, eles ainda gastaram R$ 150,00 por dia com alimentação e que não houve outras despesas, a quantia que esse casal gastou nesse hotel é um número compreendido entre:
- Matemática | 10. Estatística
O cartão Micro SD é um tipo de mídia utilizada para armazenamento de dados (arquivos, fotos, filmes, músicas etc.). Um usuário tem um cartão Micro SD de 16GB e, utilizando seu computador, visualiza, em termos percentuais, os dados armazenados no cartão, conforme o gráfico.
O usuário adquiriu um cartão do mesmo tipo, mas de 32GB com o objetivo de gravar os dados do seu cartão de 16GB em seu novo cartão de 32GB. No entanto, para aumentar o espaço de armazenamento disponível, decidiu não gravar suas músicas no novo cartão.Analisando o gráfico, o espaço disponível no novo cartão de 32GB em termos percentuais, é igual a: - Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
1 - Apresente para os alunos as fotografias de Thomaz Farkas. Há uma boa coleção de imagens, disponível no site <http://www.ims.com.br/ims/explore/artista/thomaz-farkas/obras>. Acesso em: 05 jun. 2016. Comente sobre o uso de espaços cotidianos e sobre a luz e sombra presentes nas imagens.
2 - Os alunos trabalhar sozinhos ou em duplas. Devem percorrer e procurar fotografar, no espaço da escola, imagens com efeitos geométricos e desenhos interessantes, especialmente nas sombras, inspirados na obra do fotógrafo apresentado. Sugira que utilizem o modo preto e branco para melhor visualizarem os contrastes.
3 - Após fotografarem deverão escolher a melhor delas para ser exposta. Após a escolha e a impressão, fixem as imagens com fita adesiva em um papel cartão, com aproximadamente 10cm de margem.
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
A figura mostra, de forma esquemática, uma representação comum em diversos livros e textos sobre eclipses. Apenas analisando essa figura, um estudante pode concluir que os eclipses podem ocorrer duas vezes a cada volta completa da Lua em torno da Terra. Apesar de a figura levar a essa percepção, algumas informações adicionais são necessárias para se concluir que nem o eclipse solar, nem o lunar ocorrem com tal periodicidade.
A periodicidade dos eclipses ser diferente da possível percepção do estudante ocorre em razão de
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Abaixo você vai acompanhar o relato do Vovô Dembo ao pequeno Chaka contando-lhe como era a sua vida, quando menino, na África. — Conte, Vovô Dembo, me conte da chegada da chuva. — A chegada da chuva, meu pequeno Chaka! Para compreender é preciso ter vivido aqueles meses sem chuva, sem um pingo de chuva, quando o calor é tão forte que o solo forma ondas. Imagine, meu pequeno Chaka, imagine os pântanos secos, o solo pregueado como a pele do elefante, as plantas mais secas que o feno e a água que virou tão preciosa como o ouro. E depois, um dia, o ar fica pesado, imóvel e pesado. Irrespirável. E o céu pouco a pouco fica negro. É a noite durante o dia, igual ao fim do mundo. Um grande pingo explode no chão! Ploc! E outro! Ploc! E mais outro, milhares de outros. Chove, meu pequeno Chaka, chove! E na selva, o solo fumega de alegria. [...] — Conte, Vovô Dembo, me conte dos espíritos da selva. — Os espíritos, meu pequeno Chaka, os espíritos estão em toda parte. São como a serpente. Eles se escondem nas moitas de plantas novas, se encolhem na cavidade dos tamarineiros, deslizam sob as pedras escaldantes. Eles são invisíveis como o ar, e leves como a brisa quando às vezes roçam em nós. Eles vigiam, os espíritos da selva vigiam as aldeias e as plantações, as mães e os filhos, os velhos e os que ainda não o são. SELLIER, Marie; LESAGE, Marion. A África, meu pequeno Chaka. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2014.
Enunciado:
A partir da leitura, analise as afirmativas abaixo.
I. A conversa entre Vovô Dembo e o pequeno Chaka revela informações acerca da fauna e da flora características da África.
II. O testemunho oral de Vovô Dembo não pode ser considerado um material para o estudo do passado da África por não existirem documentos escritos que comprovem a veracidade da história.
III. O relato de Vovô Dembo mostra a sua crença na existência de seres divinos.
IV. A história contada por Vovô Dembo revela que muitos povos africanos se organizaram em torno da agricultura.
Estão corretas apenas as afirmações: