(EXPCEX) O dióxido de enxofre é um dos diversos gases tóxicos poluentes, liberados no ambiente por fornos de usinas e de indústrias. Uma das maneiras de reduzir a emissão deste gás tóxico é a injeção de carbonato de cálcio no interior dos fornos industriais. O carbonato de cálcio injetado nos fornos das usinas se decompõe formando óxido de cálcio e dióxido de carbono. O óxido de cálcio, então, reage com o dióxido de enxofre para formar o sulfito de cálcio no estado sólido, menos poluente.
Assinale a alternativa que apresenta, na sequência em que aparecem no texto (desconsiderando-se as repetições), as fórmulas químicas dos compostos, grifados e em itálico, mencionados no processo.
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
O equilíbrio ecológico e social do caipira se estabeleceu em função do que poderíamos qualificar de condições primitivas do meio: terra virgem de fácil amanho, abundância da caça, pesca e coleta, fraca densidade demográfica, limitando a concorrência vital. Quando, apesar disto, um determinado meio se exauria (relativamente aos seus precários recursos técnicos, é claro, não em absoluto), ele corrigia a situação pela mobilidade. A mobilidade recria o meio, permitindo as condições desejadas; e deste modo garante o equilíbrio.
CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Duas Cidades, 1971.
A construção do sujeito histórico mencionado pelo autor problematiza a relação entre
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
(Fgv) Examine o gráfico.
Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(CEFET_MG) A crise sobre a escassez de água é uma das maiores preocupações socioambientais da atualidade. É considerada por alguns especialistas como o maior desafio do novo século e mostrou-se agravada no cenário brasileiro a partir de 2012. Assim, medidas de reeducação de hábitos e reaproveitamento desse recurso vital tornam-se necessárias.
No Brasil, algumas destas medidas voltadas para melhorar o aproveitamento da água foram listadas a seguir.
I. Diminuição da perda nos sistemas de distribuição.
II. Aproveitamento da água pluvial em sistemas coletores.
III. Aplicação de técnicas mais eficientes de irrigação.
IV. Individualização dos hidrômetros.
V. Reaproveitamento da água tratada.
Entre as medidas listadas, as únicas que NÃO podem ser aplicadas amplamente em todos os setores da economia do país são
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UERJ) No admirável mundo novo das oportunidades fugazes e das seguranças frágeis, a sabedoria popular foi rápida em perceber os novos requisitos. Em 1994, um cartaz espalhado pelas ruas de Berlim ridicularizava a lealdade a estruturas que não eram mais capazes de conter as realidades do mundo: “Seu Cristo é judeu. Seu carro é japonês. Sua pizza é italiana. Sua democracia, grega. Seu café, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arábicos. Suas letras, latinas. Só o seu vizinho é estrangeiro”.
ZygmunT Bauman Adaptado de Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
A alteração de valores culturais em diversas sociedades é um dos efeitos da globalização da economia.
O cartaz citado no texto ironiza uma referência cultural que pode ser associada ao conceito de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
Texto base: A questão refere-se aos seguintes textos: Texto 1 (fragmentos) Safári no Jalapão 5 dias A região do Jalapão, situada a leste do Estado do Tocantins, é uma região ainda virgem, inexplorada e com paisagens espetaculares. Nossa expedição começa na capital do estado e segue por veredas e cerrados com influência da vegetação de caatinga. A infraestrutura conta com hospedagem alternativa – acampamento em tendas canadenses, às margens do Rio Novo, cozinha completa e veículos especiais para desbravar toda a região. Os inúmeros atrativos contemplados como a Cachoeira da Velha, as Dunas, o Fervedouro entre outros são visitados com o acompanhamento de uma equipe especializada disposta a realizar uma viagem inesquecível. 1º dia - ORIGEM / PALMAS – […] 2º dia - PALMAS – JALAPÃO: SERRA GERAL – CACHOEIRA DA VELHA – SAFARI CAMP […] 3º dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – CANOAGEM NO RIO NOVO – DUNAS – SAFARI CAMP […] 4º dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – FERVEDOURO – CACHOEIRA DO FORMIGA – MATEIROS – SAFARI CAMP (C,A,J) – Traslado até o Poço do Fervedouro (75 km em estrada de terra – aproximadamente 1h30min). Almoço. Saída em direção a Cachoeira do Formiga (15 km em estrada de terra). Traslado até Mateiros (25 km em estrada de terra – aproximadamente 40 min). Parada para compras do artesanato do Capim Dourado, bebidas. Retorno ao Safari Camp (50 km em estrada de terra – 1 hora). Jantar e pernoite. 5º dia - SAFARI CAMP – PALMAS / ORIGEM (C,A) – […] Disponível em: <www.venturas.com.br/diaadia.asp?id=41&cod=7581>. Acesso em: 15 maio 2014. Adaptado. Texto 2 Destino: Jalapão Nome: Bruno Vivenciei dias incríveis no Jalapão, sem dúvidas uma das melhores viagens que já fiz. É um grande privilégio poder conhecer locais tão preservados. O Jalapão é indescritível! É inimaginável em meio ao serrado nos deparar com paisagens como o Fervedouro ou o rio Formiga. Sem dúvida é uma região com grandes surpresas. Tive a oportunidade de conhecer um dos últimos rios de água potável remanescentes, avistar diversos tucanos, araras-canindé e até mesmo um pequeno grupo de araras-azuis. Esta é uma imagem que não vou esquecer tão cedo. É encantadora a paixão dos guias por seu trabalho e pelo Jalapão. A preocupação constante com o impacto mínimo possível motiva reflexões sobre nosso papel na preservação ambiental. É inspirador ver como pequenas atitudes fazem grandes diferenças. Fui sozinho para expedição, voltei com uma porção de novos amigos! O grupo foi sensacional! Não poderia ter sido melhor! Uma experiência incrível, transformadora! Obrigado e até a próxima viagem! Disponível em: <www.venturas.com.br/relatos/relatos.asp?id=41&id_dep=137>. Acesso em: 15 maio 2014.
Enunciado:
Leia as afirmações sobre os dois textos:
I. Os comentários do relato de viagem confirmam as expectativas criadas pelo roteiro.
II. A principal finalidade do texto 1 é relatar as experiências de um viajante.
III. O texto 2 é uma mistura de relato de viagem e roteiro de viagem.
Assinale a alternativa