(UFF) Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr mostrou que as leis da Física Clássica não eram válidas para sistemas microscópicos, tais como o átomo e suas partículas constituintes. Bohr criou um novo modelo atômico, fundamentado na teoria dos quanta de Max Planck, estabelecendo alguns postulados.
Assinale a opção que apresenta corretamente um dos postulados de Bohr.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
AS DIVINDADES FEMININAS: NO PRINCÍPIO, ERAM AS DEUSAS
Em Çatal Huyuk, na Turquia, a estatueta de uma mulher sentada num trono e ladeada por duas panteras, em cujas cabeças ela coloca as mãos, sugere ao mesmo tempo a imagem da mãe e da senhora da natureza. Suas formas generosas — quadris largos e seios grandes— reforçam ainda mais essa ideia. O nome da figura feminina é Pótnia, a deusa de Çatal Huyuk, a mais antiga cidade que se conhece do período Neolítico, cerca de 10 mil anos atrás. De Pótnia nasceram outras divindades femininas também adoradas pelos homens pré- históricos. Sua estatueta, esculpida por volta de 6500 a.C. foi uma das muitas encontradas na Europa e no Oriente Médio, algumas mais antigas, do Paleolítico Superior (de 50 mil a 10 mil anos atrás). Disponível em: http://super.abril.com.br/cultura/as-divindades-femininas-no-principio-eram-as-deusas/ Acesso em: 12 de nov. 2016
Enunciado:
a) Descreva as características da deusa representada na imagem.
b) Identifique, na imagem e no texto, duas caraterísticas das religiões das primeiras comunidades humanas. Explique-as.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A CRISE DO CAPITALISMO
1. Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/images/especiais/3D/A5/AB/3DA5AB94C9C8485DBA3A9C24D42EF671.swf>. Acesso em: 17 out. 2012.
A queda da Bolsa de Nova York, em 24 de outubro de 1929, resultou na Grande Depressão cujos efeitos foram sentidos em todo o mundo. A origem desta crise pode ser explicada pela
- Biologia
(UEL) Muitas vezes, o processo de evolução por seleção natural é alvo de interpretações distorcidas. E quando o assunto é a evolução humana, a distorção pode ser ainda maior, pois o Homo sapiens é apresentado como o ápice do desenvolvimento. As ilustrações mais conhecidas da evolução estão todas direcionadas no sentido de reforçar uma cômoda concepção da inevitabilidade e da superioridade humanas. A principal versão dessas ilustrações é a série evolutiva ou escada de progresso linear. Esse avanço linear ultrapassa os limites das representações e alcança a própria definição do termo evolução: a palavra tornou-se sinônimo de progresso. A história da vida não é uma escada em que o progresso se faz de forma previsível e sim um arbusto ramificado e continuamente podado pela tesoura da extinção.
(Adaptado de: GOULD, S. J. Vida maravilhosa: o acaso na evolução e a natureza da história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.23-31.)
A árvore filogenética, representada na figura a seguir, é construída com base nas comparações de DNA e proteínas.
Com base na análise dessa árvore filogenética, assinale a alternativa correta. - Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Os nucleotídeos são constituídos por uma molécula de desoxirribose (D), uma molécula de ácido fosfórico (P) e uma base nitrogenada (adenina, guanina, timina ou citosina). A ligação entre os nucleotídeos ocorre pela interação entre as bases nitrogenadas específicas, resultando em uma molécula ordenada e bem definida, o DNA. De acordo com essas informações, a estrutura plana que representa um fragmento de DNA e o tipo de ligação química responsável pela interação entre as bases nitrogenadas são, respectivamente.
- História | 5.3 Reforma Protestante
Dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma. A imprensa lhe permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido e lhe forneceu as palavras para organizar o amontoado de ideias e fantasias que nele conviviam. A Reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do vilarejo, conterrâneos, inquisidores — mesmo não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse indivíduo, no século XVI, a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem a