O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo. Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido comum a toda sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países, sempre que se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa ordem completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não tirasse vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à extinção.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).
O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como característica fundamental a
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el trecho de una antigua leyenda mexicana para responder a la cuestión.
El Nacimiento del sol y la Luna
Cuando la tierra estaba en la oscuridad; cuando era siempre de noche, los poderosos que vivían en el cielo se reunieron para crear el Sol y que hubiera luz en la Tierra. Ellos se reunieron en una ciudad llamada Teotihuacán que había en el cielo, y de la cual la ciudad de Teotihuacán que está en México era como una sombra o un reflejo. En esa ciudad celeste de Teotihuacán encendieron una enorme hoguera. Aquel poderoso que quisiera convertirse en el Sol, debía arrojarse en esa hoguera y quemarse en ella. De ella saldría convertido en el Sol. Había dos que querían hacerlo. Uno era grande, fuerte, hermoso y rico. Estaba vestido con ropas de lujo y adornado con piedras preciosas. Les ofrecía a sus compañeros oro y joyas, muestras de su orgullo. El otro era pequeñito, débil, feo y pobre; su piel estaba cubierta de llagas. Estaba vestido con su ropa de trabajo. Como era pobre sólo podía ofrecer la sangre de su corazón, sus buenos y humildes sentimientos. Cuando llegó la hora de arrojarse a la enorme hoguera, el grande y rico no se atrevió, tuvo miedo y salió corriendo.
Disponible en: <http://www.educapeques.com/cuentos-infantiles-cortos/leyendas-y-fabulas-para-ninos/leyenda-mexicana-el-nacimiento-del-sol-y-la-luna.html> (Fragmento). Acceso el: 13 nov. 2015.
a) ¿Quién se transformó en el Sol al final de la historia?
b) ¿Qué información del texto te ayudó con la respuesta?
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
Algumas pesquisas estão sendo desenvolvidas para se obter arroz e feijão com maiores teores de ferro e zinco e tolerantes à seca. Em média, para cada 100 g de arroz cozido, o teor de ferro é de 1,5 mg e o de zinco é de 2,0 mg. Para 100 g de feijão, é de 7 mg o teor de ferro e de 3 mg o de zinco. Sabe-se que as necessidades diárias dos dois micronutrientes para uma pessoa adulta é de aproximadamente 12,25 mg de ferro e 10 mg de zinco.
Disponível em: http://www.embrapa.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).
Considere que uma pessoa adulta deseja satisfazer suas necessidades diárias de ferro e zinco ingerindo apenas arroz e feijão. Suponha que seu organismo absorva completamente todos os micronutrientes oriundos desses alimentos.
Na situação descrita, que quantidade a pessoa deveria comer diariamente de arroz e feijão:
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
Mosaico romano
No império romano, a técnica do mosaico é largamente aplicada como revestimento e decoração coincidindo com a vasta expansão urbanística e a construção de grandes edificações. O mosaico já não é tão intenso como tapete, mas faz parte integrante da arquitetura, alcançando um nível técnico impressionante.
The House of the Tragic Poet, Pompéia.
Este mosaico retrata atores que encenam um drama grego.
É inestimável o valor de uma obra como esta, para os modernos historiadores compreenderem o modo de viver do romano. Estava localizado no tablinium (sala principal) de uma casa romana.
Pode ser visitado no Museu Arqueológico Nacional em Nápolis, Itália.
O mosaico de pavimento já não se satisfaz com um tapete no centro dos ambientes; cobre inteiramente a superfície, o que torna necessária a simplificação da técnica.
Mosaico de pavimento em preto e branco na entrada de uma residência em Pompéia.
Mosaico de pavimento. Pompéia.
Assim nasceu o mosaico em preto e branco de Pompéia
Mosaico de pavimento. Pompéia.
http://www.diretoriodearte.com/mosaico/mosaico-romano/
Converse com a turma sobre esse assunto e sugira que pesquisem mais em livros e sites para aprofundarem o conhecimento acerca da arte romana, especificamente sobre os mosaicos. Dê especial atenção aos desenhos dos mosaicos de pavimento, que no geral eram geométricos e em preto e branco. Abra uma roda de discussão para trocarem as informações, comentarem e apreciarem as imagens encontradas.
Proponha aos alunos que realizem mosaicos de pavimento de uma forma criativa. Divida a turma em dois grupos e peça que um deles leve para a aula roupas brancas e o outro roupas pretas. Escolha alguns dos desenhos de mosaicos e organize os alunos para montarem um mosaico humano a partir desses desenhos. Lembre-os que cada um deles será uma peça do mosaico. Todos deverão se posicionar segundo a sua orientação e em um fundo neutro, por exemplo, um chão de cimento. Escolha um local em que os desenhos formados pelos alunos possam ser registrados de um ângulo superior com uma câmera fotográfica.
Organize com a turma uma mostra dos registros fotográficos através de uma apresentação no programa Power point, e exiba para outras turmas da escola
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read this text and answer the questions.
maverickhunterx: 7 months ago Haha, I spend 8 hours minimum surfing the web. It is not a problem for me because I surf the web over a phone so I get exercise because I get to walk around.
Available at: < http://goo.gl/aPMjIC>. Accessed on: March 02, 2014.
A) How does Maverickhunterx access the Internet?
B) How long does Maverickhunterx spend surfing the web?
- Química | 3.7 Polímeros
(FUVEST 2019 1ª FASE) A bola de futebol que foi utilizada na Copa de 2018 foi chamada Telstar 18. Essa bola contém uma camada interna de borracha que pertence a uma classe de polímeros genericamente chamada de EPDM. A fórmula estrutural de um exemplo desses polímeros é
Polímeros podem ser produzidos pela polimerização de compostos insaturados (monômeros) como exemplificado para o polipropileno (um homopolímero):
Os monômeros que podem ser utilizados para preparar o co‐ polímero do tipo EPDM, cuja fórmula estrutural foi apresentada, são