(UECE) Há cerca de dois mil e quinhentos anos, o filósofo grego Demócrito disse que se dividirmos a matéria em pedacinhos, cada vez menores, chegaremos a grãozinhos indivisíveis, que são os átomos (a = não e tomo = parte). Em 1897, o físico inglês Joseph Thompson (1856-1940) descobriu que os átomos eram divisíveis: lá dentro havia o elétron, partícula com carga elétrica negativa. Em 1911, o neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) mostrou que os átomos tinham uma região central compacta chamada núcleo e que lá dentro encontravam-se os prótons, partículas com carga positiva.
Atente à figura a seguir, que representa o núcleo e a eletrosfera do átomo.
Com relação à figura acima, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UEL) O medidor de luz residencial é composto de quatro relógios. O sentido de rotação dos ponteiros é o da numeração crescente. lnicia-se a leitura pelo relógio da esquerda. O valor obtido é expresso em kWh.
Considere as leituras realizadas em dois meses consecutivos: o atual e o anterior.
Sabendo que 1 joule = 1 W.s, o consumo da energia elétrica na residência desde a instalação do relógio, em joules, foi da ordem de
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Materiais:
- Selos postais
- Selos postais ampliados em tons de cinza em tamanho A5 (corresponde a 1/4 do papel A4)
- Canetinhas hidrocor coloridas
- Colorsetes coloridos
Desenvolvimento:
1 - Esta atividade pode ser um desdobramento das atividades apresentadas no Livro de Arte a partir da página 46, bem como da atividade 08 descrita neste Banco de Atividades.
2 - Faça uma visita prévia aos correios a fim de adquirir algumas amostras de selos postais (os Correios costumam ter também cartazes comunicando o lançamento de selos comemorativos... Quem sabe seja possível adquirir um?).
3 - Explique para as crianças como funciona a postagem de uma carta pelos correios (se você tiver realizado a atividade 08 deste Banco, as crianças já saberão como).
4 - Em seguida, converse com as crianças sobre o Selo Postal:
4.1 - Conceito de Selo Postal: Estampilha postal destinada ao franqueamento de correspondências, podendo, também, ser objeto de colecionamento.
4.2 - Características dos selos postais brasileiros:
- Apresentam temas originais;
- Possuem elevada concepção artística;
- Apresentam beleza e harmonia de imagens;
- Adéquam as imagens aos temas das emissões a que se referem;
- São impressos com técnicas aprimoradas;
- Estimulam a inovação filatélica com a emissão de selos com aroma, em formatos diversos (redondo, triangular, especiais em verniz, etc.);
- Possuem aceitação nacional e internacional.
(Disponível em: http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=B35B2555-B8B0-3CEB-BCFDE18795FA774A. Acesso em: set. 2013).
5 - Após contar para os alunos um pouco sobre selos, apresente a eles alguns modelos de selos postais.
6 - Se houver um colecionador de selos conhecido, apresente-o e sua respectiva coleção aos alunos.
7 - Os selos avulsos que você conseguir nos Correios poderão servir para simular um jogo: dividir os selos em grupos por temas, cores, figurativos ou não, entre outros. Pode-se também motivar os alunos a expressar qual dos selos os alunos mais gostaram e por quê.
8 - Em seguida, distribua as fotocópias feitas a partir dos selos para que as crianças realizem intervenções coloridas sobre as imagens. Poderão contornar, encher de pontinhos, linhas coloridas, bem como preencher as formas com canetinha.
9 - Em seguida, após os selos coloridos já fotocopiados, realize a montagem dos mesmos sobre colorset colorido, assim:
Disponível em: http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-royalty-free-selos-postais-ajuste-com-peixes-image2143609. Acesso em: set. 2013.
10 – Monte, agora, uma linda exposição!
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT) A síndrome do X frágil, também conhecida como síndrome de Martin-Bell, é uma condição genética que causa debilidades intelectuais, problemas de aprendizado e de comportamento, além de diversas características físicas peculiares. Ainda que ocorra em ambos os gêneros, afeta mais frequentemente os meninos e geralmente com grande severidade. A síndrome do X frágil é tão comum que requer consideração no diagnóstico diferencial de deficiência intelectual e está entre as indicações mais frequentes para a análise de DNA, a consulta genética e o diagnóstico pré-natal. Estima-se que a incidência da síndrome ocorra em 1 em cada 4.000 nascimentos masculinos e em 1 em 8.000 meninas. O nome “X-frágil” refere-se a um marcador citogenético no cromossomo X, um sítio frágil no qual a cromatina não se condensa apropriadamente durante a mitose. Nesses casos, o cromossomo X apresenta, no seu braço longo, um sítio frágil, próximo a uma zona suscetível de quebra.
(A SÍNDROME do..., 2015)
A partir da informação do texto e com base nos conhecimentos sobre Genética, é correto afirmar:
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uesc) O DNA mitocondrial humano é constituído por 16.569 pares de bases, sendo que 94% integram região codificadora e 6% correspondem à região de controle. (PENA, 2002, p. 16).
Considerando os mecanismos envolvidos no fluxo da informação e a função especifica da mitocôndria, pode-se afirmar que
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Texto
La noche de San Juan: la festividad más antigua de la cultura occidental
[1] En la noche del día 23 de junio se celebra la festividad
más antigua de la cultura occidental, la conocida como noche
mágica de San Juan, víspera de la celebración del nombrado
[4] santo. La celebración, muy presente especialmente en el
Mediterráneo, está unida a antiguos cultos y ofrendas paganas
del inicio del verano astronómico en el hemisferio norte.
[7] El Sol alcanza su máxima altura sobre el horizonte y
nos brinda el día más largo y la noche más corta de todo el año.
Actualmente y debido al fenómeno físico conocido como la
[10] precesión de los equinoccios, el inicio del verano astronómico
se produce en realidad tres días antes de la festividad, si bien
tradicionalmente, especialmente en el ámbito rural, se continúa
[13] considerando el día de San Juan como el inicio de esta estación
astronómica.
Entre los orígenes de esta celebración mística se
[16] pueden citar la festividad griega en honor al dios Apolo, la celta
en honor al dios Belenos, o la romana en honor a la diosa
Minerva.
[19] En la Europa Central también es conocida como
Sommersonnenwende, e incluso en la lejana civilización Inca
como Inti Raimi o día del Sol. De alguna forma los antiguos
[22] pueblos buscaban en estas celebraciones “obligar” a que el Sol
regresara nuevamente sobre sus pasos en el cielo después de
alcanzar su punto culminante (solsticio o máxima declinación)
[25] y que el ciclo natural de las estaciones volviera así a repetirse
con seguridad, frente al temor a lo desconocido o imprevisible.
En distintas culturas de la costa mediterránea se rinde
[28] culto al fuego como elemento purificador y ancestral,
posiblemente heredado de los cultos romanos a Minerva que
eran celebrados con la venida de la primavera. El fuego es uno
[31] de los elementos puros que nos permitirán preservarnos de un
mal año.
Internet: (adaptado).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto.
El fenómeno del solsticio era visto por los pueblos antiguos como el final de un ciclo que no se repetiría automáticamente.