(PUCPR) Com o passar do tempo, os modelos atômicos sofreram várias mudanças, pois novas ideias surgiam sobre o átomo. Considerando os modelos atômicos existentes, assinale a alternativa CORRETA.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02. Semântica
Texto base: 9716345
Texto para a questão A Menina que não falava Autor desconhecido. Certo dia, um rapaz viu uma rapariga muito bonita e apaixonou-se por ela. Como se queria casar com ela, no outro dia, foi ter com os pais da rapariga para tratar do assunto. —Essa nossa filha não fala. Caso consigas fazê-la falar, podes casar com ela, responderam os pais da rapariga. O rapaz aproximou-se da menina e começou a fazer-lhe várias perguntas, a contar coisas engraçadas, bem como a insultá-la, mas a miúda não chegou a rir e não pronunciou uma só palavra. O rapaz desistiu e foi-se embora. Após este rapaz, seguiram-se outros pretendentes, alguns com muita fortuna, mas ninguém conseguiu fazê-la falar. O último pretendente era um rapaz sujo, pobre e insignificante. Apareceu junto dos pais da rapariga dizendo que queria casar com ela, ao que os pais responderam: — Se já várias pessoas apresentáveis e com muito dinheiro não conseguiram fazê-la falar, tu é que vais conseguir? Nem penses nisso! O rapaz insistiu e pediu que o deixassem tentar a sorte. Por fim, os pais acederam. O rapaz pediu à rapariga para irem à sua machamba, para esta o ajudar a sachar. A machamba estava carregada de muito milho e amendoim e o rapaz começou a sachá-los. Depois de muito trabalho, a menina, ao ver que o rapaz estava a acabar com os seus produtos, perguntou-lhe: —O que estás a fazer? O rapaz começou a rir e, por fim, disse para regressarem a casa para junto dos pais dela e acabarem de uma vez com a questão. Quando aí chegaram, o rapaz contou o que se tinha passado na machamba. A questão foi discutida pelos anciãos da aldeia e organizou-se um grande casamento. Disponível em: <www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao>. Acesso em: 26 out. 2017. Vocabulário:
rapariga – moça, jovem
aceder – concordar, dizer que sim
sachar – afofar a terra
Enunciado:
Considerando-se o contexto da história, o provável significado da palavra machamba é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.02 Predicação Verbal
Leia o texto a seguir. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/07/oms-considera-grave-situacao-da-febre-chikungunya-nas-americas.html> Acesso em: 21 out. 2014.
O termo “grave” possui a função sintática de predicativo do objeto direto, porque
- História - Fundamental | 08. Das Rebeliões Coloniais à Luta pela Emancipação da América Portuguesa
23. Texto base: Observe o mapa do Brasil atual.
Enunciado:
Entre os séculos XVII e XVIII ocorreram revoltas e rebeliões em diversas partes da América Portuguesa, cada uma com um motivo próprio, mas que exigiram uma resposta firme da coroa.
A) Defina o significado de Revoltas Nativistas.
- B) Descreva como desenvolveu o Quilombo dos Palmares (1630-1694).
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe o gráfico a seguir.
Fonte: Atlas Isto é. Brasil 500 anos. São Paulo: Editora Três, 1998.
A) IDENTIFIQUE os três principais partidos que faziam o jogo político, comparando o percentual de votos de cada um no período.
B) APRESENTE uma diferença ideológica (objetivos) entre a UDN e o PTB.
- Biologia | 3.3 Vitaminas
De acordo com o Ministério da Saúde, a cegueira noturna ou nictalopia é uma doença caracterizada pela dificuldade de se enxergar em ambientes com baixa luminosidade. Sua ocorrência pode estar relacionada a uma alteração ocular congênita ou a problemas nutricionais. Com esses sintomas, uma senhora dirigiu-se ao serviço de saúde e seu médico sugeriu a ingestão de vegetais ricos em carotenoides, como a cenoura.
Essa indicação médica deve-se ao fato de que os carotenoides são os precursores de: