(UFSM) O conhecimento da Química propicia uma melhor compreensão do mundo e, consequentemente, auxilia na melhoria da qualidade de vida. A química está presente no dia a dia, como, por exemplo, no processamento e na conservação de alimentos.
Assim, avalie os seguintes processos:
I. o amadurecimento de uma fruta.
II. a fermentação do vinho em vinagre.
III. a transformação do leite em iogurte.
IV. o cozimento do ovo.
São fenômenos químicos:
Questões relacionadas
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UESC) Alguns óxidos anfóteros são usados como pigmentos de tintas, como matéria-prima na produção de metais e em baterias e pilhas alcalinas. Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre os óxidos, é correto afirmar que são óxidos anfóteros o
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(BAHIANA) Os instrumentos ópticos são equipamentos construídos para auxiliar a visualização do que seria muito difícil ou impossível de enxergar sem eles. Esses instrumentos foram capazes de revolucionar a humanidade, seja propiciando prazer e conforto, ou mesmo ajudando os homens na busca de suas origens ou de um aprimoramento científico. As peças fundamentais que compõem a maioria dos instrumentos ópticos são espelhos e lentes.
Sobre o funcionamento de instrumentos ópticos e a aplicação de espelhos e lentes, é correto afirmar:
- História | 2.3 Segundo Reinado
A extinção da escravatura foi encaminhada por etapas até o final, em 1888. (...) O que teria levado o governo a propor uma lei que, sem ter nada de revolucionário, criava problemas nas relações com sua base social de apoio? O encaminhamento da questão servil, mesmo ferindo interesses econômicos importantes, era visto como um mal menor diante do risco potencial de revoltas. Já a classe dominante via no projeto um grave risco de subversão da ordem. Se libertar os escravos por um ato de generosidade do senhor gerava reconhecimento e obediência, por outro lado, poderia gerar no escravo a ideia de um direito, o que conduziria o país à guerra entre raças.
Fausto, Boris. História do Brasil. 14ª edição, 2ª reimpressão. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2015. Texto adaptado. VOT2021
O movimento abolicionista era visto com preocupação pela elite brasileira no final do século XIX. Tal preocupação parte do pressuposto de que a
- Biologia
(UEL) Muitas vezes, o processo de evolução por seleção natural é alvo de interpretações distorcidas. E quando o assunto é a evolução humana, a distorção pode ser ainda maior, pois o Homo sapiens é apresentado como o ápice do desenvolvimento. As ilustrações mais conhecidas da evolução estão todas direcionadas no sentido de reforçar uma cômoda concepção da inevitabilidade e da superioridade humanas. A principal versão dessas ilustrações é a série evolutiva ou escada de progresso linear. Esse avanço linear ultrapassa os limites das representações e alcança a própria definição do termo evolução: a palavra tornou-se sinônimo de progresso. A história da vida não é uma escada em que o progresso se faz de forma previsível e sim um arbusto ramificado e continuamente podado pela tesoura da extinção.
(Adaptado de: GOULD, S. J. Vida maravilhosa: o acaso na evolução e a natureza da história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.23-31.)
A árvore filogenética, representada na figura a seguir, é construída com base nas comparações de DNA e proteínas.
Com base na análise dessa árvore filogenética, assinale a alternativa correta. - Matemática | 16. Raciocínio Lógico
Uma loja identifica seus produtos com um código que utiliza 16 barras, finas ou grossas. Nesse sistema de codificação, a barra fina representa o zero e a grossa o 1. A conversão do código em algarismos do número correspondente a cada produto deve ser feita de acordo com esta tabela:
Observe um exemplo de código e de seu número correspondente:
Considere o código abaixo, que identifica determinado produto.
Esse código corresponde ao seguinte número: