(UFPR) A extração de petróleo em águas profundas segue basicamente três etapas:
I) perfuração, utilizando uma sonda;
II) injeção de água pressurizada, que extrai o petróleo das rochas subterrâneas; e
III) separação do petróleo misturado com água e pedaços de rochas.
A terceira etapa é realizada por meio dos métodos de:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise as imagens a seguir que evidenciam dois tipos de agricultura.
http://www.fomezero.gov.br/imagens/imagens-noticias/arquivo-1/agricultura_familiar_-_bruno_spadamds.jpg/image
[MISSING IMAGE: , ] http://www.consciencia.net/2004/mes/10/agrodestruicao.jpg
Após a análise das imagens, DIFERENCIE agricultura familiar e agricultura comercial.
Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico DefinidoAnalise as imagens a seguir que evidenciam dois tipos de agricultura.
http://www.fomezero.gov.br/imagens/imagens-noticias/arquivo-1/agricultura_familiar_-_bruno_spadamds.jpg/image
[MISSING IMAGE: , ] http://www.consciencia.net/2004/mes/10/agrodestruicao.jpg
Após a análise das imagens, DIFERENCIE agricultura familiar e agricultura comercial.
- História | 2.3 Segundo Reinado
Frequentemente, os liberais reformistas propunham as reformas e os conservadores as implementavam.
CARVALHO, J. M. de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003 (adaptado). VOT2020.
Os conservadores e os liberais, citados anteriormente, foram protagonistas de um sistema político engenhoso, que funcionava ao modo de uma monarquia parlamentar, de um lado garantindo a estabilidade política do País, a partir da defesa da “ordem” e da “civilização”, de outro retardando reformas necessárias, como a abolição. A partir dessas informações sobre os grupos políticos do período monárquico percebe-se uma
- Arte - Fundamental | 01.4. Máscaras
Observe a figura.
A imagem é uma representação das personagens principais do romance O fantasma da ópera, do escritor Gaston Leroux. Esse texto já foi adaptado diversas vezes para o teatro e para o cinema. Na história, o fantasma apaixona-se pela jovem cantora lírica Christine Daaé. Ele vive nos porões do teatro de ópera de Paris e possui uma cicatriz no rosto, que o deixou com a face deformada. Com base na observação da figura e nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Materiais:
- Obras de Paul Klee
- Tinta nanquim
- Giz de cera
- Palito
- Papel cartão branco cortado no tamanho A4
“Olhando uma Árvore”
São invejados os pássaros...
Evitam
pensar no tronco e nas raízes
e satisfeitos balanceiam ágeis, todo o dia,
e cantam nas pontas dos últimos ramos.
(Paul Klee)
Desenvolvimento:
1 - Conhecer as obras do artista suíço Paul Klee (1879-1940) é ser tocado pela simplicidade de formas e cores numa aparente inocência. No entanto, em seu diário, Klee evidencia seu desejo de produzir formas que sejam uma expansão da realidade, formas que ultrapassem a mera observação para apresentarem a sutileza da sua essência.
Daí que seu desejo é de encontrar a infância do desenho. Qual é a vida mais elementar da forma?
Grande observador da natureza, realizou inúmeros registros de suas viagens e questionamentos em seus diários.
Lecionou também na escola Bauhaus. O termo bauhaus - haus, "casa", bauen, "para construir" - permite flagrar o espírito que conduz o programa da escola: a ideia de que o aprendizado e o objetivo da arte ligam-se ao fazer artístico, o que evoca uma herança medieval de reintegração das artes e ofícios.
Klee amava o desenho das crianças e integrou em suas pesquisas o modo como as crianças desenham.
2 - Apresentar as obras do artista e realizar com as crianças a leitura das mesmas:
- O que mais lhe chamou a atenção nas obras de Paul Klee?
- De que ele trata nas obras apresentadas?
- Qual elemento visual ele mais gosta de usar? O ponto? A cor? A linha?
- Você acredita que a maior preocupação de Klee era a representação fiel da realidade? Por quê?
- Quais as cores predominam nestes trabalhos? Há contraste? Em que lugares da obra?
- Klee utiliza formas geométricas em seus trabalhos?
3 - Levar as crianças para o pátio e sugerir que cada uma desenhe três objetos distintos presentes na escola, tentando simplificar ao máximo a forma como Klee fazia.
4 - Solicitar que para a próxima aula cada um deles traga de casa um objeto para simplificar a forma num trabalho.
5 - Vamos desenhar como Klee?
6 - Pedir às crianças que realizem um rascunho de um desenho a partir da simplificação do objeto que trouxeram de casa. Elas podem ainda retratar uma cena ou criar um contexto no qual o objeto assuma a forma de um ser vivo.
7-– Acredito que esta atividade trará bons resultados se for utilizada aquela velha técnica de colorir o fundo completo do papel com giz de cera em cores variadas. É importante compor esta camada colorida bem espessa. Em seguida, passar uma demão de nanquim preto e deixar secar.
8 - Transferia o desenho feito para o papel utilizando, para isto, um palito que vá retirar a camada de nanquim e deixar as cores aparentes.
Referências:
Sobre Klee:
Paul Klee – Coleção Tashen
VENEZIA,Mike. Paul Klee. São Paulo: Moderna,1996. Coleção Mestres das Artes.
educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u364.jhtm
Filme sobre Klee com inúmeras obras do artista:
www.youtube.com/watch?v=-01s6AAq8k4
Imagens das obras de Klee:
Observações:
1 - A obra de Klee também resultaria em belas colagens com figuras geométricas, sobretudo quadrados e triângulos coloridos recortados em colorset e fixados sobre papel cartão preto.
2 - Outro desdobramento é realizar desenhos sem retirar o lápis do papel e depois colorir as formas internas constituídas.
3 - Klee também realizava experiências sobre vidros (pode ser substituído por acetato transparente):
- Cobrir com tinta fosca um lado do acetato;
- Raspar o desenho sobre esta cor;
- Depois de seca a tinta, virar o acetado e cobrir o fundo com outra cor.
Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem ArtísticaMateriais:
- Obras de Paul Klee
- Tinta nanquim
- Giz de cera
- Palito
- Papel cartão branco cortado no tamanho A4
“Olhando uma Árvore”
São invejados os pássaros...
Evitam
pensar no tronco e nas raízes
e satisfeitos balanceiam ágeis, todo o dia,
e cantam nas pontas dos últimos ramos.
(Paul Klee)
Desenvolvimento:
1 - Conhecer as obras do artista suíço Paul Klee (1879-1940) é ser tocado pela simplicidade de formas e cores numa aparente inocência. No entanto, em seu diário, Klee evidencia seu desejo de produzir formas que sejam uma expansão da realidade, formas que ultrapassem a mera observação para apresentarem a sutileza da sua essência.
Daí que seu desejo é de encontrar a infância do desenho. Qual é a vida mais elementar da forma?
Grande observador da natureza, realizou inúmeros registros de suas viagens e questionamentos em seus diários.
Lecionou também na escola Bauhaus. O termo bauhaus - haus, "casa", bauen, "para construir" - permite flagrar o espírito que conduz o programa da escola: a ideia de que o aprendizado e o objetivo da arte ligam-se ao fazer artístico, o que evoca uma herança medieval de reintegração das artes e ofícios.
Klee amava o desenho das crianças e integrou em suas pesquisas o modo como as crianças desenham.
2 - Apresentar as obras do artista e realizar com as crianças a leitura das mesmas:
- O que mais lhe chamou a atenção nas obras de Paul Klee?
- De que ele trata nas obras apresentadas?
- Qual elemento visual ele mais gosta de usar? O ponto? A cor? A linha?
- Você acredita que a maior preocupação de Klee era a representação fiel da realidade? Por quê?
- Quais as cores predominam nestes trabalhos? Há contraste? Em que lugares da obra?
- Klee utiliza formas geométricas em seus trabalhos?
3 - Levar as crianças para o pátio e sugerir que cada uma desenhe três objetos distintos presentes na escola, tentando simplificar ao máximo a forma como Klee fazia.
4 - Solicitar que para a próxima aula cada um deles traga de casa um objeto para simplificar a forma num trabalho.
5 - Vamos desenhar como Klee?
6 - Pedir às crianças que realizem um rascunho de um desenho a partir da simplificação do objeto que trouxeram de casa. Elas podem ainda retratar uma cena ou criar um contexto no qual o objeto assuma a forma de um ser vivo.
7-– Acredito que esta atividade trará bons resultados se for utilizada aquela velha técnica de colorir o fundo completo do papel com giz de cera em cores variadas. É importante compor esta camada colorida bem espessa. Em seguida, passar uma demão de nanquim preto e deixar secar.
8 - Transferia o desenho feito para o papel utilizando, para isto, um palito que vá retirar a camada de nanquim e deixar as cores aparentes.
Referências:
Sobre Klee:
Paul Klee – Coleção Tashen
VENEZIA,Mike. Paul Klee. São Paulo: Moderna,1996. Coleção Mestres das Artes.
educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u364.jhtm
Filme sobre Klee com inúmeras obras do artista:
www.youtube.com/watch?v=-01s6AAq8k4
Imagens das obras de Klee:
Observações:
1 - A obra de Klee também resultaria em belas colagens com figuras geométricas, sobretudo quadrados e triângulos coloridos recortados em colorset e fixados sobre papel cartão preto.
2 - Outro desdobramento é realizar desenhos sem retirar o lápis do papel e depois colorir as formas internas constituídas.
3 - Klee também realizava experiências sobre vidros (pode ser substituído por acetato transparente):
- Cobrir com tinta fosca um lado do acetato;
- Raspar o desenho sobre esta cor;
- Depois de seca a tinta, virar o acetado e cobrir o fundo com outra cor.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Admitindo a Terra como perfeitamente esférica e desprezando os efeitos do seu movimento de rotação, o módulo da aceleração da gravidade terrestre g varia com a distância d em relação ao centro da Terra, conforme a expressão:
Considerando G a constante de gravitação universal, MT a massa da Terra e RT o raio da Terra, o peso de um corpo de massa M, localizado à altura H da superfície terrestre, é dado por: