(ENEM 2017 LIBRAS)
Os registros fotográficos de Yard e DeepWalls apresentam uma característica comum a muitas obras de arte contemporânea, que se traduz no convite à
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (fermento em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio. A forma como eles agem é bastante distinta. Os fungos do fermento biológico se alimentam da glicose da farinha de trigo, e sua digestão produz substâncias que fazem a massa crescer. Já no fermento químico, a mesma substância é obtida em reações do bicarbonato de sódio com algum ácido. Na fabricação do fermento em pó, o bicarbonato é misturado a substâncias que se tornam ácidas ao entrarem em contato com líquidos ou quando são aquecidas.
Disponível em: .Acesso em: 4 out. 2018. (adaptado)
Apesar de realizarem processos completamente distintos, os fermentos descritos no texto possuem uma característica em comum, a liberação de moléculas de
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UEG) A charge a seguir retrata a indagação de muitas pessoas atualmente. As doenças transmitidas pelo vetor representado faz com que as pessoas adquiram sintomas similares.
Sobre o vetor transmissor dos vírus da dengue e zica, tem-se o seguinte:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
COMIDA E CLIMA SÃO ELEMENTOS BRASILEIROS PREDILETOS
Uma das maiores (e melhores) diferenças que a menina francesa Victoire Valentin, 11, percebeu quando chegou ao Brasil foi a comida. "É bem mais gostosa. Adoro arroz, feijão, pão de queijo e guaraná." Claire Gilliot elege outros favoritos. "Gosto muito das frutas. Manga e mamão são muito deliciosos", diz ela, que estudou sobre a Amazônia antes de se mudar.
Já a irmã de Victoire, Sixtine, 9, gosta mesmo é das praias. "São maiores do que as da França, e a água do mar é bem clarinha aqui. Dá para ir mais vezes porque sempre tem tempo bom." Charlotte Malle, 9, conheceu figuras do nosso folclore numa revista e não foi muito com a cara delas. "Vi a Mula sem Cabeça e achei bem estranha."
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di01080908.htm> Acesso em 10/11/2009
De acordo com a reportagem, podemos dizer que
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Com o desaparecimento dos grandes animais, vai ocorrer uma necessidade de mudança no sistema de caça, dos povos caçadores e coletores que habitavam o Brasil. Essas mudanças são identificadas no
- Língua Portuguesa
“Infeliz é o povo que precisa de heróis”, afirma o personagem Galileu Galilei, personagem de Bertolt Brech na excelente montagem que está em cartaz até 10 de abril no Tuca, Teatro da Universidade Católica, em São Paulo. A frase famosa e muito oportuna no Brasil de hoje dá o tom da abordagem que o dramaturgo alemão faz do personagem histórico. O que está em destaque é a dimensão humana da ciência e do cientista.
O Galileu de Brecht, interpretado de maneira pouco ortodoxa pela atriz Denise Fraga, não é um herói, nem aparece de forma idealizada. Ao contrário, é apresentado cheio de contradições como um homem que gostava de comer bem, queria ser rico e salvou a própria pele por medo. A montagem garante diversão, informação e acima de tudo reflexão.
Galileu Galilei convida o público a pensar sobre as relações entre produção do conhecimento, divulgação científica e poder. Em tom de comédia, a peça narra parte da biografia do astrônomo e matemático que conseguiu provar que a Terra girava em torno do sol, mas acabou sendo obrigado a negar publicamente sua descoberta para não ser queimado nas fogueiras da inquisição.
Mais informações sobre a peça no site http://www.teatrotuca.com.br/espetaculos/galileu-galilei.html
(Matéria de Alice Giraldi)
O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é