(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO)
Eu sobrevivi do nada, do nada
Eu não existia
Não tinha uma existência
Não tinha uma matéria
Comecei existir com quinhentos milhões
e quinhentos mil anos
Logo de uma vez, já velha
Eu não nasci criança, nasci já velha
Depois é que eu virei criança
E agora continuei velha
Me transformei novamente numa velha
Voltei ao que eu era, uma velha
PATROCÍNIO, S. In: MOSÉ, V. (Org.). Reino dos bichos e dos animais é meu nome.Rio de Janeiro: Azougue, 2009.
Nesse poema de Stela do Patrocínio, a singularidade da expressão lírica manifesta-se na
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais Africanas
11. Materiais:
- Cartolina branca no tamanho A4
- Canetinhas hidrocor coloridas
- Lápis grafite
- Data show e caixinhas de som
- Caderno de arte ou folhas avulsas para rascunhos
Desenvolvimento:
1 - Distribua aos alunos o seguinte texto sobre o Congado, sua origem e características e leia-o junto com eles:
Congada, Congado ou Congo são nomes genéricos dados ao conjunto de elementos que circundam uma Festa de Reinado de tradição afro-brasileira, em que se faz a coroação de «Reis e Rainhas Congo» em louvor a um santo negro. As festas são organizadas por Irmandades ou pelo grupo com os seus brincantes, tocadores, capitães, reis, rainhas, cozinheiros, ajudantes e mestres, que fazem procissões, realizam missas e levantam mastros. Em cada localidade, esses grupos têm uma dinâmica e características próprias. As festas de Reinado no Brasil com devoção a santos negros, como Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, são tradições mantidas em diversas localidades, com destaque para Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Historicamente, sua origem remonta ao Brasil colonial. Existem irmandades de quase 300 anos de existência e, com certeza, essa é uma das tradições mais antigas em atividade no nosso país. Por isso, é preciso olhar com mais atenção para essa tradição. Uma das fundamentações míticas do Congado, nesse caso, em Minas Gerais, diz que as guardas se formaram quando uma imagem de Nossa Senhora do Rosário apareceu no mar. O grupo do Congo se dirigiu para a areia tocando seus instrumentos; só conseguiu fazer com que a imagem se movesse uma vez: Nossa Senhora se encaminhou para frente e parou. Então vieram negros moçambiqueiros, batendo seus tambores, cantando para a santa e pedindo-lhe que viesse protegê-los. A imagem veio se encaminhando, no movimento das ondas, até chegar à praia e depois foi em cima do tambor para a capela de palha, por isso moçambique é lento ou compassado, pois está carregando a santa. Existem várias outras versões e, de região pra região, ela muda. Em Goiás, ela aparece na Caverna; no Vale do Paraíba, onde o culto mais forte é em louvor a São Benedito, contam e cantam que ele era cozinheiro e africano morando em Lisboa e, nas horas vagas, cria o Moçambique pra lembrar-se da África. Na Vila da Juaba, em Cametá-PA, diz que a santa foi levada enrolada numa trouxa de roupa até o Quilombo do Mola por uma escrava. No Espírito Santo, falam de um barco que naufraga e os negros pedem para São Benedito para salvá-los e, como gratidão, criam as Bandas de Congo.
Disponível em: http://www.selomundomelhor.org/2009/06/07/o-congado-brasileiro-so-o-rosario-nos-une/. Acesso em: 13 set. 2013.
2 - Apresente aos alunos o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_2Uw3ZS3aYg, convidando-os a prestar atenção nas roupas, nos instrumentos musicais, nas cores, nas bandeiras. Será que tudo isso tem um significado específico? Convide os alunos a marcar com palmas o ritmo das músicas que são apresentadas no vídeo.
3 - Em seguida, seria enriquecedor para os alunos conhecer o Congado da cidade ou entrevistar um congadeiro. Nessa oportunidade, o congadeiro poderia cantar uma das músicas tradicionais em seu grupo ensinando às crianças o canto e o ritmo.
4 - Independente ou não do encontro com o congadeiro, após discutirem o texto acima e o filme, passe novamente o filme sobre o congado para os alunos a fim de que realizem pequenas anotações visuais. Você poderá facilitar o processo pausando o vídeo para que os alunos tenham tempo de registrar, a partir daquela imagem que foi congelada, uma informação visual através de desenhos, que sirva para compor um trabalho posterior.
5 - De posse desses rascunhos, cada aluno poderá agora realizar um desenho reunindo os fragmentos coletados na experiência de ver o vídeo conforme item 4 deste Desenvolvimento. Este desenho deverá ser realizado a partir dos princípios que regem o ritmo na imagem, ou seja, pela repetição das formas no papel.
6 - Acompanhe o processo dos alunos ajudando-os na solução das questões composicionais. É sempre bom realizar um rascunho prévio do que será feito. Comecem desenhando bem levinho e depois acrescentem as cores com canetinhas coloridas ou lápis de cor.
7 - Aqui uma sugestão simples, com tambores:
Desenho da autora
8 - Realizem uma bela exposição na escola em que poderão estar presentes, não apenas os resultados, mas também os rascunhos. Na ocasião, passe também o vídeo para a comunidade escolar e anexe o texto informativo sobre o Congado junto às imagens. Se conseguir adereços do Congado local e fotografias das festas relacionadas a ele, anexe também à bela exposição!
Observações:
1 - Se quiser conhecer um pouco sobre o significado dos adereços do Congado, leia em: COSTA, Laís Batista. A teatralidade nas manifestações de cultura popular. Disponível em: https://ssl4799.websiteseguro.com/swge5/seg/cd2008/PDF/IC2008-0397.PDF. Acesso em: 13 set. 2013.
2 - Acredito ser de muita importância abordar o valor de tradições culturais como a do Congado em nosso país. Conhecer para preservar. Só damos valor ao que conhecemos. A riqueza da tradição congadeira é enorme, é também testemunha do sincretismo religioso que funda as bases de nosso país; é também a manifestação viva da herança cultural africana em nossa constituição.
- Geografia | 7. Geopolítica
Há grande diversidade entre aqueles que procuram
inspiração em sua fé no Islã. A monarquia vaabita da Arábia
Saudita e os líderes religiosos xiitas do Irã têm profundas
discordâncias políticas e divergem igualmente
em questões socioeconômicas. Em termos mais amplos,
ocorre nos movimentos islamitas um debate sobre se a
meta correta é mesmo chegar ao poder estatal, assim
como sobre a democracia, a diversidade social, o papel
das mulheres e da educação e sobre a maneira de interpretar
o Corão. E, embora a maioria dos islamitas aceite
a realidade da existência dos atuais Estados e suas fronteiras,
uma minoria mais radical procura destruir todo o
sistema e estabelecer um califado que abarque a região
inteira [do Oriente Médio].
(Dan Smith. O atlas do Oriente Médio, 2008.)
O argumento principal do texto pode ser ilustrado por meio da comparação entre
- História - Fundamental | 01. Os primeiros grupos humanos
Leia o fragmento de texto.
Na opinião de muitos historiadores, o surgimento dos seres humanos deu-se na África. Somente após muitos anos eles se deslocaram para outras regiões do planeta, até chegarem ao continente americano. Existem diversas opiniões sobre a maneira como estes povos chegaram na América, a mais aceita é de que teriam vindo do Norte da Ásia pelo Estreito de Bering, trecho que faz a separação entre Rússia e Estados Unidos (Alasca). Naquela época, o mar encontrava-se mais baixo devido à glaciação, isso fez com que uma passagem de gelo natural fosse formada entre os continentes americano e asiático e por ela os povos antigos passaram e chegaram à América.
Disponível em:<http:// http://www.infoescola.com/artes/>. Acesso em:26 abr. 2014. (Fragmento)
Os estudos indicam que povos originários do continente asiático migraram para a América. Com o passar dos anos, eles formaram um mosaico com inúmeros povos e línguas no continente americano.
As primeiras civilizações que floresceram na América ficaram conhecidas como:
- Matemática | 3.1 Introdução
O sódio está presente na maioria dos alimentos industrializados, podendo causar problemas cardíacos em pessoas que ingerem grandes quantidades desses alimentos. Os médicos recomendam que seus pacientes diminuam o consumo de sódio.
Com base nas informações nutricionais de cinco marcas de biscoitos (A, B, C, D e E), construiu-se o gráfico, que relaciona quantidades de sódio com porções de diferentes biscoitos.
Qual das marcas de biscoito apresentadas tem a menor quantidade de sódio por grama do produto?
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Por que levar uma pisada de um sapato de salto fino dói mais que a de um sapato de base mais larga?