(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO) No tradicional concurso de miss, as candidatas apresentaram dados de feminicídio, abuso sexual e estupro no país.
No lugar das medidas de altura, peso, busto, cintura e quadril, dados da violência contra as mulheres no Peru. Foi assim que as 23 candidatas ao Miss Peru 2017 protestaram contra os altos índices de feminicídio e abuso sexual no país no tradicional desfile em trajes de banho.
O tom político, porém, marcou a atração desde o começo: logo no início, quando as peruanas se apresentaram, uma a uma, denunciaram os abusos morais e físicos, a exploração sexual, o assédio, entre outros crimes contra as mulheres.
Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 29 nov. 2017.
Quanto à materialização da linguagem, a apresentação de dados relativos à violência contra a mulher
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia a seguir um trecho de um artigo da psicóloga Rosely Sayão.
Já faz tempo que nossa sociedade discute as mudanças que têm ocorrido nas famílias. Primeiramente a separação, depois o divórcio e na sequência os recasamentos que surgiram e, como consequência, provocaram uma grande modificação no grupo que, tradicionalmente, era chamado de família e cuja estrutura era formada por um homem e uma mulher que se uniam até que a morte os separasse e tinham filhos. Agora, há pelo menos duas décadas, uma nova discussão entrou nessa pauta: a formação de grupos familiares que têm bases diferentes das antes consideradas padrão.
A partir da década de 1960, quando surgiram as primeiras mudanças significativas na configuração familiar, não faltaram análises preconceituosas que defendiam a permanência da configuração familiar tradicional em nome do desenvolvimento “sadio” das crianças. Na época em que casais começaram a se separar não faltaram teorias e conjecturas que afirmavam que filhos de casais separados tinham todas as possibilidades de serem “crianças problemáticas”. Hoje, com uma geração de adultos que foram criados por pais separados vivendo como qualquer outro adulto, constatamos que tal profecia não se realizou. A separação não se mostrou, ela mesma, um fator responsável por gerar problemas aos filhos.[...]
Disponível em: <http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br/>. Acesso em: 4 dez. 2012.
O título do texto é Outro formato de família. Justifique esse título a partir do trecho lido.
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte e cinema
15. NATURAL COMMON SENSE: Vídeo arte documental em terra UNA.
De: Gabriel Netto
Foto e vídeo, SP
O Projeto
O projeto Natural Common Sense, propõe através da vídeo arte, construir um registro documental do cotidiano da floresta e seu entorno, construindo através de imagens captadas e alteradas digitalmente, estéticas imagéticas possíveis. O objetivo é criar através desta experiência zonas fronteiriças entre o plano real e onírico.
Como parte do projeto, será oferecida a comunidade do entorno, uma mostra de obras referenciais em vídeo arte, além de debate sobre essa linguagem.
Interação com o Ponto de Cultura
Como parte de trocas culturais, os artistas promoveram uma mostra pública de trabalhos referenciais em vídeo arte, além de bate papo aberto com o público.
Pretende-se com esta ação criar condições á formação de público para a referida linguagem, além de proporcionar conversas informais reflexivas sobre registros de natureza e o uso da linguagem audiovisual.
Mais informações em www.andar7.com
Sobre o artista
Gabriel Netto: 1977. Gandía, Valencia, Espanha. Cidadania Brasileira, é formado em Belas Artes, pela Universidad Complutense de Madrid – UCM, especialização em Pintura e Vídeo. Atua nas áreas de artes visuais, pintura e vídeo publicitário como editor, finalizador e diretor de arte. Fundador do grupo 7º andar. Últimos trabalhos vide Site: www.andar7.com.
Converse com os alunos sobre o tema videoarte e peça que pesquisem em livros, revistas, jornais e sites. Depois do tema pesquisado, abra uma roda de conversa para que possam trocar as informações que descobriram, enfatize a necessidade de assistirem a alguns videartes para poder entender melhor o seu conceito, isso pode ser feito no site Youtube.
Proponha aos alunos que realizem um videoarte que traga à luz do conhecimento algum problema socioambiental da região. Para esse trabalho é necessário um planejamento para visitar alguns locais, conversar com pessoas das localidades afetadas. Depois de realizadas as gravações, oriente-os na montagem do videarte, nas escolhas das tomadas e na inclusão de efeitos ou outras tomadas criadas por eles, como cartazes com frases ou palavras, objetos, etc.
Depois dos trabalhos prontos, organize com a turma uma mostra de videartes.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3.000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.
LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).
Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?
- Arte | 6.2 Vanguardas Artísticas
PICASSO, P. Les desmoiselles d’Avignon. Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1907.
Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 13 set. 2012.
A obra Les desmoiselles d'Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
ERLICH. Cariño. ¿Cuál crees...? Disponível em: http://yoriento.com. Acesso em: 20 ago. 2010.
Com base na análise da vinheta, pode-se concluir que a (o)