O processo indicado no gráfico demonstra um aumento significativo da população urbana em relação à população rural no Brasil. Esse fenômeno pode ser explicado pela
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UESC) É interessante contemplar-se uma vertente verdejante revestida de diversos tipos de plantas com pássaros cantando nos ramos das árvores, uma variedade de insetos adejando pelo ar, além dos pequenos seres vivos rastejando naquela terra úmida e então refletir que essas formas construídas de maneira tão elaborada, cada qual tão diferente da outra e, contudo, de uma interdependência tão complexa, teriam todas sido produzidas por leis que prosseguem atuando neste nosso mundo (DARWIN, 1985, p. 366).
Nessa descrição bucólica perpassam ideias evolucionistas de Darwin na interpretação de aspectos da comunidade, como:
- Física | A. Escalar
(UNIT MACEIÓ)
Considerando-se os dados fornecidos nessa tabela, que representam a posição de uma partícula em movimento uniforme em função do tempo, é correto afirmar que a equação horária do espaço desse movimento é
- Biologia | A. Digestão
A figura a seguir mostra a anatomia do sistema digestório humano.
Assinale a alternativa correta sobre esse sistema.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
“Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. É de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: – Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: – Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2005 1ª FASE) A palavra assinalada no trecho “que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida” mantém uma relação sinonímica com a palavra dia(s) em:
- Geografia | 6.1 Agricultura
O equilíbrio ecológico e social do caipira se estabeleceu em função do que poderíamos qualificar de condições primitivas do meio: terra virgem de fácil amanho, abundância da caça, pesca e coleta, fraca densidade demográfica, limitando a concorrência vital. Quando, apesar disto, um determinado meio se exauria (relativamente aos seus precários recursos técnicos, é claro, não em absoluto), ele corrigia a situação pela mobilidade. A mobilidade recria o meio, permitindo as condições desejadas; e deste modo garante o equilíbrio.
CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Duas Cidades, 1971.
A construção do sujeito histórico mencionado pelo autor problematiza a relação entre