O remo de assento deslizante é um esporte que faz uso de um barco e dois remos do mesmo tamanho.
A figura mostra uma das posições de uma técnica chamada afastamento.
Nessa posição, os dois remos se encontram no ponto A e suas outras extremidades estão indicadas pelos pontos B e C. Esses três pontos formam um triângulo ABC cujo ângulo BÂC tem medida de 170°.
O tipo de triângulo com vértices nos pontos A, B e C, no momento em que o remador está nessa posição, é:
Questões relacionadas
- Geografia | 7. Geopolítica
“A África libertou-se do jugo colonial, mas ainda não conseguiu erguer Estados nacionais verdadeiros. Esse é o desafio político que as sociedades africanas enfrentam atualmente. Sua superação é condição indispensável para a estabilidade política e o desenvolvimento econômico. [...].”
Magnoli, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p. 652-653, grifo nosso.
As dificuldades que muitos países africanos enfrentam para se constituírem em “Estados nacionais verdadeiros”, estão relacionadas
I. às secas prolongadas e às inundações, que, por si só, já explicam as frequentes crises de abastecimento alimentar, que desencadeiam crises políticas e econômicas e solapam o Estado nacional.
II. à incapacidade que o governo de diversos países tem em tributar o conjunto da sociedade, e, em certos casos, à dificuldade de controlar de fato as vastas regiões do território do país, por estarem sob o domínio de milícias armadas local que ignoram o poder central.
III. à influência do neocolonialismo, que, em muitos casos, grandes potências, ainda exercem sobre Estados africanos, por meio da ajuda financeira, da cooperação militar e, sobretudo, por meio de tratados especiais de comércio, que desfavorecem a economia nacional.
IV. à incapacidade dos nativos africanos de respeitarem as diferenças etnorreligiosas entre si e de se autogovernarem sem a presença política dos colonizadores europeus, apesar da existência, atualmente, de um país capaz de assumir o papel de liderança política no continente, como é o caso de Angola.
V. ao descompasso entre as territorialidades produzidas pela colonização e as territorialidades locais no contexto interno dos países africanos, que definiu fronteiras que não necessariamente mantêm relação com a distribuição étnica ou linguística de suas populações.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- Língua Portuguesa
Lhe explico, com permissão de sua paciência. Chegue‑se mais à luz, não receie o fumo. Nem tenha medo de queimar: não há outra maneira de me escutar. Minha voz se está enfraquecendo, mais débil ficando à medida que eu desfiar estas confidências. Enquanto ouvir estes relatos você se guarde quieto. O silêncio é que fabrica as janelas por onde o mundo se transparenta. Não escreva, deixe esse caderno no chão. Se comporte como água no vidro. Quem é gota sempre pinga, quem é cacimbo se esvapora. Neste asilo, o senhor se aumente de muita orelha. É que nós aqui vivemos muito oralmente. Tudo começa antes do antigamente.
COUTO, Mia. A varanda do frangipani. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
O gênero relato, referido no fragmento, adéqua-se àquilo que está sendo narrado por remeter a
- Literatura | 8. Obras Literárias
(FUVEST 2013 1° FASE) Em Viagens na minha terra, assim como em
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: .
Enunciado:
Leia um dos princípios da Declaração dos Direitos das Crianças e observe a imagem.
PRINCÍPIO 4
Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas, para ela e para a mãe.
Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/unicef/declaracao1.htm >Acesso em: 05 maio 2014.
Disponível em:<http://oglobo.globo.com/rio/flagrante-de-criancas-pedindo-dinheiro-nas-ruas-3494649>.
Acesso em: 16 mar.2014.
A) Descreva a cena retratada na imagem.
B) Explique por que a imagem está em desacordo com o princípio 4 da Declaração dos Direitos da Criança.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Abaixo, há uma foto de uma construção inca.
Esse tipo de construção foi possível graças