(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO) O colesterol total de uma pessoa é obtido pela soma da taxa do seu “colesterol bom“ com a taxa do seu “colesterol ruim”. Os exames periódicos, realizados em um paciente adulto, apresentaram taxa normal de “colesterol bom”, porém, taxa do “colesterol ruim” (também chamado LDL) de 280 mg/dL.O quadro apresenta uma classificação de acordo com as taxas de LDL em adultos.
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
(UESB) Um ponto material é lançado com velocidade V0 = 10,0 m/s, que faz um ângulo θ = 37° com a horizontal num local onde a aceleração da gravidade é constante e igual a 10,0 m/s². Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se sen 37° = 0,6 e cos 37°= 0,8, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Paródia
Texto base: O texto I é a primeira estrofe do “Poema de sete faces”, de Carlos Drummond de Andrade; o texto II é um trecho do poema “Com licença poética”, de Adélia Prado; e o texto III é um fragmento da canção “Até o fim”, de Chico Buarque. Texto I Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. ANDRADE, Carlos Drummond de. Poema de sete faces. Disponível em:
<www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond01.htm>. Acesso em: 8 ago. 2018. Adaptado. Texto II Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira. PRADO, Adélia. Com licença poética. Disponível em: <www.poesiaspoemaseversos.com.br/adelia-prado-poemas/>.
Acesso em: 8 ago. 2018. Adaptado. Texto III Quando eu nasci veio um anjo safado
O chato "dum" querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim. BUARQUE, Chico. Até o fim. Disponível em: <www.vagalume.com.br/chico-buarque/ate-o-fim-letras.html>.
Acesso em: 8 ago. 2018. Adaptado.
Enunciado:
A primeira estrofe do poema de Carlos Drummond de Andrade, publicado no livro Alguma Poesia, em 1930, foi parodiada por Adélia Prado e Chico Buarque.
Comparando os versos do “Poema de sete faces” aos trechos de “Com licença poética” e “Até o fim”, percebe-se que um dos elementos que provoca humor nas duas paródias é a:
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
Os moluscos bivalves (ostras e mexilhões) são organismos economicamente importantes como fonte de alimento para o homem, por possuírem alto valor nutritivo. Eles conseguem filtrar grandes volumes de água em poucas horas, daí serem comumente chamados "organismos filtradores", mas, em consequência, podem acumular no seu trato digestivo, altas concentrações de microorganismos e compostos químicos tóxicos, eventualmente presentes na água onde vivem, assim pondo em risco a saúde pública e exercendo grande impacto social e econômico nas áreas de sua criação.
Assinale a afirmação correta.
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Materiais:
- Livros de história diversos
- Desenho animado – Alice no país das maravilhas (o desenho animado)
- Papel sulfite branco
- Canetinhas de várias espessuras e cores
- Música: “Imaginação” – Marcos Valle
Desenvolvimento:
1 – Distribuir os livros para as crianças a fim de que elas explorem as imagens e criem as histórias.
2 – Depois de alguns minutos, sugerir que algumas das crianças contem as histórias para o grupo baseando-se a pena nas imagens.
3 – O professor poderá então escolher duas histórias dentre as apresentadas e realizar a leitura das mesmas.
4 – Neste momento é provável que surjam polêmicas quanto à veracidade da história e das histórias imaginadas pelas crianças. Este é o momento ideal para chamar a atenção das crianças para quantas histórias poderiam ser contadas com as mesmas imagens...
5 – O professor poderá então perguntar: por que será que isto acontece? Conduzir as perguntas até chegar no conceito de imaginação.
6 – O que é a imaginação? Tocar a música “Imaginação”:
IMAGINAÇÃO (Marcos Valle - Paulo Sérgio Valle)
O que eu quiser imaginar eu sou capaz / Eu sou capaz de imaginar que eu sou capaz /
De ver a lua brilhar de dia / E o sol encher a noite de alegria /
A imaginação fica dentro da cabeça / Com ela a gente faz o que bem quer /
Com ela eu olho prá dentro de mim / E vejo coisas lindas / Vejo o que eu quiser /
Tudo a gente pode de tudo / A gente é capaz /
Basta que a gente acredite em tudo / Que a gente faz /
Mas tudo na vida começa lá dentro da cabeça da gente /
Num lugar lá dentro / No meio dela / Onde vive a imaginação.
7 – Tudo que imaginamos pode um dia se tornar realidade. Foi assim com tudo o que existe no mundo: um dia alguém imaginou e se dedicou em transformar aquela ideia em realidade. A arte é pura imaginação! O artista imagina e escolhe meios para fazer sua imaginação se tornar realidade na obra que ele elabora. Quando a imaginação se torna algo concreto podemos dizer que criamos alguma coisa, no caso do artista, uma obra.
8 – O professor poderá então convidar os alunos a assistirem o filme Alice no país das maravilhas, o desenho animado dos estúdios Walt Disney.
9 – Numa roda de conversa as crianças poderão se manifestar sobre algo que o filme apresenta que fez com que elas pensassem na imaginação. O país das maravilhas é um país imaginário?
10 – E se o país das maravilhas pudesse ser de cada um de nós? Como ele seria? Vamos criar o nosso país das maravilhas? Neste momento o professor convidará as crianças a criar o desenho do seu próprio país das maravilhas:
- Quem mora lá?
- Onde ele fica?
- Como se chega lá?
- O que se come?
...e deixe as crianças criarem livremente.
Referências:
“Imaginação” – música de Marcos Valle:
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(FUVEST 2015 1ª FASE) As perspectivas ficaram mais pessimistas porque a seca atual do Sistema Cantareira é mais crítica que a de 1953, até então a pior da história e que servia de parâmetro para os técnicos dos governos estadual e federal.
O Estado de S. Paulo, 17/03/2014. Adaptado
Acerca da crise hídrica apontada no texto acima e vivida pela cidade de São Paulo e pela Região Metropolitana, é correto afirmar que a situação apresentada é de natureza, entre outras,