Parecia coisa de encanto. A gente deixava de ir uns poucos meses num lugar e quando aparecia lá ficava de boca aberta vendo tudo mudado: casas novas, negócios sortidos como os da Corte, igreja, circo de cavalinhos, botica, e o mato, o que é dele? Trem de ferro ia comendo tudo, tal e qual como na terra brava depois do roçado quando a plantação brota.
COELHO NETTO. Banzo. Porto: Lello e Irmão, 1912.
O relato do texto ressalta o uso da técnica como um instrumento para
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto base: 9716345
Texto para a questão A Menina que não falava Autor desconhecido. Certo dia, um rapaz viu uma rapariga muito bonita e apaixonou-se por ela. Como se queria casar com ela, no outro dia, foi ter com os pais da rapariga para tratar do assunto. —Essa nossa filha não fala. Caso consigas fazê-la falar, podes casar com ela, responderam os pais da rapariga. O rapaz aproximou-se da menina e começou a fazer-lhe várias perguntas, a contar coisas engraçadas, bem como a insultá-la, mas a miúda não chegou a rir e não pronunciou uma só palavra. O rapaz desistiu e foi-se embora. Após este rapaz, seguiram-se outros pretendentes, alguns com muita fortuna, mas ninguém conseguiu fazê-la falar. O último pretendente era um rapaz sujo, pobre e insignificante. Apareceu junto dos pais da rapariga dizendo que queria casar com ela, ao que os pais responderam: — Se já várias pessoas apresentáveis e com muito dinheiro não conseguiram fazê-la falar, tu é que vais conseguir? Nem penses nisso! O rapaz insistiu e pediu que o deixassem tentar a sorte. Por fim, os pais acederam. O rapaz pediu à rapariga para irem à sua machamba, para esta o ajudar a sachar. A machamba estava carregada de muito milho e amendoim e o rapaz começou a sachá-los. Depois de muito trabalho, a menina, ao ver que o rapaz estava a acabar com os seus produtos, perguntou-lhe: —O que estás a fazer? O rapaz começou a rir e, por fim, disse para regressarem a casa para junto dos pais dela e acabarem de uma vez com a questão. Quando aí chegaram, o rapaz contou o que se tinha passado na machamba. A questão foi discutida pelos anciãos da aldeia e organizou-se um grande casamento. Disponível em: <www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao>. Acesso em: 26 out. 2017. Vocabulário:
rapariga – moça, jovem
aceder – concordar, dizer que sim
sachar – afofar a terra
Enunciado:
A narração do texto é feita
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIT) Em vegetais, as taxas de fotossíntese e de respiração podem ser calculadas a partir da quantidade de gás oxigênio produzido ou consumido em um determinado intervalo de tempo.
O gráfico mostra as taxas de respiração e de fotossíntese de duas espécies de plantas, quando se varia a intensidade luminosa.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
( ) Se as duas espécies forem mantidas abaixo dos seus respectivos pontos de compensação fóticos, somente a espécie A sobreviverá.
( ) No ponto I, o volume do gás oxigênio produzido pela espécie B na fotossíntese é igual ao volume desse gás consumido na respiração.
( ) O oxigênio liberado na fotossíntese provém da transformação do gás carbônico liberado na respiração.
( ) Se a espécie A for mantida no intervalo de intensidade luminosa após o ponto II, ela poderá crescer.
( ) A espécie B é uma espécie umbrófita.
Com base nessa informação e após análise do gráfico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
- Arte | 1. Introdução
Nascido em 1935, José Francisco Borges ou J. Borges, como prefere ser chamado, é um dos mais expressivos artistas populares do Brasil. Considerado por Ariano Suassuna o maior gravador popular do país, o artista foi um dos ilustradores do calendário da ONU do ano de 2002. Autodidata, J. Borges publicou seu primeiro cordel em 1964, intitulado O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina, seguido de O Verdadeiro Aviso de Frei Damião Sobre os Castigos que Vêm, cuja publicação deu início à sua carreira de gravador. Na década de 1970, artistas plásticos, intelectuais e marchands passaram a encomendar suas xilogravuras, o que levou as imagens a ganharem cada vez mais autonomia em relação ao cordel. Desde então, o itinerário do artista vem se fortalecendo pela transmissão dos conhecimentos da xilogravura às novas gerações de sua família, com quem mantém a Casa de Cultura Serra Negra, no sertão pernambucano.
Disponível em: http://msn.onne.com.br. Acesso em: 21 maio 2010.
A xilogravura é um meio de expressão de grande força artística e literária no Brasil, especialmente no Nordeste brasileiro, onde os artistas populares talham a madeira, transformando-a em verdadeiras obras de arte. Com total liberdade artística, hoje já conquistaram espaço entre os diversos setores culturais do país, retratando cenas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNEB)
O DNA contém o código genético para todos os tipos de moléculas biológicas. Estudos revelam que o código contido nas moléculas de DNA também pode controlar a forma final de nanoestruturas inteiramente metálicas. Segmentos de DNA foram usados para dirigir o processo de formação de nanopartículas de ouro, dando-lhes os mais diversos formatos.O alfabeto do DNA contém quatro letras A, T, G e C, as iniciais de adenina, timina, guanina e citosina.As “palavras” são formadas segundo uma regra simples: A sempre se liga a T, e C sempre se liga a G.Experimentos mostraram que as fitas de DNA com sequências de “A” produzem nanopartículas redondas e rugosas. As sequências de “T” formam estrelas. As sequências de “C” geram discos planos. E, finalmente, as sequências de “G” formam hexágonos. Atualmente, nanopartículas de ouro são largamente utilizadas em medicina. (O DNA..., 2012).
A partir da análise das propriedades físicas das nanoestruturas metálicas, de formas geométricas diferenciadas pelo código contido nas moléculas de DNA, é correto afirmar:
- Física | 2.6 Hidrostática
Em dezembro de 2009 o navio Crystal Symphony esteve em Parintins, um dos principais destinos de navios no Amazonas. Com 55 000 toneladas e 250 metros de comprimento, ele é um dos mais espaçosos a navegar, e também um dos poucos a ostentar seis estrelas.
Na figura, o Crystal Symphony aparece ao fundo e, em primeiro plano, um navio de 30 metros de comprimento navega em sentido contrário, numa trajetória retilínea paralela à dele.
Considerando a densidade da água do rio Amazonas igual a 103 kg/m3 e g = 10 m/s2, é correto afirmar que, quando o Crystal Symphony está em equilíbrio nas águas desse rio, sua parte submersa desloca um volume de água, em m3, igual a: