A alteração apresentada no gráfico a partir da década de 1960 é reflexo da redução do seguinte indicador populacional:
Questões relacionadas
- Geografia | 2. Cartografia
(UEG) Observe a figura a seguir.
Os tipos de projeções cartográficas representados na figura são, respectivamente:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Maias usavam sistema de água eficiente e sustentável
Um estudo publicado recentemente mostra que a civilização maia da América Central tinha um método sustentável de gerenciamento da água. Esse sistema hidráulico, aperfeiçoado por mais de mil anos, foi pesquisado por uma equipe norte-americana. As antigas civilizações têm muito a ensinar para as novas gerações. O caso do sistema de coleta e armazenamento de água dos maias é um exemplo disso. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores fizeram uma escavação arqueológica nas ruínas da antiga cidade de Tikal, na Guatemala. Durante o estudo, coordenado por Vernon Scarborough, da Universidade de Cincinnati, em Ohio, e publicado na revista científica PNAS, foram descobertas a maior represa antiga da área maia, a construção de uma barragem ensecadeira para fazer a dragagem do maior reservatório de água em Tikal, a presença de uma antiga nascente ligada ao início da colonização da região, em torno de 600 a.C., e o uso de filtragem por areia para limpar a água dos reservatórios. No sistema havia também uma estação que desviava a água para diversos reservatórios. Assim, os maias supriam a necessidade de água da população, estimada em 80 mil em Tikal, próximo ao ano 700, além das estimativas de mais cinco milhões de pessoas que viviam na região das planícies maias ao sul. No final do século IX a área foi abandonada e os motivos que levaram ao seu colapso ainda são questionados e debatidos pelos pesquisadores. Para Scarborough é muito difícil dizer o que de fato aconteceu. “Minha visão pessoal é que o colapso envolveu diferentes fatores que convergiram de tal modo nessa sociedade altamente bem-sucedida que agiram como uma ‘perfeita tempestade’. Nenhum fator isolado nessa coleção poderia tê-los derrubado tão severamente”, disse o pesquisador à Folha de S. Paulo. Segundo ele, a mudança climática contribuiu para a ruína dessa sociedade, uma vez que eles dependiam muito dos reservatórios que eram preenchidos pela chuva. É provável que a população tenha crescido muito além da capacidade do ambiente, levando em consideração as limitações tecnológicas da civilização. “É importante lembrar que os maias não estão mortos. A população agrícola que permitiu à civilização florescer ainda é muito viva na América Central”, lembra o pesquisador.
Revista Dae. Disponível em: www.revistadae.com.br. Acesso em: 21 jun. 2013 (adaptado).
Os sistemas de água se desenvolveram, ao longo da história da Humanidade, com base nos recursos e nos conhecimentos de cada época e região. A reportagem apresenta um recorte sobre esse desenvolvimento e, de acordo com o texto,
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Romanos usavam redes sociais há dois mil anos, diz livro
Ao tuitar ou comentar em baixo do post de um de seus vários amigos no Facebook, você provavelmente se sente privilegiado por viver em um tempo na história em que é possível alcançar de forma imediata uma vasta rede de contatos por meio de um simples clique no botão “enviar”. Você talvez também reflita sobre como as gerações passadas puderam viver sem mídias sociais, desprovidas da capacidade de verem e serem vistas, de receber, gerar e interagir com uma imensa carga de informações. Mas o que você talvez não saiba é que os seres humanos usam ferramentas de interação social há mais de dois mil anos. É o que afirma Tom Standage, autor do livro Writing on the Wall – Social Media, The first 2.000 Years (Escrevendo no mural – mídias sociais, os primeiros 2 mil anos, em tradução livre).
Segundo Standage, Marco Túlio Cícero, filósofo e político romano, teria sido, junto com outros membros da elite romana, precursor do uso de redes sociais. O autor relata como Cícero usava um escravo, que posteriormente tornou-se seu escriba, para redigir mensagens em rolos de papiro que eram enviados a uma espécie de rede de contatos. Estas pessoas, por sua vez, copiavam seu texto, acrescentavam seus próprios comentários e repassavam adiante. “Hoje temos computadores e banda larga, mas os romanos tinham escravos e escribas que transmitiam suas mensagens”, disse Stand age à BBC Brasil. “Membros da elite romana escreviam entre si constantemente, comentando sobre as últimas movimentações políticas e expressando opiniões”.
Além do papiro, outra plataforma comumente utilizada pelos romanos era uma tábua de cera do tamanho e da forma de um tablet moderno, em que escreviam recados, perguntas ou transmitiam os principais pontos da acta diurna, um “jornal” exposto diariamente no Fórum de Roma. Essa tábua, o “iPad da Roma Antiga”, era levada por um mensageiro até o destinatário, que respondia embaixo da mensagem.
NIDECKER, F. Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 7 nov. 2013 (adaptado}.
Na reportagem, há uma comparação entre tecnologias de comunicação antigas e atuais. Quanto ao gênero mensagem, identifica-se como característica que perdura ao longo dos tempos o(a):
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
testify Amy Studt I’ve been cheating myself for too long.
Living as if I was going nowhere,
And I know it’s wrong,
I’ve been fighting myself for too long,
I try, really try to keep my head up high,
And I know it’s wrong,
And I should really know better,
But it’s been so long; [Chorus]
I know how I feel,
But I’m afraid to show it,
Inside it’s so real,
But no one else would know it,
The whole truth and no lies,
Cutting deeper, I can hear my soul cry,
Come on Testify, Come on Testify I’ve been lying to myself for too long,
Silence…. was my only comfort And I know it’s wrong,
But I can’t change the weather,
It’s been too long; [Chorus] To the friends that I’ve lost on the way,
To the friends I’ve been pushing away,
You could say that I’ve made it,
But I’m jaded
And inside I’m falling Available at: http://www.azlyrics.com/lyrics/amystudt/testify.html. Accessed on Jun 13, 2016.
Enunciado:
- a) Underline 4 sentences in the Present Perfect Continuous in the song:
- b) According to the song, how does the singer feel? Justify your answer in Portuguese.
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(MACKENZIE) Um homem daltônico e destro, filho de pai canhoto, casa-se com uma mulher de visão normal e canhota. O casal tem uma criança do sexo masculino, daltônica e destra. Considerando que o daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao X e o uso da mão esquerda é determinado por um gene autossômico recessivo, é correto afirmar que