A quem não basta pouco, nada basta.
EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:
Questões relacionadas
- Matemática | 14.2 Prisma
Uma fábrica que trabalha com matéria-prima de fibra de vidro possui diversos modelos e tamanhos de caixa-d’água. Um desses modelos é um prisma reto com base quadrada. Com o objetivo de modificar a capacidade de armazenamento de água, está sendo construído um novo modelo, com as medidas das arestas da base duplicadas, sem a alteração da altura, mantendo a mesma forma.
Em relação ao antigo modelo, o volume do novo modelo é:
- História | 3.2 Era Vargas
Fugindo à luta de classes, a nossa organização sindical tem sido um instrumento de harmonia e de cooperação entre o capital e o trabalho. Não se limitou a um sindicalismo puramente “operário”, que conduziria certamente a luta contra o “patrão”, como aconteceu com outros povos.
FALCÃO, W. Cartas sindicais. In: Boletim do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
Rio de Janeiro, 10 (85), set. 1941 (adaptado).
Nesse documento oficial, à época do Estado Novo (1937- 1945), é apresentada uma concepção de organização sindical que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Faça um esforço e tente imaginar um dia inteiro sem qualquer relógio para marcar o tempo. O primeiro desafio é livrar-se do despertador: será que sem ele você e as outras pessoas da sua família conseguiriam levantar da cama no horário habitual? Depois, você conseguiria chegar para a aula sem estar muito adiantado ou atrasado? E, na escola, como seria definida a hora do recreio? E a duração dele? E a hora da saída? Certamente, algumas pessoas ficariam perdidas no tempo sem o relógio. Há, porém, aqueles que observam mais a natureza e, de alguma forma, se aproveitariam disso para organizar o dia sem o ritmo marcado pelo tic-tac. Foi exatamente assim, observando a natureza, que os povos antigos inventaram seus relógios.
Assinale as alternativas que contêm os instrumentos inventados pelos povos antigos para a contagem do tempo
- História
Considere as afirmações abaixo sobre as razões que levaram os portugueses a adotar o açúcar como produto agrícola básico de exportação do Brasil Colonial (1530-1822).
I. As condições geográficas do Brasil eram favoráveis ao desenvolvimento da lavoura canavieira, devido ao clima tropical quente e úmido e ao solo relativamente fértil no litoral.
II. O açúcar era um produto de grande aceitação no mercado europeu e poderia proporcionar grandes lucros à metrópole portuguesa, tendo em vista a potencialidade que sua nova colônia apresentava para a lavoura canavieira.
III. Apesar de já comercializar açúcar na Europa, Portugal ainda não tinha experiência na sua produção, decidindo, assim, iniciar essa nova atividade econômica nas terras há pouco descobertas na América.
IV. Portugal desejava rivalizar com os holandeses, que eram inimigos da Coroa Lusitana e dominavam o refino e o comércio do açúcar na Europa; posteriormente, os holandeses, inclusive, invadiriam as zonas produtoras brasileiras de açúcar.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa la imagen y a continuación señala la alternativa correcta.
Disponible en: http://navegaconisica.blogspot.com.br/. Acceso: 10 abr. 2012.