Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela
Questões relacionadas
- Matemática | 14.3 Pirâmide
Considere a pirâmide oblíqua da figura, em que a projeção ortogonal do vértice E sobre a base quadrada ABCD está sobre o ponto médio da aresta AB.
Assinale a alternativa que representa a projeção ortogonal das arestas laterais EA, EB, EC e ED sobre a base quadrada ABCD.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(IFAL) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) à seguir, considere o texto abaixo.
Minha vida
Minha vida
não é tempo que corre
do meu natal
à minha morte
Minha vida é o meu dia de natal
- Dia da minha morte
In:COOPER, Jorge. Poesia Completa. Maceió: Cepal, 2010, p. 41.
No poema, aparecem os vocábulos “vida” e “morte”, que, sendo antônimos, contribuem para o desfecho paradoxal expresso nos dois últimos versos. Quanto às relações semânticas dos pares de palavras abaixo, qual das alternativas apresenta um erro?
- Ciências - Fundamental | 12. O Solo
Um agricultor percebeu que boa parte de suas terras estava improdutiva por apresentar um solo pobre em nutrientes e bastante compactado. Um especialista contratado pelo fazendeiro recomendou que restos de podas de árvores, sobras da colheita e capim cortados na fazenda fossem utilizados na produção de húmus com a inclusão de minhocas. Depois de pronto, o húmus e as minhocas deveriam ser espalhados sobre o terreno a ser recuperado. Posteriormente, restos de novas podas e capim poderiam ser espalhados diretamente sobre a área. Assim, após algum tempo, o fazendeiro poderia utilizá-la novamente para o cultivo.
As minhocas foram incluídas na estratégia do especialista porque
- Física | 2.4 Gravitação Universal
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia a tirinha a seguir e responda à(s) questão(ões).
Com base no diálogo entre Jon e Garfield, expresso na tirinha, e nas Leis de Newton para a gravitação universal, assinale a alternativa correta.
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Uma pesquisa realizada em quatro escolas de uma cidade verificou o Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos e usou esses resultados para organizá-los nas seguintes categorias: baixo peso, peso normal, pré-obesidade, obesidade de grau I, obesidade de grau II e obesidade de grau III. Os dados obtidos estão apresentados na tabela.
Escola 1
Escola 2
Escola 3
Escola 4
Escola 5
Baixo peso (IMC N 18,5)
250
120
100
150
210
Peso normal (18,5 ≤ IMC < 25)
330
250
330
420
340
Pré-Obesidade (25 ≤ IMC < 30)
90
110
90
80
70
Obesidade de grau I (30 ≤ IMC < 35)
80
70
110
80
50
Obesidade de grau II (35 ≤ IMC < 40)
30
20
20
10
30
Obesidade de grau III (IMC ≥ 40)
10
5
15
20
30
De acordo com os dados, qual é a escola que está com a maior quantidade de crianças com o peso acima do normal?