A dinâmica hidrológica expressa no gráfico demonstra que o processo de urbanização promove a
Questões relacionadas
- Biologia
(Uesb) O gráfico representa duas curvas representando o crescimento de dois grupos animais: os vertebrados e os artrópodos.
Com base nas informações do gráfico e nos conhecimentos a respeito do tema, é correto afirmar:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UESB)
O gráfico representa a intensidade da força elástica aplicada por uma mola em função de sua deformação. Dessa forma, o trabalho realizado pela força F entre x igual a 1,5 m e x igual 2,8 m, em J, é igual a
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa.
No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc.
No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.
CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.
As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Aponte uma das razões que favoreceu a implantação do regime monárquico no Brasil, após a independência.
- História | 2.1 Primeiro Reinado(UFPA) Mesmo antes da ruptura da colônia brasileira com a metrópole portuguesa em 1822, José Bonifácio de Andrada e Silva já admitia que seria muito difícil:[...] a liga de tanto metal heterogêneo, como brancos, mulatos, pretos livres e escravos, índios, etc., em um corpo sólido e político.SILVA, Ana Rosa Cloclet da. Construção da nação e escravidão no pensamento de José Bonifácio: 1783-1823.Campinas, SP: Ed. da Unicamp,1999. p. 178.Na presente fala do “Patriarca da Independência” em relação à sociedade brasileira, é importante observar que existe uma preocupação de ordem social na construção da Nação brasileira. Bonifácio considerava que a