(ENEM 2018 1º APLICAÇÃO) A tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe, para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestígio não significa poder, e os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra.
CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado).
O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UNEB) Bastante consumida no Brasil, a linguiça frescal está no barzinho da esquina e na mesa dos brasileiros. Mas a qualidade do produto varia de região para região, devido aos diferentes métodos de processamento empregados, principalmente se for preparado de modo artesanal, linguiça caseira. Nesta, os sais de cura, compostos adicionados a carnes com finalidade bactericida e também para dar-lhes cor e sabor atraentes, não conseguem controlar, mesmo sob refrigeração, a bactéria patogênica Staphylococcus aureus, comum em contaminações nesse tipo de alimento. Os níveis de sal de cura usados em linguiças, como o nitrito e o nitrato de sódio, são insuficientes para combater S. aureus. Mas, como ainda não se tem espécies químicas com ação bactericida igual ou superior à do nitrito, nesse tipo de produto para combater essa e outras bactérias, como a Salmonella, a espécie química ainda é empregada. A higiene passa a ser então, segundo o pesquisador, um item essencial para evitar que a linguiça caseira seja contaminada durante o processo de produção. A ‘cura de carnes’ é um procedimento cujo fim é conservar a carne por um tempo maior a partir da adição de sais, açúcar, condimentos e compostos que fixam a cor, conferem aroma agradável e evitam contaminação. Entre esses, estão os nitratos e nitritos, que dão cor avermelhada ao alimento e funcionam como agente bacteriostático.
(PERIGO oculto, 2009, p. 60-61).
A respeito da organização celular característica dos organismos citados no texto, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
A imagem a seguir ilustra uma moeda circular com um octógono inscrito.
A medida do ângulo externo do polígono inscrito na moeda, em destaque, mede:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A resistência mecânica S de uma viga de madeira, em forma de um paralelepípedo retângulo, é diretamente proporcional à sua largura (b) e ao quadrado de sua altura (d) e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os suportes da viga, que coincide com o seu comprimento (x), conforme ilustra a figura. A constante de proporcionalidade k é chamada de resistência da viga.
BUSHAW, D. et al. Aplicações da matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.
A expressão que traduz a resistência S dessa viga de madeira é:
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Data-Show)
- Materiais variados como: papéis coloridos de várias gramaturas, texturas, estampas, tintas coloridas variadas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, cola alto relevo, papéis de bala, tecidos, E.V.A, tampinhas, linhas, etc .
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Pratinhos de papel
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá reproduzir imagens (data-show) de alguns trabalhos de artistas, mostrando para as crianças as outras formas que eles empregam as cores, sem ser nas pinturas, e os diversos materiais utilizados por eles.
Disponível: https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pratos-9346
https://www.escritoriodearte.com/artista/candido-portinari/estrela-3196
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/2009/06/picasso-y-la-ceramica.htm
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/search/label/Artistas
https://catracalivre.com.br/arquivo/artista-cria-obras-de-arte-em-3d-a- partir-de-tirinhas-de-papel/
- O professor vai falar um pouco sobre o artista Aldemir Martins e sobre a obra que vai ser trabalhada.
Disponível:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldemir_Martins
https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pavao-7922
Serigrafia sobre papel
1995 - 70 x 100 cm
- Este trabalho deve ser feito individualmente.
- O professor vai colocar as carteiras em forma de U, dentro da sala .
- O professor deverá imprimir a imagem do “Pavão – Aldemir Martins” em tamanho grande e colocar na frente do quadro para melhor visualização das crianças.
- Instrua as crianças a observar a imagem e os detalhes que ela possui. Observar as cores, formas, texturas, etc.
- Distribua os pratinhos de papel, cola e tesoura para cada criança.
- Instrua sempre as crianças sobre o manuseio da tesoura e cola.
- Peça as crianças para fazerem um desenho livre, se inspirando na obra que está exposta.
- Esta atividade é bem legal pois mostra como cada criança enxerga esta obra.
- Instrua as crianças sobre o tamanho do desenho e o enquadramento deste, dentro do pratinho.
- Depois do desenho pronto, coloque todos os materiais disponíveis em cima de uma mesa grande, no centro da roda, e deixe as crianças escolherem os materiais que vão usar para fazer o acabamento do desenho na releitura desta obra.
- Fale com os alunos para fazer a colagem dos materiais no trabalho somente depois de ter definido o local .
- Incentive-as a misturar colagens com desenhos misturando os materiais para ficar uma composição bem legal.
- Depois de pronto, peça as crianças para assinar seu trabalho, dar um nome para seu pavão.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/421790321321279473/
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/437341813808014555/
EXPERIÊNCIA NA ARTE
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
O planeta ficou pequeno para o Homem! Depois da conquista da Terra, chegou a vez do espaço. (...)
Um objeto pesado, de forma irregular e denominado satélite deu partida a uma guerra que impulsionou o desenvolvimento da ciência e da tecnologia: a guerra da disputa pelo espaço.
O termo satélite vem do latim satélites ou satellitis, que significa “corpo que gravita”. Daí a necessidade de diferenciação inicial entre satélites naturais (corpos celestes) e artificiais, que são os engenhos construídos pelo homem. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinônimo para “satélite artificial”.
Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do Sistema de Posicionamento Global – que é o sistema de localização por satélites, popularmente conhecido como GPS –, satélites de comunicações, científicos, militares e uma grande quantidade de lixo espacial. Ou seja, não se deve referir a satélites apenas como um meio de transporte de dados ou de mapear ou espionar o sistema terrestre.
MIRANDA, Giovani V. O espaço dos satélites. Revista Toque da Ciência, 06 jun 2010.
Disponível em:< http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/projetos/revista/index.php/memoria/23-o-espaco-dos-satelites> Acesso em: 18 jul. 2013.
O texto permite inferir que a tecnologia produzida para atender as demandas da Guerra Fria