O comércio soube extrair um bom proveito da interatividade própria do meio tecnológico. A possibilidade de se obter um alto desenho do perfil de interesses do usuário, que deverá levar às últimas consequências o princípio da oferta como isca para o desejo consumista, foi o principal deles.
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003 (adaptado).
Do ponto de vista comercial, o avanço das novas tecnologias, indicado no texto, está associado à
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El imperio eres tú
Javier Moro nos cuenta los prolegómenos de su obra, El imperio eres tú, donde narra los desasosiegos de Pedro I como emperador de Brasil.
—¿Por qué Brasil? ¿Por qué Pedro I?
—A mí siempre lo que más me extrañó fue que no hubiera más escritos sobre Pedro I. Se trata del fundador de la patria, un personaje tan atractivo, tan contradictorio, tan dramático, tan literario. Pero resulta que no. Se ha escrito mucho sobre él, por historiadores, pero no aparecía un libro que contara la épica de la independencia del Brasil y de la historia fabulosa de esta familia portuguesa, de manera global.
—¿Le parece que la historia del Brasil es toda literaria?
—Mucho, porque es un país con tantísimo contraste, con una historia absolutamente increíble. Piense que la familia real portuguesa constituye un único caso en la historia europea en que una familia real se muda a las colonias; y al hacerlo, convierte a Río de Janeiro en capital del Imperio. Yo si hubiera hecho este libro como novela pura, estoy seguro de que me lo hubieran tirado por la cabeza. Si me lo hubiera inventado, no me lo hubieran admitido. Todo es literario. Lo que quiero decir es que, en este caso, la historia de él era especialmente literaria, los padres que tiene, la madre como era...
—¿Qué hubiera ocurrido si los portugueses hubieran conquistado toda América Latina? ¿Sería todo distinto?
—Sería, creo, un continente más unido. Brasil acabaría como los otros países de la América Española, o sea disgregándose en multitud de países pequeños porque había grandes tensiones indigenistas que no estallaron en Brasil por la mudanza de la familia real. Esa fue la gran diferencia. Si Carlos IV hubiera ido a México le aseguro q ue las fronteras latinoamericanas hoy, de los países de habla hispana, serían muy distintas. A lo mejor no habría un solo país, pero habría dos, tres o cuatro.
—Le gustan los temas ignotos, poco explorados...
—Sin quererlo me he especializado en historias verídicas, que han ocurrido y que están medio olvidadas.
Internet:letralia.com (con adaptaciones).
Con base en el texto precedente, juzgue lo siguiente ítem.
Se puede sustituir «Si Carlos IV hubiera ido a México» (localizado en el séptimo párrafo) por hubiese ido, sin que ello suponga ninguna alteración morfosintáctica, ni semántica.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
INGLESA RESPONDE PELO FACEBOOK A MENSAGEM ENCONTRADA EM GARRAFA
Garrafa foi jogada no mar quando dono tinha apenas 14 anos. Inglesa encontrou mensagem em praia ao sul da Inglaterra.
Do G1, em São Paulo, 27/04/2010
Quando tinha 14 anos, o belga Olivier Vandevalle escreveu uma mensagem no seu caderno, colocou-a dentro de uma garrafa e jogou ao mar enquanto navegava com a família no sul da Inglaterra. Após 33 anos, a garrafa é encontrada e o homem, com 47 anos, é encontrado por meio do Facebook.
A inglesa Lorraine Yates encontrou a garrafa com a mensagem em uma praia da cidade de Swanage. Em vez de responder a carta utilizando o endereço escrito nela, a mulher conseguiu encontrar Vandevalle utilizando a rede social.
Ao receber uma mensagem, o belga disse que a primeira reação foi negar que a mensagem na garrafa era dele. “Quando coloquei a garrafa no mar, jamais imaginei onde ela poderia parar”, contou Vandevalle ao jornal britânico Daily Mail. “Eu nem lembrava mais dela, quando uma mulher me envia um e-mail dizendo que havia encontrado minha mensagem. É uma experiência incrível, não consigo nem imaginar por onde a garrafa passou ou se esteve enterrada na areia.”
A mensagem colocada na garrafa há 33 anos dizia que Vandevalle era “um garoto de 14 anos e minha casa é na Bélgica. Estou navegando em um barco de 18 metros de comprimento chamado Tamaris. Enquanto escrevo esta carta, passamos por Portland Bill na costa sul da Inglaterra. Partimos nesta manhã”.
Vandevalle, hoje pai de dois filhos, contou ter ficado surpreso e emocionado com tudo o que aconteceu.
BORGATTO, Ana Trinconi. Língua Portuguesa Projeto Ápis.Editora Ática: São Paulo, 2011
Identifique na notícia duas palavras que iniciam com "L" e duas que terminam com "L".
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
A urbanização é um processo que apresentou considerável intensificação com o advento da revolução industrial. Desde então, as cidades passaram a concentrar cada vez mais pessoas, atividades e mercadorias, produzindo importantes alterações na natureza local. O clima urbano atesta um aspecto dessas alterações, fato evidenciado de maneira clara na poluição do ar das grandes cidades. Quanto à poluição do ar nas grandes cidades, é INCORRETO afirmar:
- Inglês - Fundamental | 09. Food: Contable and Uncountable (Comida: Contáveis e Incontáveis)
Texto base: .
Enunciado:
TEXT 7
Strawberry Smoothie
This tastes great with fresh fruit, but can also be made with frozen fruit. If you don't have any strawberries on hand, use any other type of fruit you find tasty!
Prep time: 10 minutes
Ingredients:
½ c. vanilla soy yogurt
½ c. strawberries
2 ice cubes
2 tsp. vanilla extract
Utensils:
blender (you'll need help from your adult assistant)
measuring cups
measuring spoons
Directions:
Blend all ingredients in a blender until smooth.
Serves: 1
Serving size: 1 cup
Available at: http://kidshealth.org/kid/recipes/vegetarian/li_strawberry_smoothie.html#cat20241. Accessed on Oct 28 th 2011.
Classify the ingredients into countable and uncountable nouns.
1. yogurt – ____________________________________________________________________
2. strawberry – _________________________________________________________________
3. ice cubes – __________________________________________________________________
4. vanilla extract - _______________________________________________________________
Inglês - Fundamental | 09. Food: Contable and Uncountable (Comida: Contáveis e Incontáveis)Texto base: .
Enunciado:
TEXT 7
Strawberry Smoothie
This tastes great with fresh fruit, but can also be made with frozen fruit. If you don't have any strawberries on hand, use any other type of fruit you find tasty!
Prep time: 10 minutes
Ingredients:
½ c. vanilla soy yogurt
½ c. strawberries
2 ice cubes
2 tsp. vanilla extract
Utensils:
blender (you'll need help from your adult assistant)
measuring cups
measuring spoons
Directions:
Blend all ingredients in a blender until smooth.
Serves: 1
Serving size: 1 cup
Available at: http://kidshealth.org/kid/recipes/vegetarian/li_strawberry_smoothie.html#cat20241. Accessed on Oct 28 th 2011.
Classify the ingredients into countable and uncountable nouns.
1. yogurt – ____________________________________________________________________
2. strawberry – _________________________________________________________________
3. ice cubes – __________________________________________________________________
4. vanilla extract - _______________________________________________________________
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulaxcatenella. [...] A acelerada reprodução e aglomeração das algas dinoflageladas, com proporcional extenuação (morte) delas,desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local,liberando substâncias tóxicas em alta concentração, capaz de envenenar a água e os organismos ali viventes, por exemplo,a morte em larga escala de peixes e moluscos.
O fenômeno da Maré Vermelha e sua consequência no ecossistema marinho pode ser classificado, como uma relação ecológica do tipo: