A miscigenação que largamente se praticou aqui corrigiu a distância social que de outro modo se teria conservado enorme entre a casa-grande e a mata tropical; entre a casa-grande e a senzala. O que a monocultura latifundiária e escravocrata realizou no sentido de aristocratização, extremando a sociedade brasileira em senhores e escravos, com uma rala e insignificante lambujem de gente livre sanduichada entre os extremos antagônicos, foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais da miscigenação.
FREYRE, G. Casa-grande & senzala. Rio de Janeiro: Record, 1999.
A temática discutida é muito presente na obra de Gilberto Freyre, e a explicação para essa recorrência está no empenho do autor em
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- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
Eu tenho uma ligação, digamos, forte com tecido, tudo que eu faço tem uma cara de “feito de pano” ou “fashion”, mesmo que seja digital. Bom, eu trabalho com moda. Nunca havia colocado aqui uma amostra do que faço diariamente – desenhos que serão exibidos na blusa de alguma mulher por aí.
Por norma da empresa, toda estampa tem alguma coisa escrita. É nesse ponto que a coisa pára. É a parte mais difícil do processo. Porque muitas vezes o desenho fala por si, não precisa de letras para ser absorvido.
Daí surge uma questão, que já debati com algumas pessoas: porque na nossa cultura as letras têm mais importância do que as imagens? Por que uma imagem tem que ser justificada por um texto? Uma imagem fala muita coisa, tanta coisa que um texto não é suficiente para apreendê-la em sua totalidade. O texto encera a questão da imagem e na maioria das vezes influencia na percepção que se terá dela. Imagem é pra ser olhada e sentida, interpretada e absorvida de maneira diferente por cada um que a olha.
Como designer eu não deveria estar falando isso, afinal se uma das pretensões do design é persuadir o texto é essencial. Deve ser o meu lado “artista” que questiona…
Aqui, na moda, uma das saídas para resolver o problema do texto é usar letras de músicas, eu geralmente uso músicas da Madonna. A da estampa aí de cima é Little Star e não interpreta a imagem.
http://liquidificador.wordpress.com/2007/06/15/%E2%80%A2-moda/
Converse com a turma a respeito do assunto texto e imagem, investigue sobre o que os alunos pensam sobre essa relação, fale sobre a questão abordada pela designer que escreveu o texto acima, pergunte a eles o que pensam a respeito, sobre a necessidade de uma imagem vir acompanhada de um texto quando se trata de uma estampa de roupa. Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre esse tema, que procurem em revistas e jornais, imagens de estampas e confiram se elas na maioria das vezes estão associadas a um texto, eles podem inclusive conferir nas próprias roupas.
Abra uma roda de discussão para que os alunos possam compartilhar o material coletado, e discutirem a respeito, peça que observem se a relação entre a imagem e o texto é sempre muito explícita. Após a discussão, proponha aos alunos que criem algumas estampas em que essa relação entre imagem e texto não seja explícita, mas que leve o observador a pensar. Para a execução do trabalho, os alunos poderão usar lápis de cor, giz de cera, caneta hidrográfica, tinta guache, aquarela, etc.
No final dos trabalhos, peça que cada um escolha a estampa que mais gostou, passe para o meio digital e imprima em papel transfer, que é próprio para passar para tecido, como esse tipo de papel é geralmente uma película transparente, oriente os alunos a escolherem uma camisa branca.
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
Na eletrização por atrito entre dois corpos, um dos corpos fica carregado com carga
elétrica positiva e o outro com carga elétrica negativa. A série triboelétrica apresentada na tabela indica a tendência dos materiais de doar ou receber elétrons.
De acordo com a tabela, na eletrização por atrito
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Na aula sobre morfologia vegetal, os alunos foram levados ao pátio da escola, para analisar um pé de Mussaenda alicia, ou mussaenda-rosa-arbustiva. A professora chamou a atenção dos alunos para algumas características da planta, cuja foto encontra-se a seguir.
Além das folhas e do tronco, os alunos observaram estruturas cor-de-rosa e, no interior delas, as amarelas. A partir da observação, levantaram hipóteses sobre tais estruturas.
Assinale a alternativa que contém a definição e o argumento corretos para a hipótese levantada.
- Ciências - Fundamental | 12. O Solo
Texto base: Observe atentamente o gráfico a seguir que mostra a relação entre a distribuição da cobertura vegetal relacionada a variações de temperatura e precipitações pluviométricas (das chuvas).
A diversidade de climas e de formações vegetais. Disponível em: <http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/climas.htm>. Acesso em: 28 mar. 2015
Enunciado:
a) Estabeleça uma relação que diferencia a formação vegetal na zona quente e úmida comparando-a com a formação vegetal da zona fria e seca.
b) Qual apresenta maior biodiversidade, a zona temperada úmida ou a zona quente úmida? Busque elementos no gráfico para a sua explicação.
- História - Fundamental | 06.3.As primeiras cidades.
As primeiras cidades, como Ur e Babilônia, foram construídas cerca de 3 000 anos antes da era cristã, na Mesopotâmia, região dos vales dos rios Tigre e Eufrates, no atual Iraque. Outras cidades surgiram nessa época, quase sempre associadas a grandes rios, que proporcionavam terras férteis e irrigação, garantindo a produção necessária de alimentos para abastecê-las. Para nosso referencial atual, eram cidades pequenas, mas, para a época, tratava-se de grandes aglomerações. Calcula-se que, por volta de 2500 a.C., Ur chegou a ter 50 mil habitantes e Babilônia, 80 mil.
http://www.scipione.com.br/ap/ggb/unidade7_c1_a01.htm
Antes do surgimento das cidades os homens se organizavam de outras formas. Sobre essas organizações, responda
Como era o modo de vida dos homens antes do surgimento das aldeias?