As soluções de hipoclorito de sódio têm ampla aplicação como desinfetantes e alvejantes. Em uma empresa de limpeza, o responsável pela área de compras deve decidir entre dois fornecedores que têm produtos similares, mas com diferentes teores de cloro.
Um dos fornecedores vende baldes de 10 kg de produto granulado, contendo 65% de cloro ativo, a um custo de R$ 65,00. Outro fornecedor oferece, a um custo de R$ 20,00, bombonas de 50 kg de produto líquido contendo 10% de cloro ativo.
Considerando apenas o quesito preço por kg de cloro ativo e desprezando outras variáveis, para cada bombona de 50 kg haverá uma economia de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. Jack Foster é um garoto de dez anos, londrino, que sonha viver grandes aventuras, mas claro que ele, e menos ainda eu, esperava uma fábula moderna e absolutamente intrigante que é esse livro. Certo dia nas férias do colégio interno, Jack, seguindo um completo estranho que se passava por ‘espiritualista’, encontra uma porta que o leva para Londinum; um paralelo de Londres repleto de máquinas, magia e perigo. Esse steampunk de Emma Trevayne nos apresenta um mundo onde não se encontra ninguém do qual o corpo seja totalmente de carne e osso, os que não são totalmente máquinas magicamente animadas são híbridos de metal e engrenagens. Disponível em: <http://www.livrosecitacoes.com/category/infanto-juvenil/>. Acesso em: 31 out. 2014.
Enunciado:
Levando-se em consideração que um texto é escrito para atingir um objetivo e um público alvo, o propósito do texto é
- Matemática
Um reservatório de água tem o formato de um cilindro reto de volume igual a 54 π m³. Supondo que esse cilindro está inscrito em um cubo de aresta igual ao dobro do raio, o volume desse cubo, em m³, é igual a:
- Língua Portuguesa
MÃOS
Mãos de veludo, mãos de mártir e de santa,
o vosso gesto é como um balouçar de palma;
o vosso gesto chora, o vosso gesto geme, o vosso gesto canta!
Mãos de veludo, mãos de mártir e de santa,
rolas à volta da negra torre da minh’alma.
Pálidas mãos, que sois como dois lírios doentes,
Caridosas Irmãs do hospício da minh’alma,
O vosso gesto é como um balouçar de palma,
Pálidas mãos, que sois como dois lírios doentes...
Mãos afiladas, mãos de insigne formosura,
Mãos de pérola, mãos cor de velho marfim,
Sois dois lenços, ao longe, acenando por mim,
Duas velas à flor duma baía escura.
Mimo de carne, mãos magrinhas e graciosas,
Dos meus sonhos de amor, quentes e brandos ninhos,
Divinas mãos que me heis coroado de espinhos,
Mas que depois me haveis coroado de rosas!
Afilhadas do luar, mãos de rainha,
Mãos que sois um perpétuo amanhecer,
Alegrai, como dois netinhos, o viver
Da minha alma, velha avó entrevadinha.
(Obras poéticas, 1968.)
Na última estrofe do poema, os termos “Afilhadas do luar”, “mãos de rainha” e “Mãos que sois um perpétuo amanhecer” funcionam, no período de que fazem parte, como:
- História - Fundamental | 09. Nordeste Açucareiro
Para resolver a questão, leia o trecho retirado do livro de Mário Maestrini.
A feliz convivência entre batavos e luso-nordestinos durou pouco. Rompeu-se quando a Companhia passou a pressionar crescentemente sua galinha dos ovos de ouro – a Nova Holanda. A maior taxação do açúcar e dos transportes e a ameaça de execução dos engenheiros insolventes terminaram levando a elite pernambucana do mais desenfreado colaboracionismo ao mais indigno nacionalismo.
MAESTRI, Mário. Uma história do Brasil: colônia. São Paulo: Contexto, 1997. p. 104.
O nacionalismo da elite colonial nordestina ficou evidente a partir do momento em que
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Comparação de flora intestinal de crianças italianas e africanas indica que a dieta ocidental, pobre em fibras e rica em sacarose, pode aumentar o risco de problemas alérgicos, problemas inflamatórios e obesidade. Ao analisar dois grupos de crianças — europeias e africanas —, levando em consideração a dieta a que são submetidas, muitos apostariam que as do velho continente teriam uma alimentação mais saudável do que as africanas. Publicado na PNAS, um estudo mostrou que pode não ser bem assim. No Departamento de Farmacologia Pré-Clínica e Clínica da Universidade de Florença, pesquisadores compararam as bactérias intestinais de 14 crianças saudáveis da etnia mossi, do vilarejo de Boulpon, em Burkina Fasso, e de 15 crianças igualmente saudáveis de Florença, na Itália, ambos os grupos com faixa etária entre um e seis anos. A análise de amostras fecais mostrou que as crianças africanas — cuja dieta é predominantemente vegetariana, baseada em fibras, legumes e cereais — têm a flora intestinal mais rica em micro-organismos, que ajudam na digestão, e a presença menor daqueles associados à obesidade em adultos.
(ANTUNES, 2010).Mesmo que uma dieta alimentar forneça combustível em quantidade satisfatória, ela pode ser completamente inadequada no tocante às matérias-primas para o crescimento, desenvolvimento e a manutenção dos mecanismos celular e metabólico. A respeito desse tema, pode-se inferir: