Com o objetivo de reformar os tambores cilíndricos de uma escola de samba, um alegorista decidiu colar adereços plásticos na forma de losango, como ilustrado na Figura 1, nas faces laterais dos tambores. Nesta colagem, os vértices opostos P e Q do adereço deverão pertencer às circunferências do topo e da base do tambor cilíndrico, respectivamente, e os vértices opostos R e S deverão coincidir após a colagem do adereço no tambor, conforme ilustra a Figura 2. Considere que o diâmetro do cilindro correspondente ao tambor meça 0,4 metro. Utilize 3,1 como aproximação para
A diagonal RS do adereço a ser confeccionado pelo alegorista deve medir, em metro:
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(EEWB) Observe atentamente a imagem e o texto a seguir:
O personagem Homem Aranha criado por Stan Lee e Steve Ditko na década de 60, encontra-se, junto com o Super Homem (Joe Shuster e Jerry Siegel, 1938) e o Batman (Bob Kaine, 1939) entre os mais populares desenhos em quadrinhos.
“Diferente dos demais heróis, ele vende fotos do HomemAranha para o Clarim Diário. Seus motivos, porém, são altruístas: ele ajuda a tia viúva e idosa a pagar as contas, principalmente com os remédios. É, portanto, um dos superheróis mais humanizados das histórias em quadrinhos, o que o levou a um sucesso estrondoso e a uma competição direta de popularidade com ícones do nível de Super Homem e Batman.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/homem-aranha
O personagem Peter Parker adquire seus poderes ao ser picado por uma aranha modifi cada geneticamente. O veneno da maioria das aranhas é composto basicamente por enzimas e moléculas biologicamente ativas produzidas por glândulas situadas no cefalotórax. Supondo que essas substâncias tenham a capacidade de atravessar a membrana plasmática da célula, qual das estruturas abaixo teria a capacidade de transformar permanentemente um ser vivo, de forma que o mesmo adquira características diferentes das herdadas do(s) progenitor(es):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Cogumelo que emite luz
Um grupo de cientistas da USP e de universidades americanas encontrou, no Piauí, um cogumelo que emite luz e que tinha sido avistado pela última vez há quase 170 anos. Maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo, o Neonothopanusgardneri foi tema da Revista Mycologia. A classificação foi feita pelo botânico George Gardner, quando viu garotos brincando com o que pensou serem vaga-lumes nas ruas de uma vila onde hoje fi ca a cidade de Natividade, em Tocantins.
Chamado ainda hoje pela comunidade local de flor de coco , as buscas por essa espécie luminosa acontecem em noites de lua nova, com as lanternas desligadas.
Uma das teses consideradas para o fenômeno é a de que a luz é emitida para atrair insetos noturnos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Outra diz que a luz atrai insetos predadores que atacam insetos menores que se alimentam do fungo.
Existem 71 espécies de fungos que emitem luz, 12 estão presentes no Brasil.
(Adaptado de: “Cogumelo que emite luz”. Revista Quanta. Ed. Segmento.)
O texto afirma que as buscas por essa espécie luminosa de fungos acontecem em noites de lua nova. Isso ocorre porque
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Brasis
Tem um Brasil que é próspero
Outro não muda
Um Brasil que investe
Outro que suga...
Um de sunga
Outro de gravata
Tem um que quer amor
E tem o outro que mata
Brasil do ouro
Brasil da prata...
Tem um Brasil que é lindo
Outro que pede
O Brasil que dá
É igualzinho ao que pede...
Pede paz, saúde
Trabalho e dinheiro
Pede pelas crianças
Do país inteiro
MOURA, Gabriel; Seu Jorge Cru.
CP ST2, 2005 (Fragmento)
(A) Qual é a crítica que a canção apresenta?
(B) Justifique o título da canção: “Brasis”.
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A imagem a seguir, de Eadweard Muybridge, corresponde às primeiras experiências fotográficas de registro e estudo do movimento, que, colocadas em sequência e projetadas, poderiam simular os passos da dança com precisão. Apresente essa imagem aos alunos e outras referências similares. Há muitas foto-sequências de Muybridge registrando caminhadas, corridas, exercícios tanto com pessoas quanto com animais.
Materiais
- Projetor para exibição de imagens
- Imagens sugeridas no link abaixo
- Máquina fotográfica (se possível)
MUYBRIDGE, Eadweard. Estudos de mulher dançando, 1887,.
Disponível em: <http://whyart.pl/wp-content/uploads/2014/04/Dancing.jpg>.Acesso em: 23 mar. 2015.
Procedimentos
A atividade consiste nas seguintes etapas.1.º Apreciação das imagens sugeridas.
2.º Após a apreciação das imagens, separe os alunos em grupos. Cada grupo deve pensar em um movimento simples para representá-lo nos moldes do registro de Muybridge. Faça perguntas para que eles consigam compreender a sua proposta de trabalho.
Exemplo: como ele seria desmembrado quadro a quadro? Quando levantamos, há um movimento dos pés, depois dos joelhos e finalmente do quadril?
Cada aluno do grupo representaria uma fração do que seria a totalidade de um movimento específico.
Deixe-os fazerem as experimentações sugeridas.
1º. 3º Logo após o trabalho inicial, o grupo apresentaria aos colegas, com o próprio corpo, de maneira estática, cada etapa do movimento.
2º. 4º Fotografe os alunos no procedimento para depois montarem as sequências de movimentos criadas por vocês.
3º. 5º Os demais colegas que assistem à apresentação de cada etapa do movimento, representado de maneira estática e separadamente, deverão ser capazes de descrever do que se trata a ação completa.
4º. 6.º Discutir com os alunos as dificuldades e desafios enfrentados.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Divida a sala em grupos de cinco alunos. Cada grupo deverá montar um pequeno filme com as câmeras digitais. Os filmes não serão feitos com personagens reais, mas com sombras.
Para construir os personagens eles podem utilizar as mãos (cujos movimentos vão ter menos controle) ou papéis recortados afixados em palitos de picolés (que terão controle, mas menos possibilidade de mudança). Podem também misturar as duas coisas.
Algumas informações serão muito importantes:
- A história deve ter início, meio e fim.
- Podem escolher uma música de fundo, mas não pode ter falas.
- Façam experiências afastando e aproximando a lanterna e afastando e aproximando a mão ou os papéis. Eles poderão criar efeitos a partir dessas experiências.
As apresentações devem ser feitas através do computador, projetando os curtas-metragens.
Registre o processo.