Ao acessar uma página da internet, que trata da pesquisa de assuntos de interesse juvenil, encontramos a figura:
Sabe-se que nesse tipo de comunicação visual, comum em páginas da internet, o tamanho das letras está diretamente associado ao número de vezes que o assunto ou termo foi pesquisado ou lido naquela página. Dessa forma, quanto maior o tamanho das letras de cada palavra, maior será o número de vezes que esse tema foi pesquisado.
De acordo com a figura, quais são, em ordem decrescente, os três assuntos que mais interessaram às pessoas que acessaram a página citada?
Questões relacionadas
- História | A. Grécia
Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenienses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta.
MANDUCO, A. Ciência política. São Paulo: Saraiva, 2011.
Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a)
- Matemática | 15.1 Ponto
Uma empresa, investindo na segurança, contrata uma firma para instalar mais uma câmera de segurança no teto de uma sala. Para iniciar o serviço, o representante da empresa informa ao instalador que nessa sala já estão instaladas duas câmeras e, a terceira, deverá ser colocada de maneira a ficar equidistante destas. Além disso, ele apresenta outras duas informações:
1. Um esboço em um sistema de coordenadas cartesianas, do teto da sala,onde estão inseridas as posições das câmeras 1 e 2, conforme a figura.
2. cinco relações entre as coordenadas(x;y) da posição onde a câmera 3 deverá ser instalada.
O instalador, após analisar as informações e as cinco relações, faz a opção correta dentre as relações apresentadas para instalar a terceira câmera.
A relação escolhida pelo instalador foi a:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
A instrução não era coisa muito difundida na Mesopotâmia. Mas os escribas (...) tinham de submeter-se a um aprendizado (...) passando a integrar uma elite privilegiada que olhava os seus concidadãos com desprezo(...).
A primeira coisa que o menino de escola aprendia era confeccionar uma tabuinha e manejar um cálamo. Os primeiros passos na escrita eram dados num pedaço de argila, onde o menino aprendia a gravar uma cunha cuneiforme simples (...). Em seguida, começava com a lista básica de sinais (...). Depois de aprender os sinais básicos, o aluno passava às milhares de palavras sumérias diferentes que eram expressas por mais de um sinal. (...) Uma parte separada do currículo era dedicada à matemática (...) ensinada pelo escriba da contabilidade (...), pelo escriba da medida (...) e pelo escriba do campo (isto é, agrimensor).
Trechos de Walker, C. B. F. O cuneiforme. In: HOOKER, J. T. Lendo o passado: do cuneiforme ao alfabeto. São Paulo: Edusp, Melhoramentos, 1996. p. 55-57.
Glossário:
- Concidadãos: pessoa que, em relação a outra, é da mesma cidade ou do mesmo país.
- Cálamo: instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
- Cunha: tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho.
- Cuneiforme: designação dada a certos tipos de escritas feitas com auxílio de objetos em formato de cunha.
- Agrimensor: profissional que mede e divide propriedades rurais e urbanas.
Analfabetismo e escolarização no Brasil.
Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm. Acesso em: 27 out. 2011.
Comparando a alfabetização no Brasil e nas sociedades antigas concluímos que
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: As crianças de uma escola resolveram brincar de formar números usando as peças do dominó. Veja como elas pensaram.
Enunciado:
1. Usando as peças a seguir, forme 2 números de 2 algarismos com cada uma delas.
____________ ___________ ___________
2. Complete os quadros a seguir usando os números formados na atividade anterior.
.................>..................... ...................<................... ......................>.....................
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
26. Leia o texto e responda à questão.
SE O BRASIL AINDA FOSSE UMA MONARQUIA, QUEM SERIA O IMPERADOR?
Seria o bisneto da princesa Isabel e do conde D’eu - tataraneto de d. Pedro II, o último imperador a governar o Brasil. O nome do cara é dom Luiz de Orleans e Bragança, que atualmente tem 68 anos e vive em São Paulo (SP). Caso a República não tivesse sido proclamada, Isabel, a filha de Pedro II, o teria sucedido, sendo nossa primeira imperatriz. Ela tinha dois irmãos, mas eles morreram ainda bebês e ela era a mais velha entre as duas mulheres. (...)
Disponível em < http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_287512.shtml> Acesso em 01/07/2010
Preencha o quadro com informações sobre o período monárquico no Brasil.