(ENEM 2018 2ªAPLICAÇÃO) A Lei da Gravitação, de Isaac Newton, estabelece a intensidade da força entre dois objetos. Ela é dada pela equação , sendo m1 e m2 as massas dos objetos, d a distância entre eles, g a constante universal da gravitação e F a intensidade da força gravitacional que um objeto exerce sobre o outro.
Considere um esquema que represente cinco satélites de mesma massa orbitando a Terra. Denote os satélites por A, B, C, D e E, sendo esta a ordem decrescente da distância da Terra (A o mais distante e E o mais próximo da Terra).
De acordo com a Lei de Gravitação Universal, a Terra exerce maior força sobre o satélite
Questões relacionadas
- Física | E. Geradores e Receptores
(ENEM 2016 3ª APLICAÇÃO) Em um laboratório, são apresentados aos alunos uma lâmpada, com especificações técnicas de 6 V e 12 W, e um conjunto de 4 pilhas de 1,5 V cada. Qual associação de geradores faz com que a lâmpada produza maior brilho?
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UNESP) Os gráficos representam a concentração de três gases no sangue assim que passam pelos alvéolos pulmonares.
É correto afirmar que os gráficos que representam as concentrações dos gases O2, CO2 e N2 são, respectivamente,
- Matemática | 10. Estatística
Uma grande rede de supermercados adota um sistema de avaliação dos faturamentos de suas filiais, considerando a média de faturamento mensal em milhão. A matriz da rede paga uma comissão para os representantes dos supermercados que atingirem uma média de faturamento mensal (M), conforme apresentado no quadro.
Um supermercado da rede obteve os faturamentos num dado ano, conforme apresentado no quadro.
Nas condições apresentadas, os representantes desse supermercado avaliam que receberão, no ano seguinte, a comissão de tipo - Língua Portuguesa
PREFÁCIO
São os primeiros cantos de um pobre poeta. Desculpai-os. As primeiras vozes do sabiá não têm a doçura dos seus cânticos de amor.
É uma lira, mas sem cordas; uma primavera, mas sem flores; uma coroa de folhas, mas sem viço.
Cantos espontâneos do coração, vibrações doridas da lira interna que agitava um sonho, notas que o vento levou, – como isso dou a lume essas harmonias.
São as páginas despedaçadas de um livro não lido...
E agora que despi a minha musa saudosa dos véus do mistério do meu amor e da minha solidão, agora que ela vai seminua e tímida por entre vós, derramar em vossas almas os últimos perfumes de seu coração, ó meus amigos, recebei-a no peito, e amai-a como o consolo que foi de uma alma esperançosa, que depunha fé na poesia e no amor – esses dois raios luminosos do coração de Deus.
AZEVEDO, Álvares de. Lira dos vinte anos. In: Obra completa. Organização de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. p. 120.
Se ao invés de usar períodos compostos como em “É uma lira, mas sem cordas; uma primavera, mas sem flores; uma coroa de folhas, mas sem viço.”, o autor tivesse escolhido períodos simples: “É uma lira sem cordas. É uma primavera sem flores. É uma coroa de folhas sem viço.”, a imagem construída a respeito de sua obra não seria a mesma, porque:
- Língua Espanhola | 2.09 Preposições
(UPE) Brasil descubre Suramérica al COI
Río arrolla a la meritoria Madrid y por primera vez los Juegos van a América del Sur – El olimpismo marca su territorio y castiga el personalismo de la Chicago de Obama, eliminada a la primera
JOSÉ SÁMANO - Copenhague - 03/10/2009
Una alta dosis de pasión, una economía alcista en tiempos de tanta penumbra y una deuda olímpica con 400 millones de suramericanos. Tres argumentos tan sólidos como bien articulados inclinaron ayer la balanza del Comité Olímpico Internacional a favor de Río, del liderazgo de su presidente, Lula da Silva, y de Suramérica, que de la mano de su locomotora acogerá por primera vez unos Juegos Olímpicos. (…)
A la cita de 2016 también aspiraba Madrid, que esta vez se quedó aún más cerca del objetivo que hace cuatro años en Singapur. (…)
1Tras días de adulación, el olimpismo, un crisol de voluntades, condenó 2de un plumazo a Chicago. Una forma de marcar su territorio frente a una candidatura que se paseó a hombros de Barack Obama y su esposa, Michelle. (…) La presentación de Tokio, la mejor puntuada en la comisión de evaluación previa, resultó hasta tal punto extravagante que uno de los titulares que dejó entre los médios desplazados a Copenhague fue una invitación de una de sus deportistas a los karaokes de su país. No obstante, la capital japonesa salvó la primera criba. Recibió 22 votos por 18 la ciudad natal de Michelle Obama (…)
Era previsible que la rotación de continentes, que se mantiene inquebrantable desde Melbourne 1956, socavara las opciones de Madrid. Pero no fue la única causa. La emotiva y sólida exposición final de la candidatura española, reforzada además por unas infraestructuras terminadas al 80% y un reguero de deportistas nacionales que copan casi cada semana los grandes podios internacionales, no fue suficiente para contrarrestar el mensaje brasileño. La delegación de Ipanema y Maracaná mantuvo un guión impecable: una admirable e incontestable pujanza económica expuesta con las justas dosis de pasión carioca. 4Y una tercera vía, un discurso aliñado con guiños constantes a Suramérica, territorio olímpicamente virgen. "Ha llegado nuestro momento. Pueden creer en nosotros y abrir prometedoras fronteras en el movimiento olímpico". El COI creyó a Lula, al que en estos tiempos le sobra crédito, y el presidente brasileño 5se dio un atracón de lágrimas antes de comparecer ante la prensa como el gran triunfador de la mayor batalla que haya existido por unos Juegos. (…)
http://www.elpais.com/articulo/portada/Rio/rompe/corazon/Madrid/elpepipor/20091003elpepide _1/Tes/.
Visitado el 03 de octubre de 2009 (Adaptado)
En Tras días de adulación (ref. 1), la palabra Tras puede ser sustituida, sin desviar su significación, por