O índice pluviométrico é utilizado para mensurar a precipitação da água da chuva, em milímetros, em determinado período de tempo. Seu cálculo é feito de acordo com o nível de água da chuva acumulada em 1 m², ou seja, se o índice for de 10 mm, significa que a altura do nível de água acumulada em um tanque aberto, em formato de um cubo com 1 m² de área de base, é de 10 mm. Em uma região, após um forte temporal, verificou-se que a quantidade de chuva acumulada em uma lata de formato cilíndrico, com raio 300 mm e altura 1 200 mm, era de um terço da sua capacidade.
Utilize 3,0 como aproximação para π.
O índice pluviométrico da região, durante o período do temporal, em milímetros, é de:
Questões relacionadas
- Biologia | E. Nervoso
Sobre a coordenação nervosa dos animais, assinale a alternativa incorreta.
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
A decomposição é um dos processos naturais de extrema relevância ao equilíbrio e funcionamento da natureza. No diagrama abaixo lemos a distribuição da biomassa dos três principais grupos de organismos que participam ativamente no processo de decomposição nos diferentes biomas do planeta. Baseado neste conhecimento e na figura, assinale V para verdadeiro e F para falso nos três blocos de questões abaixo.
I. Sobre o papel dos fungos e bactérias no processo de decomposição nos ecossistemas:
( ) A biomassa dos fungos e bactérias é muito baixa nos biomas de temperaturas extremas.
( ) O baixo acúmulo de matéria orgânica no solo dos desertos é a causa da baixa biomassa de fungos e bactérias.
( ) Os hifomicetos são os principais grupos de fungos nos ecossistemas aquáticos.
II. Sobre a atuação da Macrofauna no processo de decomposição:
( ) Seus representantes são exclusivamente detritívoros.
( ) A baixa taxa de decomposição da serapilheira nas florestas tropicais é causa da alta biomassa da macrofauna.
( ) Tende a reduzir em regiões frias.
III. Sobre a decomposição como serviço ecossistêmico:( ) A decomposição se processa sobre a mineralização de alguns nutrientes em particular.
( ) A temperatura é um fator controlador da taxa de decomposição nos biomas.
( ) Os decompositores são a base alimentar de todas as cadeias tróficas.
A sequência correta das assertivas é:
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UDESC) Muitas propriedades físicas e químicas podem ser comparadas para diferenciar substâncias quanto ao seu caráter iônico ou molecular. Compostos moleculares são formados unicamente por ligações covalentes entre seus elementos formadores. Por outro lado, quando analisamos uma substância iônica, não há significativo compartilhamento de elétrons, sendo que o número de elétrons recebido deve ser o mesmo que o número de elétrons cedido. Assinale a alternativa que representa o número de elétrons envolvido na formação do óxido de índio.
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
Os fogos de artifício enchem o céu de alegria com as diversas colorações obtidas quando se adicionam sais, de diferentes metais, às misturas explosivas, em que a pólvora impulsiona cargas que contêm essas substâncias. Com base nesta informação, analise as afirmativas.
I. A emissão de luz deve-se aos elétrons dos íons metálicos, que absorvem energia e saltam para níveis mais externos, e, ao retornarem, emitem radiações com cor característica de cada elemento químico.
II. A emissão de luz, para cada elemento, deriva das propriedades radioativas destes átomos metálicos, em que ocorrem interações com os prótons em seus núcleos, transformando-se em novos átomos.
III. Pode-se fazer uma analogia com o teste de chama, usado em laboratórios na identificação de certos átomos, onde um fio metálico é impregnado com a substância a ser analisada e colocado numa chama luminosa.
IV. É propriedade de certos cátions que seus elétrons devolvam certa energia absorvida, sob a forma de luz visível, cujo comprimento de onda corresponde a uma determinada cor.
V. Esse fenômenos que ocorre com os fogos de artifício tem explicação com base no comportamento energético dos elétrons no átomo, proposta por Niels Böhr, em que, ao receber energia, os elétrons saltam para os níveis mais energéticos.
Das afirmações acima:
- Matemática | 3.1 Introdução
Um paciente inicia um tratamento em que deve ingerir uma dose de um determinado remédio a cada duas horas. Ao ingerir essa dose, a quantidade Q de uma substância no seu organismo aumenta instantaneamente em 2 unidades. Nas próximas duas horas, essa quantidade decresce de maneira linear até atingir a quantidade existente no momento imediatamente anterior à ingestão do remédio. Por descuido, esse paciente tomou a segunda dose do remédio uma hora depois da primeira. A partir daí, não cometeu mais esse tipo de engano, tomando o remédio a cada duas horas. Antes da primeira dose, a quantidade da substância na corrente sanguínea do paciente era de 1 unidade.
O gráfico que melhor representa a quantidade da substância no organismo do paciente nas sete primeiras horas do tratamento é: