Um concurso é composto por cinco etapas. Cada etapa vale 100 pontos. A pontuação final de cada candidato é a média de suas notas nas cinco etapas. A classificação obedece à ordem decrescente das pontuações finais. O critério de desempate baseia-se na maior pontuação na quinta etapa.
A ordem de classificação final desse concurso é
Questões relacionadas
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
O hormônio aldosterona, produzido pela região cortical das glândulas suprarrenais, aumenta a absorção do íon pelos túbulos renais. Quanto menor a concentração desse íon nos líquidos extracelulares, maior é a produção de aldosterona.
Em um experimento para analisar o funcionamento dos túbulos renais, alguns pacientes foram submetidos a quatro diferentes dietas alimentares. Os resultados obtidos estão indicados no gráfico abaixo, no qual a barra I corresponde à taxa de absorção de água em um paciente com valor normal de concentração extracelular de
A barra que indica o resultado correspondente a um paciente submetido a uma rígida dieta de restrição de é a de número:
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
(IFCE) O valor do cosseno (2.280º) é:
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
(UESB)
Com base na análise da figura, nos conhecimentos referentes à unidade contrátil e no processo de contração da fibra muscular, pode-se afirmar:
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(UCS) Relacione as características, apresentadas na COLUNA A, ao seu respectivo grupo animal, listado na COLUNA B.
COLUNA A
COLUNA B
1. Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; 3 pares de patas e um par de antenas.
( ) Diplopoda
2. Exoesqueleto quitinoso. cefalotórax e abdome; apresenta dois pares de antenas.
( ) Insecta
3. Cefalotórax e abdome; 4 pares de patas e quelíceras.
( ) Arachnidea
4. Corpo cilíndrico segmentado em três tagmas e dois pares de pernas por segmento no abdome.
( ) Crustacea
5. Corpo dividido em dois tagmas: cabeça e tronco; duas pemas por metâmero.
( ) Chilopoda
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.
- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
TEXTO I
Entre os anos 1931 e 1935, o crescimento da imigração judaica para a Palestina foi exponencial, passando de 4 000 imigrantes/ano em 1931 para mais de 60 000 em 1935. Em vinte anos, a população judaica havia passado de menos de 10% para mais de 30% da população local.
GATTAZ, A. A Guerra da Palestina. São Paulo: Usina do Livro, 2002.
TEXTO II
Um estado semi.independente sob controle britânico foi a fórmula que a Grã.Bretanha usou para a administração das áreas que tomara do império turco. A exceção foi a Palestina, que eles administraram diretamente, tentando em vão conciliar promessas feitas aos judeus sionistas, em troca de apoio contra a Alemanha, e aos árabes, em troca de apoio contra os turcos.
HOBSBAWN, E. Era dos extremos. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
Nos trechos, são tematizados o destino de um território no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. A orientação da política britânica relativa a essa região está indicada na