(ENEM 2018 2º APLICAÇÃO) A resistência elétrica R de um condutor homogêneo é inversamente proporcional à área S de sua seção transversal.
O gráfico que representa a variação da resistência R do condutor em função da área S de sua seção transversal é
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNESP) De 400 mil a 40 mil anos atrás, pequenos grupos de neandertais se distribuíram por uma região que hoje abrange a Europa, o oeste da Ásia e o Oriente Médio. Desde o sequenciamento do genoma neandertal em 2010, os dados genéticos sugerem com frequência que, em algumas das ocasiões em que se encontraram, H. sapiens e neandertais se reproduziram e deixaram descendentes férteis. Por essa razão, populações humanas atuais sem ancestralidade exclusivamente africana abrigam em seu genoma trechos de DNA neandertal – não há evidências de que neandertais tenham vivido na África. Os especialistas defendem que essa pequena contribuição [dos neandertais] tenha influenciado certas características dos seres humanos modernos. Vários estudos já associaram genes neandertais a traços mais vantajosos, como um sistema imune mais robusto [...], ou desvantajosos, como maior risco de desenvolver doenças como diabetes ou depressão. [...]
A ideia de que H. sapiens tenham convivido com neandertais não é nova. Antes dos estudos de DNA antigo, já existiam evidências arqueológicas dessa coexistência no Oriente Médio e na Europa. Cavernas em Israel e na Jordânia guardam resquícios de ocupação em sequência das duas espécies. Além disso, alguns fosseis [...] apresentavam traços mistos de H. sapiens e neandertal. (Ricardo Zorzetto. “Laços de família”. In: Pesquisa Fapesp, maio de 2021.)
O texto apresenta resultados recentes de pesquisas sobre a evolução humana e destaca, entre outros aspectos, a
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UECE) As cactáceas são plantas típicas das regiões semiáridas nordestinas que se apresentam adaptadas às condições adversas do meio em que vivem. São exemplos de adaptações morfológicas dessas plantas:
- Física | 3.1 Termometria
Uma panela com água é aquecida de 25°C para 80°C. A variação de temperatura sofrida pela panela com água, nas escalas Kelvin e Fahrenheit, foi de
- Química | 2.6 Eletroquímica(CPS) A durabilidade dos materiais empregados em construções está relacionada à região em que se encontram.Para que ocorra a corrosão do ferro (com formação de ferrugem) são necessárias as presenças de oxigênio e de umidade. Além disso, o sal e poluentes atmosféricos aceleram o processo.Uma forma de proteção contra a corrosão, por exemplo, é a pintura com tinta esmaltada.Em relação ao processo de corrosão, analise as seguintes situações sobre quatro residências cujos portões são de ferro.• A residência 1 tem portões pintados e se localiza em região industrial de clima seco.• A residência 2 tem portões pintados e se localiza em região residencial de clima seco.• A residência 3 tem portões sem pintura e se localiza em região litorânea de clima úmido.• A residência 4 tem portões com pintura descascada e se localiza em região industrial de clima úmido.As duas residências cujos portões estão mais protegidos da corrosão são:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
E: Diva ... tem algumas ... alguma experiência pessoal que você passou e que você poderia me contar ... alguma coisa que marcou você? Uma experiência ... você poderia contar agora ...
I: É ... tem uma que eu vivi quando eu estudava o Terceiro ano científico lá no Atheneu... né.. é:: eu gostava muito do laboratório de química ... eu ... eu ia ajudar os professores a limpar aquele material todo ... aqueles vidros ... eu achava aquilo fantástico ... aquele monte de coisa ... né ... então ... todos os dias eu ia ... quando terminavam as aulas eu ajudava o professor a limpar o laboratório ... nesse dia não houve aula e o professor me chamou pra fazer uma limpeza geral no laboratório ... chegando lá ... ele me fez uma experiência ... ele me mostrou uma coisa bem interessante que ... pegou um béquer com meio d’água e colocou um pouquinho de cloreto de sódio pastoso... então foi aquele fogaréu desfilando... aquele fogaréu ... quando o professor saiu ... eu chamei umas duas colegas minhas pra mostrar a experiência que eu tinha achado fantástico ... só que ... eu achei o seguinte ... se o professor colocou um pouquinho ... foi aquele desfile ... ... imagine se eu colocasse mais ... peguei o mesmo béquer ... coloquei uma colher ... uma colher de cloreto de sódio ... foi um fogaréu tão grande ... foi uma explosão ... quebrou todo o material que estava exposto em cima da mesa ... eu branca ... eu fiquei ... olha ... eu pensei que eu fosse morrer sabe ... quando ... o colégio inteiro correu pro laboratório pra ver o que tinha sido ...
CUNHA, M. A. F. (Org.) . Corpus discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal. Natal: EdUFRN, 1998.
Na transcrição de fala, especialmente, no trecho “eu branca … eu fiquei … olha … eu pensei que eu fosse morrer sabe…”, há uma estrutura sintática fragmentada, embora facilmente interpretável. Sua presença na fala revela: