Constituição Política do Império do Brasil (de 25 de março de 1824)
Art. 98. O poder Moderador é a chave de toda a organização política, e é delegado privativamente ao imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da independência, equilíbrio e harmonia dos demais Poderes Políticos. A apropriação das ideias de Montesquieu no âmbito da norma constitucional citada tinha o objetivo de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Charge
Leia o texto e analise a charge a seguir para responder as questões.
A raposa e o corvo
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
_ Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo, o corvo ficou de pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro " Cróóó!". O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
_ Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!
Moral: cuidado com quem muito elogia.
Disponível em: <www.fabulasonline.com.br>. Acesso em: 21 nov.2012.
Disponível em: <www.fabulasonline.com.br>. Acesso em: 21 nov. 2012.
Crie uma moral para a charge.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Entre o século XVII e os primeiros anos do século XVIII, ocorreram rebeliões em diferentes áreas da colônia, devido à insatisfação em relação ao valor alto dos impostos. Isso exigia muito sacrifício da população colonial e os conflitos com a metrópole começaram a acontecer:
Em fins do século XVIII, ocorreram novos conflitos entre a população colonial e a Coroa, em função de maior exploração por parte da metrópole, e ao mesmo tempo, a divulgação de ideias de liberdade, vindas da Europa, dando origem a movimentos conhecidos como conjurações ou inconfidências.
Escreva dois motivos que deram origem a movimentos como conjurações ou inconfidências.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Desde que os microchips se tornaram menores e mais poderosos, eles se infiltraram, praticamente, em todos os espaços da sociedade, de smartphones a dispositivos médicos, aos controles que regulam linhas férreas, usinas elétricas e instalações de tratamento de água. Especialistas em segurança de computadores vêm alertando que esses equipamentos integrados são altamente vulneráveis a ataques porque estão cada vez mais ligados a outros computadores, e porque, praticamente, não têm defesas protegendo seu firmware, os programas impressos no chip. Em outubro passado, seguindo uma onda de ataques a redes, que se acredita ter origem no Irã, o secretário de defesa americano, Leon Panetta, alertou que um “Pear Harbor cibernético” poderia ser iminente.
Engenheiros estão fazendo progressos na proteção desses chips. Uma nova abordagem, descrita durante uma conferência de segurança computacional em julho, é um programa que escaneia trechos aleatórios do código do firmware para procurar sinais de invasão.CKOI, C. Q. Perigo digital. Scientific American Brasil. São Paulo: Duetto, n. 128, ano 11, jan. 2013, p. 10. Adaptado.
O código genético, embora não procure sinais de invasores, é a base molecular da vida em toda a sua expressão. Sobre esse código, pode-se afirmar:
- Física | 3.1 Termometria
(UCS) Uma sonda espacial está se aproximando do Sol para efetuar pesquisas. A exatos 6.000.000 km do centro do Sol, a temperatura média da sonda é de 1000°C .Suponha que tal temperatura média aumente 1°C a cada 1.500 km aproximados na direção ao centro do Sol. Qual a distância máxima que a sonda, cujo ponto de fusão (para a pressão nas condições que ela se encontra) é 1.773 K, poderia se aproximar do Sol, sem derreter?
Considere 0 °C = 273 K e, para fins de simplificação, que o material no ponto de fusão não derreta.
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
TEXTO I
Não busques fora de ti; entra em ti mesmo. A verdade está no interior da alma humana. E, se achares mutável a tua natureza, transcende‑te a ti mesmo. E, efetivamente, aonde chega um bom raciocinar senão à verdade?
AGOSTINHO, Aurelio. A verdadeira religião. In: REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia I: da Antiguidade à Idade Média. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 1990. (adaptado)
TEXTO II
Já há algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera grande quantidade de falsas opiniões como verdadeiras, e que o que depois fundei sobre princípios tão mal assegurados não podia ser senão muito duvidoso e incerto; de forma que me era preciso seriamente, uma vez em minha vida, desfazer‑me de todas as opiniões que até então aceitara em minha crença e começar tudo de novo desde os fundamentos, se quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas ciências.
DESCARTES, René. Meditações Metafísicas I.
O pensamento apresentado no texto II se diferencia do pensamento apresentado no texto I ao defender que a