Um guindaste eletromagnético de um ferro-velho é capaz de levantar toneladas de sucata, dependendo da intensidade da indução em seu eletroímã. O eletroímã é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, sendo geralmente construído enrolando-se um fio condutor ao redor de um núcleo de material ferromagnético (ferro, aço, níquel, cobalto).
Para aumentar a capacidade de carga do guindaste, qual característica do eletroímã pode ser reduzida?
Questões relacionadas
- História
Leia o texto e assinale a alternativa correta.
“A história de nossa civilização ocidental tem origem no Oriente, por volta de 3000 anos a.C.. Certos povos já haviam descoberto a escrita e tinham chegado a um sistema complexo de vida. Desenvolviam diversas atividades organizadas de trabalho, no campo e nas cidades. Tinham uma forma definida de governos e leis (...) tinham, enfim, uma cultura. É o que chamamos civilizações.”
(Hollanda, S. B. A História da Civilização, São Paulo, 1975, p. 11.)
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(FUVEST 2016 1° FASE) Um aldeído pode ser transformado em um aminoácido pela sequência de reações:
O aminoácido N-metil-fenilalanina pode ser obtido pela mesma sequência reacional, empregando se, em lugar do cloreto de amônio (NH4Cl), o reagente CH3NH3Cl.
Nessa transformação, o aldeído que deve ser empregado é
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Um químico e um biólogo discutiam sobre a melhor forma de representar a equação da fotossíntese. Segundo o químico, a equação deveria indicar um balanço entre a quantidade de moléculas e átomos no início e ao final do processo. Para o biólogo, a equação deveria apresentar as moléculas que, no início do processo, fornecem os átomos para as moléculas do final do processo.
As equações propostas pelo químico e pelo biólogo são, respectivamente.
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
“Nas últimas décadas, a sociedade parece ter finalmente despertado para os problemas ambientais causados pelo grande aumento na exploração de recursos naturais pela humanidade. Estamos tomando consciência de que é preciso fazer algo para evitar a degradação completa do ambiente em nosso planeta. Nesse contexto, os conhecimentos básicos de Ecologia são fundamentais para tentarmos reverter alguns dos graves problemas que nós mesmos provocamos”.
(AMABIS; MARTHO, 2010)
Associe os termos de ecologia apresentados na coluna 1 aos seus respectivos conceitos apresentados na coluna 2.
1. Ecossistema
( ) Conjunto de condições necessárias para uma população se desenvolver e manter o tamanho populacional.
2. População
( ) Conjunto de populações de diferentes espécies que vivem numa mesma região, mantendo relações entre si.
3. Habitat
( ) Área do espaço geográfico caracterizada por um conjunto de ecossistemas terrestres, com vegetação, solo e fisionomia típicos e um tipo de clima predominante.
4. Biocenose
( ) Unidade em que seres vivos e fatores abióticos interagem, formando um sistema estável.
5. Bioma
( ) Ambiente em que vivem determinadas espécies ou comunidades biológicas, caracterizado por suas propriedades bióticas e abióticas.
6. Nicho ecológico
( ) Conjunto de seres de uma mesma espécie que vive em determinada área geográfica.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Química | 2.5 Oxirredução
(FUVEST 2007 1ª FASE) O cientista e escritor Oliver Sacks, em seu livro Tio Tungstênio, nos conta a seguinte passagem de sua infância:
"Ler sobre [Humphry] Davy e seus experimentos estimulou-me a fazer diversos outros experimentos eletroquímicos... Devolvi o brilho às colheres de prata de minha mãe colocando-as em um prato de alumínio com uma solução morna de bicarbonato de sódio [NaHCO3]".
Pode-se compreender o experimento descrito, sabendo-se que
- objetos de prata, quando expostos ao ar, enegrecem devido à formação de Ag2O e Ag2S (compostos iônicos).
- as espécies químicas Na+, Aℓ3+ e Ag+ têm, nessa ordem, tendência crescente para receber elétrons.
Assim sendo, a reação de oxirredução, responsável pela devolução do brilho às colheres, pode ser representada por: