Em dias de chuva ocorrem muitos acidentes no trânsito, e uma das causas é a aquaplanagem, ou seja, a perda de contato do veículo com o solo pela existência de uma camada de água entre o pneu e o solo, deixando o veículo incontrolável.
Nesta situação, a perda do controle do carro está relacionada com redução de qual força?
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(UECE) Um objeto é lançado verticalmente, para cima, de forma que a altura alcançada h, medida em metros, e o tempo decorrido após o lançamento t, medido em segundos, estão relacionados pela equação h – 120t + 5t² = 0. Considerando h=0 e t=0 no instante do lançamento, então o tempo decorrido desde o lançamento até alcançar a altura máxima, e a altura máxima atingida são respectivamente:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(Uefs)
O esquema representa o processo de biomagnificação ao longo dos diferentes níveis tróficos de uma cadeia alimentar gerado através da poluição por mercúrio, em ambientes aquáticos.
Considerando as informações pertinentes a esse tipo de impacto ambiental, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o editorial para responder à questão.
Editorial: O combate sem trégua às notícias falsas
As notícias falsas tornaram-se uma epidemia mundial, um vírus da maior periculosidade, que pode provocar males que vão desde pequenos tremores até distorções graves, como influenciar o resultado de uma eleição. O fenômeno ganhou tal dimensão que até gigantes da internet, como o Google e o Facebook – cuja meta principal sempre foi ampliar o número de usuários, pois não produzem conteúdo – começaram a preocupar-se com o assunto, buscando meios para evitar que suas redes sejam retransmissoras das chamadas “fake news”. A imprensa clássica – depositária do jornalismo profissional e de métodos de apuração e checagem comprovados historicamente – foi a primeira a chamar a atenção para o problema, iniciando uma batalha contra as notícias falsas. O contexto levou os jornais a lançarem uma campanha internacional em defesa da informação segura e comprovada – ou seja, de proteção da verdade. Como alertou a [...] jornalista Luciana Dummar, em matéria publicada na edição de [30/03/2017]: “Os grandes jornais precisam dar as mãos e mostrar onde está a mentira”. As empresas jornalísticas de credibilidade, cujas marcas são uma espécie de selo de qualidade, tornaram-se certificadoras de notícias, e são cada vez mais buscadas pelos leitores, como mostram vários estudos. Ao mesmo tempo, os jornais impressos aparecem nas pesquisas como detentores das maiores taxas de credibilidade, em comparação com outras mídias [...] Editorial: O combate sem trégua às notícias falsas. O povo, 1º abr. 2017. Disponível em: <www.opovo.com.br/jornal/opiniao/
2017/04/editorial-o-combate-sem-tregua-as-noticias-falsas.html>. Acesso em: 18 fev. 2018.
Sobre as notícias falsas, nota-se que esse editorial
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UEFS) A gravidade é a mais fraca das quatro forças básicas. Apenas nos casos em que os corpos são de dimensões astronômicas, como a lua, os planetas e as estrelas, a gravidade se torna de fundamental importância. Com base nos conhecimentos sobre a Gravitação Universal, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.
( ) As leis de Kepler são observações empíricas e podem ser deduzidas a partir das leis de Newton.
( ) Quando um planeta está mais próximo do Sol, ele se move mais rápido do que quando está mais afastado.
( ) O cubo do período de qualquer planeta é proporcional ao quadrado do semieixo maior de sua órbita.
( ) O Sol e a Lua exercem forças gravitacionais idênticas sobre os oceanos da Terra e provocam as marés.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- História | 3.3 Populista
(UNIMONTES) “Mas, não nos iludem! Sabem eles que não será com esse famigerado anteprojeto enviado aos líderes partidários que se resolverá o problema agrário nacional. O que visam eles é à destruição do sagrado direito de propriedade, rasgando a Constituição Federal, e a posterior ‘cubanização’ do país”.
(CARONE, Edgar. A Quarta República: 1945-1964. São Paulo: Difel, 1980.)
Esse trecho foi escrito pelos: