Produzido e divulgado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, o cartaz tinha o objetivo político de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o texto "Você e a biodiversidade" para responder a questão.
Você e a biodiversidade
Abra a janela de sua casa e tente enxergar cada uma das partes que compõem a paisagem. Perceba como a vida está presente em cada elemento. E como todos juntos, com suas diferenças, formam um todo, um sistema interligado em que cada indivíduo exerce um papel importante para manter o equilíbrio geral. Essa variedade de vidas é a biodiversidade, da qual você faz parte.
Agora, imagine
Se todas as árvores fossem derrubadas. Para onde iriam os pássaros? Como se alimentariam ou encontrariam abrigo da chuva? Se os rios e mares estivessem totalmente poluídos. Como os peixes e as outras espécies que vivem na água sobreviveriam? Se as abelhas desaparecessem da Terra. Quantas plantas seriam extintas? Disponível em: http://www.natura.podbr.com/p/biodiversidade/biodiversidade.html. Acesso em 13 jan. 2012.
Enunciado:
(A) Na primeira parte do texto, predominam verbos no modo imperativo. São eles: abra, tente, perceba.
Justifique a importância desses verbos para a construção de sentido do texto.
(B) Na segunda parte do texto: "Agora, imagine.", alguns verbos estão no pretérito imperfeito do subjuntivo: fossem, estivessem, desaparecessem.
Justifique a utilização do modo subjuntivo nesta parte do texto
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
É simplesmente espantoso que esses núcleos tão desiguais e tão diferentes se tenham mantido aglutinados numa só nação. Durante o período colonial, cada um deles teve relação direta com a metrópole. Ocorreu o extraordinário, fizemos um povo-nação, englobando todas aquelas províncias ecológicas numa só entidade cívica e política.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: formação e sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1988
Após a conquista da autonomia, a questão primordial do Brasil residia em como garantir sua unidade político-territorial diante das características e práticas herdadas da colonização. Relacionando o projeto de independência à construção do Estado nacional brasileiro, a sua particularidade decorreu da
- Geografia | 6.1 Agricultura
(FUVEST) Considere as anamorfoses:
As condições da produção agrícola, no Brasil, são bastante heterogêneas, porém alguns aspectos estão presentes em todas as regiões do País.
Nas anamorfoses acima, estão representadas formas de produção agrícola das diferentes regiões administrativas. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a produção agrícola representada em I e em II.
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Com direitos civis, mas sem direitos políticos, além das mulheres, milhões de camponeses iletrados, em sua maioria não brancos, num contexto altamente racista e racializado, milhares de imigrantes estrangeiros recém-chegados e de ex-escravos recém-libertos não deixaram, apesar disso, de agir politicamente e de influir decisivamente no devir da república em formação.
MATTOS, H. A vida política. In: SCHWARCZ, L. M. (Org.). A abertura para o mundo: 1889-1930. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
Um meio pelo qual esses grupos exerceram a cidadania, nas primeiras décadas do regime político mencionado, foi o(a)
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAIS
- Papel canson formato A 4
- Tubinhos para bolinha de sabão
- Corante alimentício
– cores variadas
PROCEDIMENTOS
- Esta atividade poderá ser feita em grupo de até 06 crianças.
- Entregar a folha A4 e os tubinhos de sabão para cada criança. - Distribuir os corantes alimentícios para cada grupo.
- O professor deverá apresentar os materiais e prepará-los junto com as crianças, permitindo que elas participem de todo o processo , pingando o corante e misturando com o sabão.
- Cada criança deverá escolher uma cor para ser pingado no tubinho. O professor deverá auxiliá-los, neste momento. Fonte: Acervo institucional NDI – Giseli Day/2013 - Explicar para as crianças que elas deverão fazer bolinhas de sabão coloridas, e estourarem na folha de papel. O professor deverá auxiliar as crianças neste momento. Fonte: Acervo institucional NDI – Giseli Day/2013 - Incentivar as crianças a trocarem os tubinhos de sabão umas com as outras para que possam ter uma variedade maior de cores nos seus trabalhos. - Durante a atividade, o professor poderá fazer perguntas para que as crianças percebam detalhes das suas produções: onde a folha ainda não foi pintada? Como a marca da bolinha de sabão fica se assoprarmos de perto? E de longe? Que cores foram usadas? Etc. DICA: A bolinha precisa de certa distância para deixar sua marca arredondada. Quando a criança faz muito próxima a folha o resultado fica respingado, o que também oferece um efeito interessante. - Se o professor não quiser utilizar o líquido que já vem nos tubinhos de bolinhas de sabão, ele poderá utilizar a receita abaixo : - 01 parte de detergente ou sabão líquido para 01 parte de água. - Depois de ter terminado a atividade, o professor deverá emoldurar as pinturas e fazer uma exposição dos trabalhos. Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51991