Baterias de lítio, utilizadas em dispositivos eletrônicos portáteis, são constituídas de células individuais com ddp de 3,6 V. É comum os fabricantes de computadores utilizarem as células individuais para a obtenção de baterias de 10,8 V ou 14,4 V. No entanto, fazem a propaganda de seus produtos fornecendo a informação do número de células da bateria e sua capacidade de carga em mAh, por exemplo, 4 400 mAh.
Disponível em: www.laptopbattery.net. Acesso em: 15 nov. 2011 (adaptado).
Dentre as baterias de 10,8 V e 14,4 V, constituídas por
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
1 – Acredito que este encontro com Vinícius poderia acontecer de muitas formas. O filme Vinícius seria excelente. Considero apenas que uma avaliação, quanto à maturidade da turma, seja feita pelo professor para manter seu interesse por todo o tempo do filme, então, uma seleção de cenas pode ser a melhor opção.
2 – A partir do filme, os alunos poderão conhecer um pouco da poesia e Vinícius, seus conflitos, suas músicas.
3 – Sendo assim, acredito que será surpreendente para os alunos descobrir que aquele poeta também trabalhou para crianças nos CDs Arca de Noé 1 e 2.
4 – O CD é uma possibilidade infinita para o trabalho com artes. Desde a possibilidade do teatro bem como as artes visuais. É importante reforçar que se trata de um clássico.
5 – Comece perguntando se os alunos conhecem estes CDs, se alguém tem em casa e pode trazer para mostrar para a turma. (Você professor já deverá ter conseguido o seu, é claro!) Entrevistas poderão ser feitas com pessoas conhecidas, convidando-as para se lembrar de algumas músicas.
6 – Esta aula, então, poderá ser feita de audição musical seguida das letras para as crianças acompanharem o CD. Uma brincadeira pode ser feita, do tipo: começa uma música e uma votação decide se ela será ouvida na totalidade ou não, e assim por diante. O resultado das entrevistas também poderá ser relatado aqui.
7 – Sugiro: A arca de Noé, O gato, A porta, A foca, O pinguin, A casa, Aula de piano, Girassol, O ar, A galinha d´angola.
8 – Então o professor poderá chamar atenção para o modo como a capa dos discos foi feita, propor que as crianças escolham uma das músicas ouvidas e façam uma capa de CD no padrão da capa original, seguindo como inspiração a música escolhida.
Referências:
Filme: Vinícius com direção de Miguel Faria Junior – 2005
Sobre Vinícius:
No youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=ORvRwYEykQE&feature=player_embedded#! – A casa
http://www.youtube.com/watch?v=9wZZixGDktA&NR=1 – A arca de noé
Obs.: Conforme a maturidade da turma, estes desenhos poderão ser feitos no Paint no computador, impressos coloridos em transparências e apresentados na sala com um ou mais projetores. Tudo poderá ser filmado, desde as aulas até o desenhar no computador, enfim até a apresentação final. Que belo documentário para uma reunião de pais.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee y compara los dos textos.
Texto I - Números: Enteros o naturales
Los números enteros son llamados también números naturales. Los naturales son representados por números comprendidos del 1 al 9 incluyendo al cero. El primer número natural es el 1 (uno), luego le sigue el dos 2 (dos), después el 3 (tres), 4, 5, 6, 7...Si seguimos agregando la unidad al último número entero no vamos a terminar nunca, esto significa que los números naturales Comienzan con el Número Uno 1 pero que no tienen fin es decir son INFINITOS. Cuando logramos contar el número exacto de compañeros del salón. El número de regalos que nos dieron el día de cumpleaños. El número de personas que se encuentran dentro de nuestras casas... es decir cuando logramos darle un número determinado a las cosas que contamos o cuando dejamos de contar algo porque la numeración llega a un fin. Decimos que esas cosas que contamos son FINITAS, tienen fin. Sabemos entonces que los números naturales son infinitos, pero que sin embargo sólo utilizamos DIEZ símbolos para la representación de los mismos. Por esto nuestro sistema de numeración se llama SISTEMA DE NUMERACIÓN DECIMAL.
Disponible en: <http://www.rena.edu.ve/primeraetapa/Matematica/numenatu.html>. Acceso el: 05 nov. 2014.
Texto II - Los números se enfadan
Érase una vez un país llamado Numerandia, en el que habitaban todos los números, los grandes, los pequeños, los bonitos, los feos. Cada uno estaba a lo suyo, pero, un día, hubo un gran desorden entre ellos. Todos los números no querían trabajar. Primero se quejaban de estar siempre haciendo cuentas, y decían que eso no era normal. Después decían que no podían ser tantas comas, tantos decimales. También protestaban porque siempre los pintábamos de negro, y a ellos les gustaba también aparecer en otros colores. Otra de sus quejas era que nadie les había pedido permiso para utilizarlos. Así que tras oír sus quejas, y ver que empezaban a desaparecer los signos, los puntos, los números ordinales y después los cardinales y ver el gran caos que se organizaba en Numerandia, los habitantes de aquel país remoto comprendieron que no se habían portado bien con los números, y empezaron a utilizarlos con diferentes tipos de letras y colores y a hacerlos más bonitos y a agradecerles la ayuda que les prestaban, ay así todos se pusieron contentos y todo volvió a funcionar correctamente.
Disponible en: <http://bibliotecaescolarjuanpedro.blogspot.com.br/2011/02/nuestros-cuentos-los-numeros-se-enfadan.html>. Acceso el: 05 nov. 2014.
Lee nuevamente y explica en qué se diferencian los dos textos.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem a seguir.
Disponível em: Projeto Araribá, 7º ano (guia de estudo). São Paulo: Moderna, 2012. p. 7.
Cite uma característica comum às duas religiões.
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(FACULDADE GUANAMBI) Frequências típicas da radiação eletromagnética, utilizadas para trabalhos médicos, estão na faixa de 1,0 MHz a 5,0 MHz. Para aplicações em diagnósticos, é usada a radiação com a intensidade média de 3,2 miliwatts por centímetro quadrado.
Assim, a ordem de grandeza da intensidade dessa radiação, em W/m², é igual a
- História | 2.1 Primeiro Reinado
TEXTO I
DEBRET, J.-B. Barbeiros ambulantes, aquarela sobre papel, 18,7 x 23 cm, Rio de Janeiro, 1826.
TEXTO II
“[Os barbeiros] vagueiam desde manhã nos pontos de desembarque, nos cais, ruas e praças públicas (…), certos de encontrar clientes entre os negros de ganho, carregadores, moços de recados, pedreiros, carpinteiros, marinheiros e as quitandeiras.
Vagabundos na aparência são, no entanto, obrigados a comparecer, duas vezes ao dia, ao seu dono senhor para fazer sua refeição e entregar o fruto de seu trabalho […].
Os chapéus dos jovens barbeiros, datam da época da fundação do Império Brasileiro [1822]. Naquele momento de entusiasmo nacional, introduziu-se o gosto pelas coisas militares em todas as classes da população e os negros transformaram o chapéu de palha grotesco; uma pena de pássaro substitui o penacho do uniforme. O outro chapéu é também de palha, pintado a óleo com as cores imperiais, verde e amarelo”.
DEBRET, J.-B. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Rio de Janeiro: Garnier, 2008. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br. Acesso em: 21 fev. 2022. VOT2022
O pintor francês, Jean-Baptiste Debret viveu no Brasil entre 1816 e 1831, retratando cenas do cotidiano e fazendo comentários sobre o a nação que vivia uma transição política. Na visão do artista, o Brasil