A figura mostra o fluxo de energia em diferentes níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
Entre os consumidores representados nessa cadeia alimentar, aquele cujo nível trófico apresenta menor quantidade de energia disponível é o(a):
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Um laticínio possui dois reservatórios de leite. Cada reservatório é abastecido por uma torneira acoplada a um tanque resfriado. O volume, em litros, desses reservatórios depende da quantidade inicial de leite no reservatório e do tempo t, em horas, em que as duas torneiras ficam abertas. Os volumes dos reservatórios são dados pelas funções V1(t) = 250t3 - 100t + 3000 e V2(t) = 150t3 + 69t + 3000.
Depois de aberta cada torneira, o volume de leite de um reservatório é igual ao do outro no instante t = 0 e, também, no tempo t igual a:
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
(PUCRJ) O filo Platyhelminthes inclui tanto formas de vida livre como organismos endo e ectoparasitas. Platelmintos endoparasitas se caracterizam por:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(EPCAR) Carta da Terra (excerto)
A Carta da Terra é um documento produzido no final da década de 1990 com a participação de países.
“Ela representa um grito de urgência face às ameaças que pesam sobre a biosfera e o projeto planetário humano. Significa também um libelo em favor da esperança de um futuro comum da Terra e Humanidade.”
(Leonardo Boff)
PRINCÍPIOS
I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA
(...)
4. Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações.
a) Reconhecer que a liberdade de ação de cada geração é condicionada pelas necessidades das gerações futuras.
b) Transmitir às futuras gerações valores, tradições e instituições que apoiem, em longo prazo, a prosperidade das comunidades humanas e ecológicas da Terra.
II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA
5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.
(...)
c) Promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçados.
d) Controlar e erradicar organismos não nativos ou modificados geneticamente que causem dano às espécies nativas, ao meio ambiente, e prevenir a introdução desses organismos daninhos.
e) 1Manejar o uso de recursos renováveis como água, solo, produtos florestais e vida marinha de forma que não excedam as taxas de regeneração e que protejam a sanidade dos ecossistemas.
6. 2Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, 3quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
a) 4Orientar ações para evitar a possibilidade de sérios ou irreversíveis danos ambientais mesmo quando a informação científica for incompleta ou não conclusiva.
(...)
d) Impedir a poluição de qualquer parte do meio ambiente e não permitir o aumento de substâncias radioativas, tóxicas ou outras substâncias perigosas.
(...)
Ministério do Meio Ambiente. www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta-terra.pdf. Acesso em 20/05/2016.
Dá-se o nome de coesão à conexão interna entre os vários enunciados de um texto, a qual é fruto das relações de sentido entre eles. Essas relações são manifestas por certa categoria de palavras as quais chamamos elementos de coesão.
A partir dessa definição e da leitura atenta do texto, considere os fragmentos abaixo e as análises apresentadas.
I. “Orientar ações (...) mesmo quando a informação científica for incompleta...” (ref. 4) – a expressão coesiva mesmo quando serve para evidenciar uma exceção em relação à prática de as ações serem pautadas em conhecimentos científicos conclusivos.
II. “Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental...” (ref. 2) – a palavra como introduz um termo com função adverbial e estabelece um sentido de conformidade.
III. “... quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.” (ref. 3) – É possível afirmar que a conjunção quando além de veicular uma ideia de tempo, sugere também uma condição.
IV. “Manejar o uso de recursos renováveis (...) de forma que não excedam as taxas de regeneração...” (ref. 1) o pronome relativo que introduz uma oração adjetiva que está subordinada ao substantivo “forma”, especificando-o.
Está correto o que se afirma nos enunciados:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UNIT) A seleção de espécies nativas e/ou exóticas, para recuperação de ambientes degradados ou alterados, pode ser baseada no potencial de aclimatação das espécies a diferentes níveis de luminosidade. Um estudo teve como objetivo avaliar o efeito do sombreamento (0%, 30% e 50% de interceptação da radiação solar incidente) no crescimento, na alocação de biomassa e nos teores de clorofila total de plantas jovens de quatro espécies florestais de diferentes grupos ecológicos.
(ALMIDA, 2005)
A partir da análise dos gráficos, considere as proposições dadas e identifique com V as que forem verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A espécie Moreira, exigente em luz, aloca a maior parte de sua produção de biomassa para as raízes.
( ) No jatobá e na acácia, os padrões são semelhantes, sendo que, na condição de 50% de sombreamento, essas plantas investem menos em raízes e mais em caules.
( ) O fedegoso aloca cerca de 40% de sua biomassa nas raízes, sendo que não há uma diferença evidente entre os tratamentos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
- Química | 4. Química Ambiental
(UEFS) A Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece a distinção entre lixo reciclável e rejeito materiais que não podem ser reaproveitados, e classifica os detritos em doméstico, industrial, eletroeletrônico, dentre outros. A Lei também proíbe a criação de lixões e determina que todas as prefeituras do país deveriam construir, até 2014, aterros sanitários ambientalmente sustentáveis em que só poderão ser depositados resíduos sem a possibilidade de reaproveitamento.
Considerando-se as informações do texto e os aspectos bioquímicos associados aos resíduos sólidos, é correto destacar: