A figura mostra o fluxo de energia em diferentes níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
Entre os consumidores representados nessa cadeia alimentar, aquele cujo nível trófico apresenta menor quantidade de energia disponível é o(a):
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 13.1. Triângulos
A reta r é um eixo de simetria do triângulo ABC.
Dessa forma, o triângulo ABC é:
- Biologia | 05. Embriologia
(UPF) Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, formam-se estruturas especiais que derivam dos folhetos embrionários, mas que não fazem parte do corpo do embrião: são os anexos embrionários. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta o anexo embrionário e sua respectiva função, que permitiu aos animais terrestres citados desenvolverem seus embriões fora do ambiente aquático.
- Química
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo do Brasil em terra. O petróleo bruto é processado nas refinarias para separar seus componentes por destilação fracionada. Esse processo é baseado nas diferenças das temperaturas de ebulição das substâncias relativamente próximas. A figura abaixo representa o esquema de uma torre de destilação fracionada para o refinamento do petróleo bruto. Nela, os números de 1 a 4 indicam as seções nas quais as frações do destilado são obtidas. Na tabela ao lado da figura, são apresentadas características de algumas das frações obtidas na destilação fracionada do petróleo bruto.
Fração
Número de átomos de carbono na molécula
Faixa da Temperatura de ebulição °C
gasolina
5 a 10
40 a 175
querosene
11 a 12
175 a 235
óleo combustível
13 a 17
235 a 305
óleo lubrificante
Acima de 17
Acima de 305
Para a análise da qualidade da destilação, um técnico deve coletar uma amostra de querosene na torre de destilação. Essa amostra deve ser coletada
- Biologia | 15.2 Mutações
(UECE) As anomalias cromossômicas podem ser de dois tipos: anomalias numéricas e anomalias estruturais. Considerando essas anomalias, assinale a afirmação verdadeira
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNIT) Ao imaginar como a vida poderia ter evoluído originalmente, Alexander Oparin revivesceu a ideia de sua geração espontânea a partir da não vida. [...] escreveu o químico Ponnamperuma, da Universidade de Maryland, “falamos aos alunos iniciantes... sobre os experimentos de Pasteur como sendo a vitória da razão sobre o misticismo e, no entanto, estamos voltando à geração espontânea, embora em um sentido mais refinado e científico, ou seja, à evolução química. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 83).
Apesar de a teoria heterotrófica de origem da vida proposta por Alexander Oparin ser considerada por alguns pesquisadores como uma nova e remodelada teoria da geração espontânea, existem algumas condições presentes nos trabalhos desse pesquisador que permite refutar claramente essa alegação.
Assim, é correto considerar como uma dessas condições mencionada o fato de que