Os manguezais são considerados um ecossistema costeiro de transição, pois são terrestres e estão localizados no encontro das águas dos rios com o mar. Estão sujeitos ao regime das marés e são dominados por espécies vegetais típicas, que conseguem se desenvolver nesse ambiente de elevada salinidade. Nos manguezais, é comum observar raízes suporte, que ajudam na sustentação em função do solo lodoso, bem como raízes que crescem verticalmente do solo (geotropismo negativo). Essas últimas raízes citadas desenvolvem estruturas em sua porção aérea relacionadas à:
Questões relacionadas
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(MACKENZIE)
Uma carga elétrica de intensidade Q= 10 µC no vácuo, gera um campo elétrico em dois pontos A e B conforme figura acima. Sabendo-se que a constante eletrostática do vácuo é Ko= 9.109 Nm²/C² o trabalho realizado pela força elétrica para transferir uma carga q= 2,00 µC do ponto B até o ponto A é, em mJ igual a
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Poema tirado de uma notícia de jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira: poesias reunidas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.
No poema de Manuel Bandeira, há uma ressignificação de elementos da função referencial da linguagem pela
- Geografia | 3.4 Clima
Médias Térmicas Registradas
Cidades
Latitude
Longitude
Temperatura janeiro
Temperatura julho
Brasília-DF
-15° 46’ 47’’
-47° 55’ 47’’
Máx. 28°C / Mín. 18°C
Máx. 26°C / Mín. 12°C
Ilhéus-BA
-14° 47’ 20’’
-39° 02’ 58’’
Máx. 30°C / Mín. 24°C
Máx. 27°C / Mín. 20°C
Disponível em: infodat.com.br. Acesso em: 15 out. 2017.
Os fatores climáticos que contribuem para as diferentes amplitudes térmicas nas cidades apresentadas são
- Química | 2.3 Termoquímica
(UEFS)
I. H2(g) + ½ O2(g) → H2O(l) ΔH° = −286 kJmol−1
II. C(graf.) + O2 (g) → CO2 (g) ΔH° = −394 kJmol−1
III. CH4(g) + 2 O2 (g) → CO2 (g) + 2H2O(l) ΔH° = −891 kJmol−1
Utilizando-se a Lei de Hess, é possível calcular a variação de entalpia de uma reação química a partir das entalpias de outras reações que apresentem substâncias comuns à reação desejada
Assim, considerando-se as equações termoquímicas de combustão representadas em I, II e III e aplicando a Lei de Hess, é correto afirmar:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Helping Teens Deal With Fears About the Future As your teenager looks beyond high school to life ahead of him, he may have fears about his future. And if your child has learning and attention issues, his path may seem especially uncertain. But if you can understand his fears, you can also help him manage them. Teenagers’ view of their futures evolves over time. From ages 13–15, they’re usually focused on their own needs and concerns. As they move through high school, from about ages 15–18, they start to dabble in adulthood. And when they’re 18–23, most young adults finally understand that their future success is up to them. As teens move toward young adulthood, they often feel the pressure of too much change in too short a period of time. This can lead to feeling worried or afraid. For example, they may fear: - Losing the support of parents and family as they become more independent. - Taking on the responsibilities of adulthood. It takes courage to face these fears. But facing them builds self-esteem. Running from fear (when there’s no real danger) can erode self-respect. Fear also has a function: It forces your child sit up and notice when something important is happening inside or around him. The best thing you can do for your child is to honor his fears. Anxiety is common among young adults with learning and attention issues. That’s because many of them have experienced frustration and confusion in school. Your child may expect failure. So new situations may cause him more anxiety than they do other people. […] By Victoria Scanlan Stefanakos. Understood for Learning & Attention Issues Available at: https://www.understood.org/en/school-learning/choosing-starting-school/leaving-high-school/helping-teens-deal-with-fears-about-the-future Accessed on: oct. 30, 2015.
Enunciado:
What does the text say about each of these topics? Point out the author’s position for each of these items.
- a) Condition for parents help teenagers manage their fear: ___________________________________________
- b) Focus of 13/15-year-old teenagers: ___________________________________________________________
- c) Discovery of 18/23-year-old young adults: ______________________________________________________
- d) Function of fear: __________________________________________________________________________
- e) Most common fears of teenagers: ____________________________________________________________