Em tempos modernos, doamos agasalhos, óculos, e até óvulos... — exclamou uma personagem de novela diante da amiga que cogitava a doação de suas células não fertilizadas que restaram de um procedimento de inseminação artificial.
Supondo-se que as células a serem doadas tenham sido coletadas da tuba uterina da doadora e mantiveram-se exatamente na fase em que se encontravam quando da ovulação, pode-se dizer que estavam em metáfase:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
“A Segunda Guerra Mundial consistiu, portanto, um acontecimento decisivo, o catalisador de uma radical transformação. A África que emergiu do conflito era bem diferente da miragem de tranquilidade que lá viram seus colonizadores. Deste ponto de vista, a década de 1935 -1945 corresponde não ao apogeu do colonialismo, mas ao começo da sua decadência.”
BOAHEN, Albert Adu (ed.). História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 – 2.ed. rev. Brasília : UNESCO, 2010.
Apresente três fatores que, além da Segunda Guerra Mundial, contribuíram para a descolonização da África.
- Geografia | A. GlobalizaçãoFiguram no atual quadro econômico mundial países considerados economias emergentes, também chamados de novos países industrializados. Apresentam nível considerável de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto as populações desses países convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas e com o agravamento das condições de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam características comuns, como mão-de-obra abundante e significativas reservas de recursos minerais.Diante do quadro apresentado, é possível inferir que a reunião desses países, sob a sigla BRIC, aponta para:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(PUC-PR) Os genes, como os diamantes, são eternos, mas não exatamente da mesma forma que os diamantes. Estes são cristais de diamantes individuais, que permanecem como padrões inalterados de átomos. As moléculas de DNA não têm esse tipo de constância. A vida física de qualquer molécula de DNA é bastante curta – talvez uma questão de meses, e certamente não mais do que a duração de uma vida. Mas uma molécula de DNA pode, teoricamente, viver, na forma de cópias de si própria, durante milhões de anos. Além disso, tal como acontecia com os antigos replicadores do caldo nutritivo, as cópias de um determinado gene poderão estar distribuídas por todo o mundo.
DawKins, R. O gene egoísta, 196.76.
Todo processo de hereditariedade depende direta ou indiretamente do material genético que cada indivíduo carrega. Dentre as características que propiciam tamanha importância dessa molécula, destaca-se a
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO) Leito de folhas verdes
Brilha a lua no céu, brilham estrelas,
Correm perfumes no correr da brisa,
A cujo influxo mágico respira-se
Um quebranto de amor, melhor que a vida!
A flor que desabrocha ao romper d’alva
Um só giro do sol, não mais, vegeta:
Eu sou aquela flor que espero ainda
Doce raio do sol que me dê vida.
DIAS, G. Antologia poética. Rio de Janeiro: Agir, 1979 (fragmento).
Na perspectiva do Romantismo, a representação feminina espelha concepções expressas no poema pela
- Geografia | 2. Cartografia
A imagem apresenta um exemplo de croqui de síntese sobre o turismo na França.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. L.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007 (adaptado).
Os croquis são esquemas gráficos que