A figura mostra o encontro de duas células, um espermatozoide e um ovócito humano, momentos antes da fecundação.
Considerando as divisões celulares que deram origem a essas células, é correto afirmar que o sexo da criança que será gerada foi definido na
Questões relacionadas
- Geografia | 6.3 Mineração
(UFU)
O mundo nunca teve tanta gente morando fora do país de origem. A ONU (Organização das Nações Unidas) avalia que existem atualmente 160 milhões de migrantes, pessoas vivendo fora do seu país [...].
Disponível em:
Excetuando-se os casos de guerras e (ou) perseguições políticas, a dinâmica populacional descrita tem como origem predominante as nações
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Certos insetos apresentam um aspecto que os assemelha bastante, na cor e às vezes até na forma, com ramos e folhas de algumas plantas. Esse fato é de extremo valor para o inseto, já que o protege contra o ataque de seus predadores. Esse fenômeno, analisado à luz da Teoria da Evolução, pode ser explicado:
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
(UNICAMP) Emboaba: nome indígena que significa “o estrangeiro”, atribuído aos forasteiros pelos paulistas, primeiros povoadores da região das minas. Com a descoberta do ouro em fins do século XVII, milhares de pessoas da colônia e da metrópole vieram para as minas, causando grandes tumultos. Formaram-se duas facções, paulistas e emboabas, que disputavam o governo do território, tentando impor suas próprias leis.
(Adaptado de Maria Beatriz Nizza da Silva (coord.), Dicionário da História da Colonização Portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, p. 285.)
Sobre o período em questão é correto afirmar que:
- Física
Três livros idênticos, de peso 8 N cada, encontram-se em repouso sobre uma superfície horizontal (ver figura). Qual é o módulo da força que o livro 2 exerce no livro 1?
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Resultados iniciais mostram que um novo fármaco tem ação para estancar a dor semelhante à morfina. No momento, a molécula responde pela sigla PZM21, relatada em pesquisa com testes, do grupo Brian Shoichet, da Universidade da Califórnia, com resultados divulgados na revista Nature. A nova esperança quanto à dor é um analgésico tão potente quanto a morfina, mas com a vantagem de não agir no sistema dopaminérgico.
Bioquímica: nova morfina. Ciência Hoje. ed. 340, v. 57, set. 2016.
A vantagem fisiológica do novo fármaco em relação à morfina na prática de analgesia é o(a)