Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação abaixo.
Durante a gametogênese, quando ocorre a primeira divisão meiótica (anáfase I):
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Dois amigos estão estudando para a prova de histologia e se deparara com a figura abaixo.
Após a análise da figura chegaram à conclusão de que se trata de tecido conjuntivo.
De acordo com o modo de organização de suas fibras e células, é correto afirmar.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
«Su sincero amigo», la carta que Gandhi escribió a Hitler.
En el verano de 1939 Europa se temía lo peor. A expansão do Terceiro Reich era imparável: el 1 de septiembre de 1939, se iniciaba a Segunda Guerra Mundial. Poco antes de que sucediera esto, el 23 de julio del mismo año, Mahatma Gandhi, que ya era un conocido líder pacifista - nueve años antes había liderado la marcha de la sal -, escribió una carta a Adolf Hitler para pedirle, en un tono sorprendentemente respetuoso, que no iniciara una guerra.
La misiva nunca llegó a manos del dictador alemán (fue interceptada por las autoridades británicas, que la hicieron pública muchos años después), aunque, de haberlo hecho, es poco probable que hubiera surtido el más mínimo efecto.
La carta termina con un «Su sincero amigo. Gandhi.»
La postura de Gandhi frente al fascismo y el nazismo tem sido criticada por muchos historiadores. No se puede decir que el líder pacifista fuera un admirador de Hitler, pero hoy en día la forma en que se dirige al genocida resulta demasiado amigável - algo que ha dado pie, incluso, a la grabación de una película que lleva por título Caro Amigo Hitler -.
Ya en plena guerra - el 24 de diciembre de 1940 -, Gandhi volvió a escribir al Führer, en una carta mucho más larga, en la que le criticó de forma mucho más abierta, aunque con un tono, de nuevo, amigável.
La postura no violenta de Gandhi era en ocasiones extremas. Después de que los nazis invadieran las Islas del Canal de la Mancha mandó este mensaje al pueblo británico: «Dejen las armas, por cuanto estas no van a servir para salvarles a ustedes ni a la humanidad. Deben invitar a Hitler y Mussolini a que tomen todo lo que quieran y de sus países. Si ellos quieren ocupar sus casas, váyanse de ellas. Si no les permiten salir sacrifíquense, pero siempre rehúsen rendirles obediencia».
El Confidencial. Internet: (con adaptaciones).
Juzgue, de acuerdo con el texto, lo siguiente ítem.
La actitud pacífica de Gandhi, tan criticada por algunos historiadores, puede resultar, incluso, radical.
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(CPS) Leia o texto, que brinca com dois conceitos químicos, para responder à(s) questão(ões) a seguir.
- Por que tomar água no meio da aula prejudica o aprendizado?Resposta: Porque ela diminui a concentração.- Um nêutron entra num bar e pergunta: – Qual o valor da bebida?O garçom responde: – Pra você? É zero!No segundo exemplo, o valor da bebida faz analogia
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa "fama" é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem contar a imensa repercussão de nível internacional de algumas delas. Danças trazidas pelos africanos escravizados, danças relativas aos mais diversos rituais, danças trazidas pelos imigrantes etc. Algumas preservam suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo, como o forró, o maxixe, o xote, o frevo. Outras foram criadas e são recriadas a cada instante: inúmeras influências são incorporadas, e as danças transformam-se, multiplicam-se. Nos centros urbanos, existem danças como o funk, o hip hop, as danças de rua e de salão. É preciso deixar claro que não há jeito certo ou errado de dançar. Todos podem dançar, independentemente de biótipo, etnia ou habilidade, respeitando-se as diferenciações de ritmos e estilos individuais.
GASPARI, T. C. Dança e educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (adaptado).
Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais, é uma:
- Língua Portuguesa
A linguagem é uma legislação, a língua é seu código. Não vemos o poder que reside na língua, porque esquecemos que toda língua é uma classificação, e que toda classificação é opressiva [...]. Jákobson mostrou que um idioma se define menos pelo que ele permite dizer, do que por aquilo que ele obriga a dizer. Em nossa língua francesa (e esses são exemplos grosseiros), vejo-me adstrito a colocar-me primeiramente como sujeito, antes de enunciar a ação que, desde então, será apenas meu atributo: o que faço não é mais do que a consequência e a consecução do que sou; da mesma maneira, sou obrigado a escolher sempre entre o feminino e o masculino, o neutro e o complexo me são proibidos. [...] Assim, por sua própria estrutura, a língua implica uma relação fatal de alienação. Falar, e com maior razão discorrer, não é comunicar, como se repete com demasiada frequência, é sujeitar: toda língua é uma reição1 generalizada.
1 Do francês, rection. A melhor tradução do vocábulo em português é regência (ciberdúvidas).
BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1977.
Utilizando exemplos da língua francesa, o fragmento anterior apresenta uma concepção de língua vinculada à noção de poder. Para isso, nele,