Observe o quadro 1 abaixo. Os algarismos I, II e III correspondem às três Classes de Annelida, e os outros algarismos referem-se a características morfológicas enumeradas no quadro 2. Assim, I, II e III representam, respectivamente, as Classes:
Quadro 1
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UNICAMP) Em depoimento, Paulo Freire fala da necessidade de uma tarefa educativa: “trabalhar no sentido de ajudar os homens e as mulheres brasileiras a exercer o direito de poder estar de pé no chão, cavando o chão, fazendo com que o chão produza melhor é um direito e um dever nosso. A educação é uma das chaves para abrir essas portas. Eu nunca me esqueço de uma frase linda que eu ouvi de um educador, camponês de um grupo de Sem Terra: pela força do nosso trabalho, pela nossa luta, cortamos o arame farpado do latifúndio e entramos nele, mas quando nele chegamos, vimos que havia outros arames farpados, como o arame da nossa ignorância. Então eu percebi que quanto mais inocentes, tanto melhor somos para os donos do mundo. (…) Eu acho que essa é uma tarefa que não é só política, mas também pedagógica. Não há Reforma Agrária sem isso.”
(Adaptado de Roseli Salete Galdart, Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais que escola. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 172.)
No excerto adaptado que você leu, há menção a outros arames farpados, como “o arame da nossa ignorância”. Trata-se de uma figura de linguagem para:
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Uma moto de corrida, em velocidade constante, completa um percurso de 307 km em 1h 35min. Com um carro de corrida, também em velocidade constante, é possível percorrer a mesma distância em 1h.
Qual será o tempo total gasto se dois quintos do percurso forem percorridos pela moto e o restante pelo carro?
- Química | 2.6 Eletroquímica(UECE) Uma pilha de alumínio e prata foi montada e, após algum tempo, constatou-se que o eletrodo de alumínio perdeu 135 mg desse metal. O número de elétrons transferidos de um eletrodo para outro durante esse tempo foi de:Dados: Al = 27; NA = 6,02 x 1023 mol– 1.
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UESB) É importante ressaltar que Charles Darwin não tirou suas ideias do nada, ou da queda de uma maçã. Ele estava intensamente comprometido com as ideias sobre o mundo que eram vigentes em sua época. Além disso, era um jovem muito interessado em ideias, principalmente as que explicavam os padrões da diversidade da vida na Terra. Dessa forma, Darwin não passou por um momento de revelação, ou de arroubo criativo, mas por um longo período de reflexão (criativa) e questionamentos. Ele teve perseverança para obter respostas, e algumas boas respostas, para fenômenos que não faziam sentido na visão de seu tempo. As boas respostas para Darwin eram aquelas que se conformavam ao maior número possível de fatos observados. (LANDIM, 2009, p. 22)
Considerando-se as contribuições originais apresentadas pelo darwinismo para elucidar as questões científicas a respeito da capacidade dos seres vivos de evoluir ao longo do tempo, é correto afirmar:
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Um produto, obtido industrialmente da eletrólise de solução aquosa de cloreto de sódio, tem sido amplamente empregado na indústria, por exemplo, na fabricação de papéis, tecidos e sabões. Normalmente, esse produto é usado na desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois é capaz de reagir com gorduras. No entanto, a sua manipulação exige cuidados, pois é altamente corrosivo, podendo, em contato com a pele, provocar vermelhidão, irritação ou “queimaduras” de tecidos vivos. Além disso, se o frasco do produto for abandonado aberto por um longo período de tempo, ele pode absorver , convertendo-se em um sal.
Esse produto industrial é o